O primeiro emprego é certamente o mais desafiador para os jovens, uma vez que, os mesmos possuem grande expectativas sobre o que irá exercer. Entretanto, a falta de experiência e a carência de oportunidades são desafios que prejudicam a inserção do jovem no mercado de trabalho. Logo, é necessária a tomada de medidas para solucionar esses empecilhos.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que a principal dificuldade enfrentada pelo jovem é a falta de experiência. Porque, muitas das vezes as empresas acabam optando por contratar pessoas com nível superior, fazendo assim, com que o jovem recém-formado na escola não consiga uma vaga de emprego. O filme “um senhor estagiário” representa bem essa situação. Pois, apesar de retratar uma situação inversa onde um senhor da terceira idade entra no novo mercado de trabalho, consegue-se perceber semelhança com relação a falta de experiência ao exercer o serviço. Assim, atitudes devem ser tomadas para acabar com esse obstáculo.
Ademais, a carência de oportunidades também contribui negativamente para a permanência do jovem adulto no mercado. Em virtude disso, no Brasil um país com grandes taxas de desemprego, o jovem se encontra frustrado e desmotivado a trabalhar. De acordo com o IBGE, no ano de 2020 a taxa de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos ficou em 29,8% aumentando seis vezes mais que no ano de 2019. Dessa forma, alternativas devem ser criadas para diminuir tal problemática.
Portanto, urge ao Ministério do Trabalho criar alternativas como palestras e feiras de profissões, para um melhor aprendizado do jovem sobre o que ele irá presenciar no meio empresarial. Além disso, gerar novos investimentos sobre o programa de menor aprendiz, ajudará no processo de inserção dos jovens no mercado de trabalho. Assim sendo, a falta de experiência e a carência de oportunidades deixaram de ser desafios para o jovem trabalhador.
Isabellemar
Olá, escrevi abaixo as minhas impressões principais sobre a sua redação, espero que te ajude!
Introdução – Sugestões
– Trazer um repertório sociocultural no início, há muitos modelos disponíveis na internet que são muito bons
-Desenvolver mais a sua tese, na minha opinião sua introdução ficou um pouco curta demais. O uso de repertórios e estratégias argumentativas ajudam a melhorar.
————————————————————-
D1 – Sugestões
– Em alguns trechos você colocou ponto final onde não era necessário, alguns conectivos não devem ser separados por ponto final e outros devem vir com a vírgula (sugiro ver uma aula no yt mesmo sobre isso, vai te dar muitas ideias!)
Ex.: “experiência. Porque, muitas” ; “situação. Pois,”
————————————————————-
D2 – Sugestões
– Quando for mencionar algum dado estatístico, você pode arredondar os valores, e parafrasear para não parecer como um texto jornalístico. Você também pode, inclusive, “incorporar” ele na sua argumentação, para não ficar algo solto. Outra coisa, é importante tomar cuidado com o contexto, pois durante 2020 começou a pandemia, o desemprego aumentou para todas as faixas etárias!
É sempre importante ter uma boa proposta de redação. No ENEM, muitas redações nota 1000 parafrasearam dados estatísticos da própria proposta e conseguiram nota máxima, o segredo é saber usar.
————————————————————
Conclusão – Sugestões
– Cuidado com os agentes, o Ministério do Trabalho não é o responsável por palestras e feiras de profissões. Isso é normalmente feito por empresas, ONGS e etc…
– Sua proposta de intervenção tem que ter 5 elementos : agente, ação, modo, finalidade, detalhamento. Está faltando alguns elementos na sua. Quando você coloca 2 propostas, o corretor apenas considera aquela mais completa.
Finalizando:
Tem muitas aulas gratuitas no youtube, que vão te ajudar demais! Procure sobre uso de conectivos, estratégias argumentativas e como escrever a conclusão da redação ENEM passo-a-passo.
Você também pode fazer a leitura de redações nota 1000, para te dar inspirações na hora de escrever uma redação. Existe a cartilha de redações do Lucas Felpi, no youtube.
Boa sorte! Continue estudando!
lidia99
gostei da redação, você também poderia mencinar sobre os critérios e exigências para os jovens entrar no mercado de trabalho, que acaba dificultando para muitos que ainda não tem expeciência.
Poderia também estar menicioando sobre o fato de muitos conseguir trabalho por cunha, não fazendo um processo seletivo justo