Iniciante

Tema- Desafios para o reconhecimento da importância da memória e da identidade nacional

  • 0

O Movimento Antropofágico foi uma movimentação artística da primeira geração modernista, que visava estruturar e preservar uma cultura de caráter nacional. Porém, os percursores dessa proposta enfrentaram adversidades em reconhecer a cultura brasileira como identidade. Todavia, hodiernamente, a valorização do estrangeirismo pela mídia e a posição governamental em relação à preservação da identidade histórica nacional têm contribuído para desdém da memória cultural do Brasil.
A priori, a valorização midiática pela cultura estrangeira é indubitavelmente influenciadora da perca da identidade nacional. Com isso, o estrangeirismo se torna cada vez mais ordinário no Brasil, sendo perceptível em âmbitos distintos. Dessa forma, a música “Estados Unidos do Piauí”, escrita por Gonzaguinha, critica e retrata as proporções que as influências internacionais ocupam na cultura brasileira, sendo capazes de substituir as tradições.
A posteriori, as expressões artísticas e culturais brasileiras, são diversas vezes, negligenciadas pelo governo. Ademais, em setembro de 2018 ocorreu um incêndio no Museu Nacional do Brasil devido a falta de verbas para a manutenção do prédio. Todavia, o dano cultural foi deveras grave para o Brasil, que perdeu um acervo de elementos históricos do país. Sendo assim, tal ação favorece o cenário de negligência da memória e identidade nacional.
Contudo, cabe aos meios de comunicação e mídia – como canais de televisão, estações de rádio e jornais impressos e virtuais – disponibilizarem programas com o objetivo de apresentar elementos de identidade brasileira, para que haja uma maior valorização das tradições e culturas nacionais. Além disso, é dever da Secretaria da Cultura, disponibilizar recursos para a manutenção do patrimônio nacional e manifestações culturais, para que não seja perdida a memória e história dos brasileiros. Portanto, tendo ideais semelhantes ao Movimento Antropofágico.

Compartilhar

2 Correções

  1. Você usou um bom contexto sociocultural, mas ele ficou bagunçado e em alguns parágrafos acabou tirando a autoria do texto. Tenta “dar a sua opinião” de forma mais clara e usa os contextos como uma afirmativa para o seu argumento, assim você não perde pontos nessa modalidade. Cuidado com a articulação dos parágrafos também, você usou muitas palavras bonitas que em alguns espaços não caíram bem, faz uma tabelinha de conectivos e mantenha com você para fazer a redação, pesquise sobre cada um deles para saber em que contexto usar. Isso vai ajudar você a escrever de forma mais coerente e clara, facilitando a leitura. E procura melhorar a questão do próprio modelo de texto, você deve mostrar sua tese logo na introdução e articular o restante do texto em torno dela. Não é aconselhável colocar ideias novas ao longo do texto, antes de escrever procura montar um “esqueleto” da redação, pensando bem o que você vai escrever em cada um dos parágrafos. E por último, a sua conclusão deve ser bem explicativa, quem vai fazer o que, como vai fazer, como vai funcionar, de que forma isso pode trazer os resultados necessários.
    Continue treinando, abraços!

    • 0
  2. Na verdade, ficou bom, mas o leitor não consegue identificar quais são os parágrafos da redação.
    E tome bastante cuidado para não fugir do tema, pois de certa forma, deu a entender que você estava apropriando muito a cultura e não introduziu corretamente ao texto discursivo argumentativo.
    Lembrando que por esses motivos citados acima, os pontos são descontados no ENEM. Ademais, Boa sorte!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.