TEMA: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”

  • 0

Observa-se que muitas discussões têm ocorrido acerca dos desafios para valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil. Isso ocorre devido ao silenciamento midiático e à negligência governamental; fatos que culminam em preocupantes mazelas. Desse modo, é imprescindível refletir e intervir em tais problemáticas em prol da plena harmonia social.
Diante desse cenário, segundo o filósofo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse contexto, observa-se que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população sobre povos e comunidades tradicionais – por exemplo, os indígenas e ribeirinhos – que foram importantes na organização social e econômica do Brasil, influência no silenciamento midiático, já que – em redes sociais, programas de TV – não há debates satisfatórios para gerar senso crítico, visto que a população não se preocupa com esse imbróglio. Como consequência, esses povos acabam sendo esquecidos, podendo até sofrer preconceito pelas pessoas a sua volta, o que gera a não aceitação da sua origem.
Ademais, a situação de negligência governamental contra indivíduos de situação vulnerabilidade social, como a falta de direito e de valorização, é retratado na música “Brasil Colônia”, da banda Oriente: “Lágrimas de sangue escorrem dos filhos deste solo e irrigam esse solo; crianças pedem colo e a pátria-mãe se isola”. Nesse sentido, a música denuncia que questões básicas, por exemplo, a dignidade, não são garantidos a população tradicional, visto que o Estado não cumpre seu papel de mãe-gentil. Por conseguinte, a maioria das indústrias e fábricas conseguem burlar os poucos direitos dessa população para o desmatamento de áreas que são propriedade, por exemplo, dos índios, não respeitando a própria natureza, o que pode ocasionar, também, o desaparecimento de tribos, com tradições, religiões e línguas de um certo grupo.
Portanto, cabe as Ongs que defendem os direitos da sociedade tradicional criarem campanhas informativas em plataformas de “streaming”, como YouTube, Netflix, TikTok, tendo como porta-voz especialistas no assunto, por exemplo, representantes da PNPCT (Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais). Isso acontecerá por meio de curta-metragens e vídeos lúdicos sobre a importância da valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. Por fim, tal ação será feita com a finalidade de remediar não só o silenciamento midiático, mas também, a negligência governamental, contrapondo o elucidado por Bourdieu.

Compartilhar

2 Correções

  1. O seu texto deve começar com algum repertório sociocultural, como filmes, séries, livros e, em últimos casos, fotos históricos. O seu texto começa com uma breve reflexão e apenas exposição de um fato, logo, não atinge a nota máxima na C2 e, consequentemente, prejudica a C3.

    2 parágrafo
    -“ Nesse contexto, observa-se que a mídia, em vez de promover…”, reescreva: … a mídia, ao invés de promover..
    -Substitua os hífens (-) por vírgulas.
    -“ que foram importantes na organização social e econômica do Brasil, influência no silenciamento midiático, já que – em”, reescreva: do Brasil, não recebem o devido prestígio no corpo social e, ações como essas, não são reportados pela mídia, que corrobora com o silenciamento…. (O trecho está confuso, fique atento).
    – Seu parágrafo (D1 e D2) precisa terminar com a autoria, ou seja, a marca de opinião sobre o assunto, e, não apenas com uma consequência lógica dos fatos.
    – procure adicionar algum fato histórico, filme, dados, que aumente seu nível de argumentação embasamento,

    3 parágrafo
    -repetição da expressão “por exemplo”
    – períodos longos causam uma leitura difícil e confusa

    4 parágrafos
    Traga mais detalhes sobre a proposta, como, o público alvo, como essas ONGs arrecadaram dinheiro para a tingir todo o país?

    LAUDO
    C1 80
    C2 160
    C3 120
    C4 120
    C5 120
    Nota 600

    CONTINUE ESCREVENDO

    • 0
  2. Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos no teu texto!
    |1° Parágrafo| Bem estruturado e coeso com o restante do texto
    |2° e 3° Parágrafos| Desvio de pontuação, uso de expressões coloquiais, ortografia, concordância verbal e falta de concisão nas orações.
    |4° Parágrafo| Seguem os mesmos pontos a serem corrigidos no desenvolvimento.

    Observa-se que muitas discussões têm ocorrido acerca dos desafios para valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil. Isso ocorre devido ao silenciamento midiático e à negligência governamental; fatos que culminam em preocupantes mazelas. Desse modo, é imprescindível refletir e intervir em tais problemáticas em prol da plena harmonia social.

    *Diante desse cenário,* segundo o filósofo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse contexto, observa-se que a mídia, *em vez de* promover debates que elevem o nível de informação da população sobre povos e comunidades tradicionais – por exemplo, os indígenas e ribeirinhos – que foram importantes na organização social e econômica do Brasil, *influência* no *silenciamento* midiático, já que – em redes sociais, programas de TV – não há debates satisfatórios para *gerar* senso crítico, visto que a população não se preocupa com esse imbróglio. Como consequência, esses povos acabam sendo esquecidos, podendo até sofrer preconceito pelas pessoas a sua volta, o que gera a não aceitação da sua origem.

    Ademais, a situação de negligência governamental contra indivíduos *de* (em) situação (de) vulnerabilidade social, como a falta de direito e de valorização, é retratado na música “Brasil Colônia”, da banda Oriente: “Lágrimas de sangue escorrem dos filhos deste solo e irrigam esse solo; crianças pedem colo e a pátria-mãe se isola”. Nesse sentido, a música denuncia que questões básicas, por exemplo, a dignidade, não são *garantidos* a população tradicional, visto que o Estado não cumpre seu papel de mãe-gentil. Por conseguinte, a maioria das indústrias e fábricas conseguem burlar os poucos direitos dessa população para o desmatamento de áreas que são propriedade, por exemplo, dos índios, não respeitando a própria natureza, o que pode ocasionar, também, o desaparecimento de tribos, com tradições, religiões e línguas de um certo grupo.

    Portanto, cabe as *Ongs* (,)que defendem os direitos da sociedade tradicional(,) criarem campanhas informativas em plataformas de “streaming”, como (”)YouTube(”), (”)Netflix(”), (”)TikTok(”), tendo como porta-voz especialistas no assunto, por exemplo, representantes da PNPCT (Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais). Isso acontecerá por meio de (filmes/documentários?) (de?) *curta-metragens* e vídeos lúdicos sobre a importância da valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. Por fim, tal ação será feita com a finalidade de remediar não só o *silenciamento* midiático, mas também, a negligência governamental, contrapondo o elucidado por Bourdieu.

    C1 = 80
    C2 = 200
    C3 = 120
    C4 = 120
    C5 = 160
    NOTA = 680

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.