Tema: Desigualdade Social no Brasil

  • 0

A desigualdade social, ou seja, a diferença existente entre as classes, é um problema que assola a sociedade brasileira. Pessoas que vivem em classes mais altas possuem maiores oportunidades e acabam não utilizando os serviços públicos. Ja quem vive em classes mais baixas são obrigadas a utilizarem esses serviços, que na maioria das vezes estão em péssimas condições. Essa realidade não condiz com uma sociedade democrática, como o nosso país.

Por certo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que todos os cidadãos nascem iguais perante a lei, por outro lado, o Estado não garante igualdade de maneira satisfatória para todos.

Ademais, a camarotização, ou seja, a separação física este classes sociais, é um dos fatores que mais influência para a desigualdade social existir. Essa divisão não deveria fazer parte de uma sociedade democrática, pois não diz respeito á um dos principais deveres da democracia, a igualdade.

Portanto, é evidente que a desigualdade existe, e merece atenção. Para isso, o governo estadual deve garantir mais condições para as pessoas de classes mais baixas, seja no transporte, nas escolas e hospitais públicos, investindo mais nessas áreas. O Ministério da Educação deve garantir que crianças e adolescentes recebam um ensino de boa qualidade investindo em escolas, livros didáticos e materias á serem usados em sala, desta forma, garantindo uma educação de qualidade, pessoas com um grau de escolaridade maior possuem mais chances de conseguirem bolsas em faculdades públicas, garantindo empregos e trabalhos com maiores rendas.

Compartilhar

3 Correções

  1. 1º: Creio que na parte argumentativa, poderia ter colocado mais alguns pontos ou exemplos que você tenha conhecimento de pessoas que realmente viveram isso.
    2º: Alguns erros de pontuação e de escrita podem te prejudicar muito. Aconselho sempre estar relendo e revisando seus parágrafos, ver se poderia mudar alguma palavra, alguma frase, sei que essas revisões irá te ajudar bastante.
    3º: Percebi que no texto tem varias vezes repetindo o advérbio “mais”, entendo que você quer dar a intensidade no que está dizendo, porém, não é preciso repetir sempre a mesma coisa. Poderia usar “maior quantidade”, “maior parte”, “maior número” e “maioria” no lugar do advérbio “mais”.
    4º: Sua conclusão deve ser mais direta possível, tentando soluções diferentes umas das outras, apenas retomando o que já foi dito ao longo do texto.

    • 1
  2. Boa tarde onunespedro! 1. Na sua introdução, ao citar “como o nosso país” – você faz contato com o interlocutor e isso é um erro muito sério, visto que implica no pronome “nós”.
    2. A palavra “cidadões” não existe. O correto é cidadãos. E a palavra “camarotozação” também não existe, porém, acredito que deve ter sido um erro de digitação, contudo, revise todos os seus textos em todas as oportunidades para evitar erros por acidente.
    3. “é um dos fatores que mais influência” – neste sentido, a palavra influência não possui acento gráfico.
    4. “é um dos fatores que mais influência para a desigualdade social existir” – Gostaria de corrigir a frase deixando uma sugestão quanto ao verbo “existir” – é um dos fatores que mais influencia para a existência da desigualdade social.
    5. Evite a repetição de palavras em frases próximas, um exemplo é na sua conclusão com a palavra “investindo”.
    6. Na sua conclusão poderia ter mais detalhamento da forma como o governo poderia investir, por exemplo, você citou que ele pode investir em transporte, hospitais e escolas, porém, o que implica na necessidade de investir destas áreas?
    Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhore muito mais!

    • 1
  3. Parágrafo um: seria melhor : “acabam não utilizando…”
    Parágrafo dois: o “Por certo” não é necessário. O certo seria : “cidadãos”. Você usou o trecho da constituição que fala sobre a lei, mas não diz sobre questões de qualidade de vida, que é o assunto, acredito que esse argumento não é coerente .
    Parágrafo três: Você poderia desenvolver melhor o argumento da camarotização, ficou vago. Você trouxe novamente a fala sobre o Brasil ser democrático, é uma repetição desnecessária.
    Parágrafo quatro: Poderia ter finalizado melhor.
    Lembre-se de tomar sempre cuidado com a acentuação. Espero ter ajudado :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.