Tema: “Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica”.

  • 2

De acordo com a Lei 9.605/98 – Reordena a legislação ambiental quanto as infrações e punições. Concede à sociedade, aos orgãos ambientais e ao Ministério Publico mecanismos para punir os infratores do meio ambiente. Em oposição a tal preceito, percebe-se uma falha e desatenção dos orgãos ambientais em garantir a fiscalização dos locais de queimadas e desmatamento. Nesse contexto há dois fatores que não podem ser negligenciados, como a boa fiscalização com punição, e o treinamento dos moradores locais.
Em primeira analíse, cabe pontuar que a falta de fiscalização nos locais onde pode haver queimadas e desmatamento, é uma das principais lacunas desses casos. Comprova-se isso pelos desmatamentos e queimadas noticiadas após já terem ocorrido, sem poder evita-los. Dessa forma vê-se que o governo e orgãos ambientais devem investir e preparar mais seus representantes.
Ademais, convém frisar que as escolas e ONG’s Ambientais devem preparar e educar os moradores locais e os jovens para não occorer desastres maiores ou os habitantes cometerem tais crimes. Uma prova disso está na frase do filósofo Immanuel Kant: “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Dessa forma, vê-se que o ser humano é o espelho da educação ensinada para ele.
Portanto, medidas são necessárias para atenuar a problemática, É imprescindível que a fiscalização do país seja mais eficaz. Isso pode ser realizado através de preparo e investimento do Governo Federal em equipamentos para a melhor fiscalização. Além disso, é essencial que o Governo Federal através de escolas e ONG’s, eduqye os moradores locais e jovens para lidar com tal situação e nao cometer crimes ambientais. Logo pode-se-à afirmar que a pátria educadora oferece mecanismos existosos para cumprir a Lei 9.605/98

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi, Matheus, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns, sua redação está realmente muito boa.
    Competência 1: 160
    Competência 2: 160
    Competência 3: 180
    Competência 4: 120
    Competência 5: 120
    Final: 740
    Então, meu bem, embora a escrita esteja muito boa, há alguns desvios na grafia. Os argumentos estão bem desenvolvidos, embora pudessem ser um pouco mais explorados. Possui citações, o que torna sua argumentação mais forte e sólida. Alguns termos foram repetidos muitas vezes, sendo que os mesmos poderiam ter sido substituídos por sinônimos ou outros recursos coesivos.
    Sobre a conclusão, mais especificamente, que tem uma proposta de intervenção super válida e interessante, é notável que a mesma está um pouco dissolvida por todo o texto em vez de concentrada no parágrafo destinado a ela.
    No mais, vc escreve muito bem, parabéns, mais uma vez!

    • 2
  2. Você tem uma boa escrita! Há erros gramaticais, por isso leia o texto atentamente antes de enviá-lo, porém você concorda com as regras exigidas para uma redação nota 1000 mil. Tem introdução, 2 parágrafos de desenvolvimento e por fim a conclusão. Também atente-se a fazer 7 linhas para cada parágrafo, porque os alunos nota mil usam as 30 linhas da folha. Comentários finais– Você respeitou o tema, trouxe agente, meio e finalidade para a proposta, isso é muito bom, a minha nota tipo ENEM seria 850 ou 900.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.