Tema: Desafios para a entrada e para a permanência de jovens nomercado de trabalho. (NOTA ESTILO ENEM, POR FAVOR)

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Desde a primeira revolução industrial no século XVIII na Inglaterra, houve um alarmante acréscimo de pessoas no âmbito de trabalho, desde jovens à idosos. No Brasil contemporâneo, essa realidade não é diferente, já que há uma grande demanda de vagas de empregos disponíveis ao público. Entretanto, não apenas, mas principalmente os jovens inexperientes, não conseguem empregar-se nesse meio com facilidade, já que a experiência de trabalho é um dos critérios mais valorizados pelas empresas.

  Na sociedade brasileira, é evidente que a falta de empatia das variadas empresas em relação à inexperiência do indivíduo, é agravante para um mal funcionamento social. Isso posto, o pensamento do sociólogo Émile Durkeim, a sociedade é um “corpo biológico” complexo, onde seus elementos, isto é, seus indivíduos desempenha funções interdependentes e especializadas, sendo cada uma delas essencial para a promoção do bem estar social. Nesse sentido, se um adolescente é descartado de uma vaga de emprego por inexperiência,  sinal de grande incompreensão proveniente das corporações, ocasionará num furo na coletividade.

Além disso, o grande baque de realidade posto ao jovem acarretará em pensamentos negativos ao mesmo, como: insuficiência, desânimo ou até mesmo de não pertencer mais à sociedade. Dessa forma, o suicídio será tomado como uma solução, dando início assim, à mais uma patologia social, segundo Durkeim.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério do Trabalho, em conjunto com as mídias socias, devem garantir que haja mais facilidade na aceitação de jovens no âmbito de trabalho, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados. Assim, existirá mais pessoas empregadas, e previnirá futuras quebras de coesão social vindo da falta de expectativas. Espera-se com essa ação, a diminuição de desafios para a entrada de jovens no mercado de trabalho, e sua permanência.

Obs: No caderno deu 27 linhas.

Me ajudem, o que eu deveria melhorar, tirar ou acrescentar?

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6 Correções

  1. Olá Emanuel, não sou especialista, mas vou te dar a minha opinião

    C1: 120 (houve erros de concordância)
    C2: 120 (falta de uma segunda tese)
    C3: 160 (algumas inadequações)
    C4: 160 (ISSO POR ISTO;)
    C5 :160 (melhorar a proposta de intervenção respondendo às perguntas quem? o quê? como? e para que?

    De uma olhada no site (http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem) para entender melhor cada competência

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  2. Olá, não possuo ainda as competências neessárias para avaliar com nota do enem, mas a sua redação ficou muito boa, parabéns. Eu diria apenas para desenvolver melhor o terceiro parágrafo, talvez possa ter ficado meio vago, no caso esse terceiro poderia facilmente juntar-se ao segundo e no lugar desse, desenvolver mais a ideia.

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  3. Oi Emanuel, tudo bem? Não sou especialista mas vou citar algumas coisas que percebi.

    O terceiro parágrafo está menor que os demais, com apenas 4 linhas. O ideal é que os tamanhos sejam padronizados.

    Na introdução você deve citar 2 argumentos que contribuem para esses desafios. Consegui identificar apenas 1, que é a necessidade de experiência. Você pode colocar assim, por exemplo:” Isso ocorre devido a X, mas também, por causa de Y”.

    No segundo parágrafo você não iniciou com conjunção, pode começar com primeiramente, em primeira análise…

    No último parágrafo, na conclusão, você pode trocar “em conjunto com as mídias sociais” por “por meio das mídias sociais”, assim vai deixar explícito um dos 5 elementos necessários na intervenção, que é o modo.

    No mais, gostei da sua redação, principalmente as citações. Parabéns!

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  4. Boa tarde!

    🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 120)
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

    🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 120)
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-120)
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-120)
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    🔸COMPETÊNCIA 5 (nota-160)
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Olá, Emanuel. Sugiro que você revise a estrutura do Enem e aprenda sobre o que são as teses e como desenvolve-las ao longo do primeiro e segundo desenvolvimento. Evite fazer desenvolvimentos de causa e consequência e busque sempre ter DOIS núcleos para desenvolver nos seus dois parágrafos. Além disso, revise ortografia e tente melhorar na questão das vírgulas e concordâncias. Por fim, atente-se aos 5 passos da conclusão (Agente, meio, ação, finalidade e detalhamento).

    Bons estudos!

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  5. Boa dia, tudo bem?
    Segue a análise da sua dissertação:
    Análise Introdução:
    1- Boa introdução.
    2- Idosos não precisa de crase.
    3- tese e o tema estão claros.
    ……………………………………………………………………………………………………………………………….
    Análise do Desenvolvimento 1:
    1- Não se usa “mal” e sim mau.
    2-erro de concordância em “desempenham”
    3- em vez de num use “um”.
    4- Tirando os erros na gramática é uma bom parágrafo.
    ………………………………………………………………………………………………………….
    Análise do desenvolvimento 2:
    1-Argumentção insuficiente.
    2- um parágrafo necessita de 3 períodos.
    3- Citar o mesmo autor duas vezes pode causar uma “saturação” no seu texto.
    4-Em vez de “de” use “da”.
    .……………………………………………………………………………………………………………………………….
    Análise da Conclusão:
    1- Use conectivos como “cabe, ao ministério do trabalho”
    2-faltou um “i” em “socias”.
    3- em vez de “previnirá” use “assim, ocorrerá uma prevenção”.
    4- possui todos os agentes, porem de forma desorganizada.
    ………………………………………………………………………………………………………………………………………..
    Total:780
    C1:120
    C2: 200
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 180 ( um corretor daria 200, outro 160)
    Boa sorte!!!
    Se puder, avaliar como a melhor correção, agradeço :) (dá um trabalhinho fazer a correção detalhada).

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  6. C1: 120; ( ERROS DE CONCORDÂNCIA) ( IDOSOS NÃO ACEITA CRASE: “… AOS IDOSOS ”
    C2: 120; ( O SEGUNDO PARÁGRAFO É UM COMPLEMENTO DO PRIMEIRO); (TRAGA UM OUTRO ARGUMENTO NO SEU SEGUNDO DESENVOLVIMENTO)
    C3: 160; ( BUSQUE APROFUNDAR SEU POSICIONAMENTO)
    C4: 160; (ISSO POR ISTO;)
    C5 :160;(4 ELEMENTOS). ( RESPONDA ESTAS PERGUNTAS:
    Agente (Quem?); Ação (O quê?); Meio (Como?); Finalidade (Para quê?), ALÉM DE DETALHAR UM DOS ELEMENTOS, DESSE MODO TERÁ 200 PONTOS.
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    720

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