TEMA: DESAFIOS PARA A PRÁTICA DE LEITURA NO BRASIL

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(POR FAVOR, SE FOR POSSÍVEL CORRIGIR DE ACORDO COM AS COMPETÊNCIAS DO ENEM, FICARIA AGRADECIDA!!)

No livro “As vantagens de ser invisível”, o personagem Charlie compartilha sobre suas leituras influenciadas por seu professor de inglês e sobre sua gratidão pelo conhecimento adquirido. No Brasil, a prática de leitura ainda é um entrave, fato comprovado por uma pesquisa do Instituto Pró-Livro, onde dados apontam que 44% da população no país não tem o costume de ler. Cabe entender, portanto, de que maneira a falta de influência escolar e familiar e o crescente aumento no valor dos livros coadunam-se no agravamento da problemática.

Em primeira análise, cabe salientar que a leitura é uma grande aliada a educação, a formação do pensamento crítico e empático. Immanuel Kant, filósofo alemão do século XVIII, afirma que o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Em síntese, pela sociedade não ser influenciada pela família e pelo sistema de ensino, tende a crescer sem cultivar esse hábito, perdendo a possibilidade de obterem conhecimentos enriquecedores e transformadores, além de, muitas vezes não terem a capacidade de interpretação, que é contemplada com esse hábito.

Outrossim, o aumento no preço dos livros contribui para a perpetuação desse cenário negativo. Em 2020, foi criado um Projeto de Lei que prevê o aumento do preço desses produtos em 20%. Essa ação gerou grandes debates nas redes, com a criação de um abaixo-assinado virtual com mais de 1 milhão de assinaturas para que essa medida não fosse aprovada. Desse modo, o acesso a livros no Brasil seria restrito prioritariamente à classe alta, visto que as camadas mais pobres do país não teriam esse privilégio, corroborando cada vez mais para uma crescente desigualdade social.

Tendo em vista os aspectos supracitados, medidas estratégicas para mitigar essa problemática devem ser adotadas. O Ministério da Cultura, juntamente com o Ministério da Educação deve destinar verbas para a criação de bibliotecas públicas que atendam a população, fazendo com que a literatura possa ser acessada de forma facilitada. Somado a isso, as escolas devem promover concursos de leitura, a fim de criar esse hábito nos estudantes desde os anos iniciais para que esse possa ser perpetuado. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da dificuldade na prática de leitura no Brasil.

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4 Correções

  1. boa tarde!

    – a princípio, gostei da maneira com que você construiu sua introdução: o repertório literário escolhido foi muito interessante e estava coerente com o tema e a apresentação das teses em pauta ficou clara e compreensível.

    – a argumentação teve deficiências em ambos em parágrafos de desenvolvimento; nos dois, você dissertou sobre as teses mas não fez o leitor entender que elas eram um problema, por assim dizer. é importantíssimo usar palavras com juízo de valor tanto para criticar quanto para defender alguma pauta, foque nisso!!

    de resto, seu texto está incrivelmente bom e acredito que você chegará perto da nota 1000 no Enem, senão nela.

    200 + 200 + 200 + 140 + 200 = 940 :)

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  2. Olá, Fernanda!
    COMPETÊNCIA I: 160
    O seu texto possui estrutura sintática boa (6 falhas) e contém alguns desvios de – regência (4), escolha vocabular (1), crase (3), pontuação (1), concordância (3), maiúsculas/minúsculas (1).

    COMPETÊNCIA II: 200
    Possui abordagem completa do tema;
    Apresenta as três partes do texto e nenhuma delas é embrionária;
    1º repertório: legitimado e pertinente ao tema, mas o uso foi improdutivo;
    2º repertório: legitimado, pertinente ao tema e de uso produtivo;
    3º repertório: legitimado e pertinente ao tema, porém o uso foi improdutivo;
    4º repertório: legitimado, pertinente ao tema e de uso produtivo.

    COMPETÊNCIA III: 120
    A introdução possui uma falha de projeto de texto, visto que contém dois repertórios, sendo um de nível 5 e o outro de nível 4 (como vc usou uma citação literária para fazer a contextualização, seria mais adequado deixar o segundo repertório para o desenvolvimento).
    No segundo parágrafo do desenvolvimento, mesmo havendo a discussão sobre o segundo problema mencionado na tese, há algumas falhas relacionadas à argumentação.
    Já na conclusão, a proposta de intervenção para solucionar os problemas citados na tese é apresentada de forma incompleta, pois a solução para a “falta de influência familiar” não é mencionada, bem como o que deveria ser feito em relação ao “crescente aumento no valor dos livros”. Sendo assim, dos três entraves apontados, somente para “a falta de influência escolar” é que você apresentou uma proposta de intervenção, caracterizando falha de projeto de texto.

    COMPETÊNCIA IV: 160
    Ausência de conectivo (4);
    Inadequação coesiva (3);
    Repetição (2).

    COMPETÊNCIA V: 160
    Possui 4 elementos válidos (agente, ação, efeito e detalhamento do efeito), mas faltou o meio/modo.

    NOTA: 800
    Corrigi sua redação com base nos manuais de correção para corretores, caso haja algum erro, me desculpe. Parabéns pelo seu texto e continue praticando, escrever não é uma tarefa fácil, mas com esforço a gente chega lá ^_^

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  3. Hello, boa tarde. Como estás ? ( ◜‿◝ )♡

    • primeiramente quero te parabenizar pela sua produção, está inteiramente relacionada a um modelo Enem.

    ✓ Introducao:
    • estrutura
    • possui tópico frasal.
    • tese bem definida.
    • senti falta somente do uso de mais CONECTIVOS.

    ✓Desenvolvimentos:
    • possui argumentação,
    • reafirmação de sua tese.
    • usou CONECTIVOS ( mas não muitos).
    • observei apenas alguns problemas em ambos os parágrafos, quando você expõe sua argumentação , dissertando sobre o tema, você não exemplificou de maneira clara e objetiva o porquê da sua tese, ou seja, a sua argumentação não faz 100% o leitor entender as causa e as consequência dos problemas abordados, deixando de forma ampla uma argumentação um tanto vaga. Fora isso, seu parágrafo está ok.

    ✓ conclusão:
    • exemplificada e estruturada.
    • coerente ao tema da redação
    • presença dos AGENTES.

    {Feedback geral}.

    ✓ bem sei, que muita das vezes dependendo do tema proposto na redação, a organização argumentativa fica um pouco difícil de se construir. Todavia, percebi que tens um ótimo poder de argumentação, basta colocá-la de forma ampla e contextualizada na estrutura da sua redação, de modo que não ultrapasse as 30 linhas, mas que exponha ao leitor e aos corretores o seu ponto de vista, ou seja, o porquê da sua tese.

    ✓ outra coisa, procure sempre usar conectivos em ambulância em todos os parágrafos dessa maneira, os corretores observarão que você tem estruturas coesivas na ligação de idéias nos períodos, consequentemente elevará a sua nota principalmente na competência 4.

    ✓ continue se esforçando, que sem dúvida alcançarás uma nota boa na redação do Enem e nos vestibulares. ◕‿◕

    # correção por competência :

    -competência 1 : 200
    – competência 2: 200
    – competência 3: 180
    -competência 4: 160
    -competence 5: 200

    Sucesso. \(*❛‿❛)/

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  4. Boa tarde, gostei de sua redação…..

    Sua introdução está perfeita.
    Seu desenvolvimento também, só achei que teria que ser mais crítica no desfecho final…
    ……..
    ……. Outrossim, o aumento no preço dos livros contribui para a perpetuação desse cenário negativo. Em 2020, foi criado um Projeto de Lei que prevê o aumento do preço desses produtos em 20%. Essa ação gerou grandes debates nas redes, com a criação de um abaixo-assinado virtual com mais de 1 milhão de assinaturas para que essa medida não fosse aprovada. Desse modo, o acesso a livros no Brasil seria restrito prioritariamente à classe alta, visto que as camadas mais pobres do país não teriam esse privilégio, corroborando cada vez mais para uma crescente desigualdade social.

    Sua intervenção também está muito boa….

    C1 = 180
    C2 = 200
    C3 = 200
    C4 = 160
    C5 = 200 = 940

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