Tema: Desmatamento e surgimento de novas doenças

  • 0

No Egito Antigo existia uma forte conexão entre os seres humanos e a natureza, dado que existiam vários Deuses com formas animais e elementos ambientais também eram considerados Deuses. No entanto, essa boa relação com a natureza não é observada nos dias atuais, visto que o desmatamento é um grande obstáculo que incessantemente agrava problemas ambientais e de saúde. Uma das consequências do desmatamento é o surgimento de novas doenças. Nesse sentido, é imprescindível analisar formas de combater esse óbice.

Preliminarmente, é preciso salientar que o desmatamento relacionado às atividades humanas não é uma ação recente. Contudo, com o aumento das atividades econômicas e o desenvolvimento de novas tecnologias que facilitam esse processo, o desmatamento tem aumentado excessivamente. Isso ocorre pela pouca fiscalização existente por parte do Estado. Desse modo, o número de queimadas e desflorestação aumenta consideravelmente.

Outrossim, é importante salientar a possibilidade do surgimento de novas doenças através do desmatamento. Isso decorre devido a destruição dos habitats naturais de diversas espécies que passam a conviver em ambientes com mais presença humana. Entre esses animais encontram-se seres que possuem patógenos capazes de transmitir doenças para seres humanos. Dessa forma, potencializando um aumento de efemeridades nocivas à humanidade. Nesse cenário, verifica-se que a falta de políticas públicas que garantem a preservação desses habitats influência na saúde pública.

Destarte, medidas exequíveis devem ser tomadas para resolver o impasse. Urge que o Estado crie novas políticas públicas, por meio de um projeto de lei. Essas políticas devem tratar sobre novas formas de fiscalização mais fortes em áreas com potencial de desmatamento e que podem prejudicar a saúde humana. Só assim, será possível evitar futuras doenças e manter o meio ambiente equilibrado.

Compartilhar

3 Correções

  1. Vamos lá né :)

    Primeiro vamos falar da introdução que ao meu ponto de vista está confusa , além de que existem outros povos melhores que os egípcios para criar uma correlação entre suas crenças e a natureza exemplo disso ao meu ver seriam os Celtas.
    Outro ponto que eu achei interessante foi a escolha de palavras como por exemplo Óbice que

    • 1
  2. sua redação está bem interessante e informatica, porém você repetiu bastante as palavras
    tome cuidado com isso e procure sinônimos .
    seus desenvolvimentos estão bastante pertinentes mas senti falta de algum dado ou citação para passar mais veracidade a sua redação.
    na sua conclusão no lugar do estado o correto seria especificar um agente do governo.

    • 1
  3. Você escolheu uma proposta de redação bem difícil, são dois temas em um só, muito difícil ser claro e objetivo, em um texto com esse tema. Você ainda usou algumas palavras que ninguém conhece (para complicar ainda mais), também usou errado (efemeridade) e demonstrou que não possui um bom domínio da norma culta da língua portuguesa e penas decorou essas palavras.
    Na introdução seu argumento deu a entender que foi por causa do desmatamento perdemos a cultura politeísta do Egito antigo (você escreveu: essa boa relação com a natureza não é observada nos dias atuais, visto que o desmatamento…).
    O trecho ‘vários Deuses com formas animais e elementos ambientais também eram considerados Deuses’ – poderia ter falar ‘demonstrada em sua cultura politeísta em seus Deuses com traços de animais e o culto/endeusamento de elementos da natureza’.
    O grande problema eu acho que foi explicar e demonstrar porquê o desmatamento leva ao surgimento de novas doenças (focar no tema e argumentar sobre).
    No final do segundo e do terceiro parágrafo você mostrou duas raízes para o problema ‘falta de fiscalização’ e ‘ações públicas’. Mas faltou mostrar como (expliquei no parágrafo anterior) e argumentar sobre.
    Proposta de intervenção
    De acordo com o INEP a sua ação é nula (por ser vaga). Tem que falar:
    1 Quem? (o geverno, ministério tal, congresso, instituiçõe, etc),
    2 O que? (criar qual lei, fazer o que, ao invés de alguem criar alguma lei),
    3 Como? (por meio de quais recursos, de que jeito)
    4 detalhamento (eu acho que você fez um pouco ao falar ‘formas de fiscalização mais fortes em áreas com potencial de desmatamento e que podem prejudicar a saúde humana’, mas poderia ser mais específico como – ‘esse novo modelo de fiscalização deve ser reforçado em áreas que apresentam maiores riscos à saúde humana se forem destruídos, como por exemplo a floresta Amazônica’)
    5 Para quê? (você fez ao dizer ‘evitar futuras doenças e manter o meio ambiente equilibrado’).
    ‘efemeridades’, ao invés de ‘enfermidades’.
    ‘influência’ nesse contexto não vai acento.
    Desculpe se eu critiquei demais (eu sou muito crítico). Mas você já está muito bem, parabéns por ter conseguido escrever sobre um tema tão complicado. Tenho certeza que ao revisar essa redação você poderá estar muito mais preparado para qualquer tema.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.