Iniciante

Tema: Desastres ambientais: Qual o preço do desenvolvimento?

  • 0

No contexto do “descobrimento do Brasil”, o pau-brasil era visto como uma grande fonte de renda; mal sabiam os nativos, que esta e outras eventualidades destruiriam parte de sua fauna e flora. Percebe-se que marcos como as queimadas florestais, desabamento de barragens, acidentes radioativos, macularam por muito tempo os meios biológicos. Isso tudo por causa das questões econômicas, em consonância com o desenvolvimento.

Tendo em vista uma melhoria econômica, a usina nuclear Angra um foi construída mesmo com a possibilidade da ocorrência de um acidente radioativo, que por sua vez, poderia causas danos como; tais como em Chernobyl ( um dos maiores desastres da história). Vale ressaltar que o governo da época, isolou tais possibilidades que estavam em questão pela população.

Somando a isso, podemos dizer que a busca pelo desenvolvimento – de forma precária- pode custar caro. Convém lembrar do desmoronamento da barragem em Mariana, que por falha da empresa responsável, causou várias vítimas e danos ambientais.

O Governo e as empresas, portanto, são responsáveis. Cabe ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), por meio dos serviços do SIG ( Sistemas de Informações Geográficas), observar rigorosamente barragens; florestas; recursos hídricos e outros, para que futuramente, os aletas sejam antecedidos através de jornais e sites, com a finalidade de proteger a população e o ambiente, assim como faziam os nativos da região.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá Julio, tudo bem? Desde de já, quero lhe pedir, se você gostar da minha correção ou do meu perfil, pode me segui aqui ou avaliar essa redação como melhor correção ok? Valeu e vamos lá!

    NOTA: 760

    LÍNGUA PORTUGUESA: 120 PONTOS
    Você demonstrou domínio bom da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    2. ABORDAGEM / GÊNERO: 200 PONTOS
    Descritivo ENEM 2019: Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    3. DEFESA / COERÊNCIA: 160 PONTOS
    Você apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

    Meu recadinho:
    Alguns argumentos do seu texto são desenvolvidos, enquanto outros não. Para melhorar, procure desenvolver o argumento de cada parágrafo desatacado a seguir: Para configurar autoria, procure seguir uma linha na argumentação e responder todos os possíveis porquês que podem aparecer. A autoria indica que o leitor entenderá os argumentos sem precisar recorrer a conhecimentos fora do texto.

    4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 160 PONTOS
    Você articulou as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 120 PONTOS
    Você elaborou, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Com relação aos elementos esperados:

    Efeito : qual o efeito esperado?
    Detalhamento : traga riqueza de detalhes para justificar sua proposta :(
    Agente : quem fará a ação para resolver o problema? OK
    Ação : o que efetivamente será feito? OK
    Modo: como será realizada a ação? Ok

    • 1
  2. introdução: você começou bem e usou um ótimo contexto histórico mas deixou a desejar na apresentação de sua tese na ultima oração

    d1: você usou um bom conhecimento sociocultural com acidente de chernobyl mas não desenvolveu o resto do paragrafo e não seguiu bem o padrão do enem, faltou uma terceira oração pra fechar o paragrafo.

    d2: você poderia ter usado um dado ou citação para iniciar o paragrafo ou na argumentação. faltou algo para valorizar o seu argumento e não seguiu o padrão como no primeiro desenvolvbimento

    conclusão: sua intervenção está otimo e bem detalhada.

    obs: evite o ; não é comum pro texto dissertativo argumentativo

    • 1
  3. Correção:
    Introdução
    nativos, que esta (tire esta vírgula)
    radioativos, macularam por (tira essa vírgula)
    Isso tudo por causa das questões econômicas, em consonância com o desenvolvimento. (Sugiro que complete a frase, diga que precisa de uma resolução para melhorar as condições ambientais)
    Desenvolvimentos
    Tendo em vista (comece com conectivo, Em primeiro plano, tendo em vista…)
    Usou um repertório histórico de Chernobyl, porém faltou mais argumentação, não tem muitas críticas que demonstrem seu ponto de vista
    Boa, iniciou com conectivo de adição no D2
    podemos dizer (evite 3° pessoa do plural r “dizer ” poderia ser substituído por “citar” para ser mais formal
    Outro acidente, poderia dizer o ano, que esse acidente foi no Brasil
    os aletas (alertas)
    Proposta completa e cíclico
    Boa redação, te indico a alongar seus parágrafos, faça 7-8-8-7 linhas para dar uma estrutura apropriada
    Se quiser que eu corrija uma próxima vez seu texto, avalie meu comentário como o melhor.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.