Iniciante

Tema: Desafios para influenciar crianças e adolescentes a denunciar crimes infantis.

  • 0

No filme Um Olhar no paraíso, Susie Salmon acaba sendo violentada e morta pelo seu agressor enquanto volta da escola. Saindo do mundo ficcional dos filmes e vindo para a realidade vemos que casos como a de Susie infelizmente ainda acontecem no Brasil. Inclusive há desafios para influenciar crianças e adolescentes a denunciarem crimes infantis. Um desses desafios é o medo, a criança ou o adolescente, tem medo do seu agressor e de sua família não acreditar nela. Também sofrem sintomas físicos, psicológicos e comportamentais e até mesmo o abandono familiar por conta desses abusos.

Segundo o levantamento do Ministério da Saúde, aponta que o Brasil registrou 32 mil casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes em 2018. Tais abusos tem como consequências sintomas físicos, psicológicos e comportamentais. Também há os desafios que impedem a criança ou o adolescente de denunciar, como o medo do agressor, já que este, costuma a ameaçar a vítima e sua família, caso a vítima conte o que está acontecendo.

Ademais, há casos de abusos sexuais cometidos por membros da própria família. Nesse sentido, o livro Lolita de Vladimir Nabokov, mostra a obsessão de Humbert Humbert, por Dolores, uma pré – adolescente, sua mãe acaba se casando com o pedófilo, sem ter a noção da obsessão que este tem por sua filha. Como no caso de Dolores, muitas crianças e adolescentes infelizmente passam por isso, mas diferente do caso dela, que a mãe nunca soube, acontece que algumas mães ao descobrir ou ao a vítima contar acaba ocorrendo que a mãe fique do lado do agressor e não do próprio filho, gerando o abandono familiar do menor de idade, o quê também causa medo na vítima de denunciar.

Portanto, cabe a escola ensinar educação sexual, conforme o que for apropriado a determinada faixa etária, e como se denunciar casos de abuso, por meio de palestras realizadas por pessoas capacitadas no assunto, podendo esta palestra ser de forma lúdica. Se esta medida for tomada o impasse dos desafios para influenciar crianças e adolescentes a denunciar crimes infantis será amenizado, fazendo com que casos como a de Susie e Dolores diminuam consideravelmente.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi luana
    Seu texto em geral ta muito bom, mas acredito que tem coisas a melhorar.
    No seu segundo parágrafo é bom você começar com o tópico frasal que é a ideia resumida do que você vai aborda ao longo do desenvolvimento.
    É bom você também começar um parágrafo com conectivos.
    Gostei dos repertórios que você trouxe ao longo do texto, mas se preocupe em mostrar mas o seu ponto de vista.
    Para enriquecer a sua conclusão é legal que você coloque dois ou mais orgãos e também responder as tais perguntas como, onde e quando vai ser feito.
    Mas gostei do seu texto, com um pouco mais de dedicação e você consegue a nota máxima.
    Bjs.

    • 1
  2. Olá
    Em seu primeiro paragrafo, sua contextualização. ficou muito boa e mostrou conhecimento do tema que foi escrito, deixo uma dica que quando utilizar filmes, coloque o nome do autor do filme também, pois mostra que a fonte é confiável.
    Em seu 2 e 3 paragrafo, você mostrou conhecimento contextualizando sobre outro livro, mas acredito que você deveria expor mais sua opinião, pois no 2 você citou um órgão publico e no 3 um livro, deixando vago sua opinião quanto a sua tese.
    Em sua conclusão, você deve colocar 5 agentes sociais ( O governo, As organizações, O ministério da educação) como esses exemplos, para que utilize eles na sua proposta de intervenção contra o assunto que você está abordando. É essencial você trazer 3 propostas de intervenção e não apenas uma, pois essa é uma das normas, assim como citar agentes sociais, sua redação possuir 5 parágrafos.
    Sua redação ficou muito boa, portanto atente-se as pontuações que fiz, estude sempre as normas da redação em sua construção e use sempre variados conectivos, para demonstrar riqueza gramatical.
    espero ter ajudado! boa sorte!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.