No filme “extraordinário”, o protagonista August possui uma síndrome rara e uma deformação facial, esse diagnóstico dificulta sua socialização da criança em uma nova escola. Analogamente a história do Auggie, muitos brasileiros enfrentam desafios diários para superar o capacitismo presente na sociedade. Isso ocorre pela falta de conhecimento da diversidade e pelo preconceito naturalizado que discrimina os portadores de deficiência. Desse modo, é imperioso que essa chaga social seja resolvida.
Sob esse viés, é importante ressaltar sobre a carência de informação que leva à subestimação dos portadores de deficiência. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. Esse pensamento relaciona-se na problemática à medida que se as pessoas não têm acesso à informações sérias sobre capacitismo, sua visão será limitada e por esse prisma, observariam apenas a deficiência da pessoa e não quem ela é. Mostra-se assim, a importância de se estimular o senso crítico para mitigar os casos de discriminação.
Além disso, é possível ressaltar a cultura do preconceito que naturaliza certas segregações. Segundo a Constituição Federal, todos devem ser tratados de forma igualitária, sem discriminação. Entretanto, muitos indivíduos ainda associam deficiência a incapacidade – devido a mentalidade utilitarista e capacitista. Diante disso, observa-se aspectos negativos que são gerados: a exclusão desse grupo, os tratamentos diferenciados que subestimam sua capacidade ou agressões verbais com falas corriqueiras que evidenciam que há uma forma padrão . Percebe-se, desse modo, que as pessoas portadoras de deficiências são cidadãs de papel, assim como na teoria do pensador Gilberto Dimenstein, uma vez que esses indivíduos possuem o direito assegurado apenas na teoria da Carta Magna.
Portanto, são essenciais medidas operantes para o combate do capacitismo na sociedade brasileira. Para tanto, o Ministério da Educação deve promover nas escolas a equidade social, através de palestras com profissionais especializados em diversidade e inclusão, com a finalidade de estimular a reflexão, explicar sobre capacitismo e trabalhar os meios para realmente integrar essas pessoas. Assim, com mais lucidez, o tema poderá ser debatido de forma que possa ser erradicado.
Carllos_snts
Olá, Beatriz!
Gostei do seu texto, você escreveu bem. Análise…
C1- Domínio da norma-culta, 160pts. Seu vocabulário e gramática são bons, mas existem alguns desvios. Por exemplo, o nome do filme deve começar com letra maiúscula, houve ausência de algumas vírgulas e crase não colocada;
C2- Compreender a proposta e aplicar repertório sociocultural, 200pts. A argumentação é ótima, você não foge do tema e aplica repertórios pertinentes que comprovam aquilo que foi trazido ao longo do texto;
C3- Organização dos argumentos selecionados, 160pts. Você faz isso bem, mas dá para melhorar;
Uma dúvida:
-o protagonista (“AUGUST”)
-Analogamente *à* história de (“AUGGIE”)
É isso mesmo?
C4- Elementos coesivos, 160pts. Os conectivos são bem utilizados, essenciais para interligar os parágrafos. Porém, faltou vírgula em alguns;
C5- Proposta de intervenção, 200pts. A solução está completa e por isso você fecha nessa competência.
Nota: 880
Parabéns pela redação, você escreve demais! Basta melhorar em alguns pontos que você alcança os +900 fácil. Sucesso e bons estudos!!! ;)
Samuel1818
Olá, Beatriz!
Gostei do seu texto, você escreveu bem. Análise…
C1- Domínio da norma-culta, 160pts. Seu vocabulário e gramática são bons, mas existem alguns desvios. Por exemplo, o nome do filme deve começar com letra maiúscula, houve ausência de algumas vírgulas e crase não colocada;
C2- Compreender a proposta e aplicar repertório sociocultural, 200pts. A argumentação é ótima, você não foge do tema e aplica repertórios pertinentes que comprovam aquilo que foi trazido ao longo do texto;
C3- Organização dos argumentos selecionados, 160pts. Você faz isso bem, mas dá para melhorar;
Uma dúvida:
-o protagonista (“AUGUST”)
-Analogamente *à* história de (“AUGGIE”)
É isso mesmo?
C4- Elementos coesivos, 160pts. Os conectivos são bem utilizados, essenciais para interligar os parágrafos. Porém, faltou vírgula em alguns;
C5- Proposta de intervenção, 200pts. A solução está completa e por isso você fecha nessa competência.
Nota: 880
Parabéns pela redação, você escreve demais! Basta melhorar em alguns pontos que você alcança os +900 fácil. Sucesso e bons estudos!!! ;)
ananda.
Oi, Bia! Ótima redação e temática muito relevante. Destacarei alguns pontos sobre seu texto.
Introdução:
– Não esqueça de colocar a inicial do título da obra utilizada em letra maiúscula: ”Extraordinário”
– Em ”sua socialização da criança”, é interessante remover o pronome ”sua” do período.
– ”Analogamente a”, há crase, portanto: ”Analogamente à [situação descrita]
D1:
– Bom parágrafo, porém eu recomendaria uma maior utilização de sinônimos para evitar certas repetições.
D2:
– Não se faz obrigatório, mas é muito interessante que especifique o repertório utilizado: Constituição Federal (de qual federação? Lembre-se que o leitor tem papel passivo na observação do texto, então não cabe ao mesmo fazer deduções)
– Devido à [situação descrita]
Conclusão:
– ”Para tanto, o Ministério da Educação deve promover nas escolas a equidade social, ”. Para uma maior fluidez do texto, a organização desse período se faz um tanto mais compreensível se seguir a ordem sintática direta: ”Para tanto, o Ministério da Educação deve promover a equidade social nas escolas”
– ”[oração anterior], com a finalidade de estimular a reflexão, [oração posterior]”. Ainda pensando em como a leitura do texto será feita, sugiro a substituição da vírgula entre a oração anterior e a finalidade através da conjunção aditiva ”e”.
No mais, parabéns! Continue escrevendo.