Tema: Desafios para combater o discurso de ódio nas redes sociais

  • 0

A célebre frase “O essencial é invisível aos olhos” do livro “O Pequeno Príncipe” mostra que o interior é mais importante do que as aparências. Entretanto, na sociedade atual, vemos o oposto: as aparências têm mais valor do que a personalidade. Isso ocorre devido ao uso, muitas vezes excessivo, das redes sociais, as quais acarretam diversos problemas, dentre eles o discurso de ódio. Esse tipo de conduta torna-se um desafio na medida que é causada pelo excesso de exposição nas redes sociais e pela falta de punição a quem comete tais atos.

Em primeira análise, observa-se que a superexposição nas redes sociais contribui para que as pessoas sejam definidas pelo o que postam em seus perfis, contribuindo com a disseminação dos discursos de ódio. Com o advento da “cultura do cancelamento”, tornou-se cada vez mais comum a disseminação de ódio para condenar qualquer ato considerado errado pelos usuários, os quais baseiam-se, muitas vezes, em juízos de valores pessoais para fazerem o julgamento. sem levarem em conta que o que é mostrado nas redes nem sempre condiz com a realidade, esse ódio, muitas vezes motivado por inveja ou com o intuito de chamar a atenção, acaba sendo gratuito.

Além disso, não há leis suficientes para punir devidamente os crimes cibernéticos. A falta de regras claras para o bom uso das redes sociais e o uso de perfis falsos fazem com que a disseminação de ódio seja cada vez mais recorrente, visto que os usuários têm a falsa impressão de que são livres para publicarem qualquer coisa.

Portanto, a fim de combater a disseminação do discurso de ódio, o Estado – em parceria com o Ministério da Educação – deve promover o ensino do uso seguro das redes sociais, por meio de cursos gratuitos ministrados nas escolas e nas comunidades.

Compartilhar

2 Correções

  1. Gostei bastante da redação, o título da redação é bem interessante, seus argumentos foram ótimos, concordo com a PatyFernando (EscreverOnline) em relação a conclusão, do meu ponto de vista a questão do combate ao ódio nas redes sociais deve ser um tema no âmbito jurídico, a mídia seria fundamental neste processo de conscientização junto a sociedade.

    • 1
  2. Oiii Duda rsrs gosto muito de “O Pequeno Príncipe” gosto de ler as RED que usa essa sitação, gostei de mais da sua redação ficou bem argumentada e bem desenvolvida também, achei interessante suas observações, só achei sua conclusão vaga acho que você poderia ter colocado uma solução mais detalhada. Mas ainda sim está ótima eu ti daria 960 sem problemas rsrs parabéns!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.