Iniciante

Tema: Desafios e soluções para os problemas do sistema carcerário brasileiro.

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O Brasil é o terceiro país com maior número de pessoas presas. Para resolver essa superlotação, seria necessário construir praticamente uma penitenciária por dia durante um ano. A Lei das Drogas, de 2006, é citada como uma das principais responsáveis.

O sistema carcerário no Brasil é precário, fator que influência na proliferação de epidemias e ao contágio de doenças. Com a eclosão da Covid-19 e a superlotação nas unidades prisionais, 75% das prisões de SP foram infectadas, já que uma das principais medidas contra a transmissão é o distanciamento. No entanto, viola a Declaração Universal dos Direitos Humanos, mostra que viver com dignidade não é um direito.

205 da Constituição Federal estabelece que “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Sendo assim, é de suma importância inserira educação nos centros penitenciários, uma vez que, possibilitaria melhor convivência e maior chance para o mercado de trabalho em um futuro próximo.

Sabendo da importância da educação na vida das pessoas, o governo precisa dar mais atenção aos menos favorecidos. Devem investir mais na educação, pois seria até mesmo uma forma de diminuir o tráfico, as drogas, os crimes em geral. A educação é a chave que abre todas as portas. Além disso, provavelmente, a construção de novos presídios erradicaria muitos desafios.

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3 Correções

  1. Há temas que o Enem nunca vai cobrar, que são os temas que exigem propostas técnicas de difícil acesso ao Ensino Médio. Me admirou bastante que muitos, no último Enem, acreditassem que foram cobrados a fazer uma redação sobre “doença mental”, ao invés de “preconceito contra doentes mentais”, justamente porque não há lugar de fala possível a quem sem estudo em Psicologia que legitimasse alguma Proposta de Intervenção sobre o tema. Então, minha primeira observação vai para os temas que você pode acabar escolhendo para fazer no modelo Enem, sendo que os cursos não preparam todos os alunos só para o Enem, que é o único que exige Proposta de Intervenção.

    Também tome cuidado para não criar dependência dos textos de apoio e de dados memorizados, que também podem te levar a tangenciar um tema só para adequar à sua estratégia argumentativa, que foi o que aconteceu com muita gente no último exame – os 11,5 milhões chamaram a atenção dos candidatos, e eles se concentraram na estatística da doença, não na mensagem que o texto queria passar, era pegadinha, não “cola” do Enem. Além disso, textos de apoio limitam a nota da sua competência 3 aos 120 pontos.

    Sua redação tem 242 palavras, o que deve dar 23, 24 linhas, produção que pode ser considerada baixa para alcançar a casa dos 900.

    Eu ficaria mais confortável para te passar mais dicas de desenvolvimento com um tema apropriado para o Enem, mas posso adiantar que o que você coloca na Introdução será fundamental para o seu Desenvolvimento. Você não deve, por exemplo, terminar a introdução falando de “lei de drogas” e não se comprometer a desenvolvê-la no texto, isso falta grave de planejamento.

    Além, o Enem cobraria no seu tema um posicionamento mais firme no primeiro parágrafo, que se chama “tese”, é a sua opinião. Dizer que o Brasil é o 3º país com mais encarcerados é um fato; dizer que seria necessária uma penitenciária por dia é uma repercussão desse mesmo fato. O que o Enem quer, para além disso, é que você demonstre uma opinião: a tese é meio que um adjetivo desenvolvido em forma de frase. Então você na qualidade que você quer dar a esses que você expôs, e a partir dele você trará o desenvolvimento de argumentos que busquem convencer o leitor de que a sua tese faz sentido.

    Veja, sua tese vai caminhar para a proposta, então você não pode opinar que o tema não tem problema – pelo contrário: deve opinar que há um problema e é preciso resolvê-lo! De toda forma, a dissertação-argumentativa pede a tese clara, é uma questão para o corretor avaliar a sua coerência, o seu projeto de texto. A introdução é uma promessa que você faz ao corretor de que vai convencê-lo de alguma coisa. Essa coisa se chama a tese e precisa ser explícita.

    Bom, por enquanto acho que é isso. Tomara que eu tenha sido compreendido :)

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  2. OBS: EU SÓ APRESENTEI OS PONTOS NEGATIVOS DE SUA REDAÇÃO ,
    PEGUE-OS COMO UMA DICA

    C1: “O Brasil é o terceiro país com maior número de pessoas presas” , sempre ao colocar um dado , diga da onde ele foi tirado. “Para resolver essa superlotação, seria necessário construir praticamente uma penitenciária por dia durante um ano” , a C1 é a parte de introdução , cujo cabe a vc apresentar ao leitor sua tese e o problema da redação , evite colocar dados na C1. você apresentou uma proposta de solução na C1… isso não é o correto.

    C2: “75% das prisões de SP foram infectadas” , dizendo novamente , que ao citar um dado deve-se colocar da onde foi tirado.

    C3: Aqui vc divia se aprofundar nos argumentos , vc somente citou uma lei “205 da Constituição Federal” , eu recomendaria vc colocar essa informação no inicio do texto. Retomando , a função da C2 e C3 é apresentar argumentos a favor de sua opniao , que é oq eu nao vi aqui… treine mais o aprofundamento em seus argumentos

    C4: vc apresentou uma proposta de intervenção que eu acho que não tem muito haver com o tema , ja que “Desafios e soluções para os problemas do sistema carcerário brasileiro” , seria solucionar os problemas que acontecem com o própria sistema , e não de como diminuir os crimes.

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  3. Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120/200
    Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 120/200
    Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140/200
    Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120/200
    Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 140/200
    Nota final: 640

    Obs: Atenção às regras básicas de pontuação e ortografia. No seu texto, vê-se nitidamente um foco dado às leis como forma de abordar o tema, o que de fato torna o texto mais rico. Porém, é interessante variar as alusões e áreas de conhecimento na estruturação da sua argumentação. Em relação à introdução, percebo que seu texto foi bastante incisivo na tese, sem uma devida contextualização anterior e sem uma estratégia de início. A coesão do texto também poderia ser melhorada com a inclusão de conectivos entre os parágrafos, criando dessa forma, uma linearidade de raciocínio. E para finalizar, a sua proposta de intervenção tem ideias boas, mas ainda muito abstrata por conta de uma falta de detalhamento.
    Espero ter ajudado de alguma forma :)

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