TEMA: Desafios do saneamento básico no Brasil

  • 0

Segundo o site de noticias G1, em 2019 o Brasil possuí aproximadamente 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável e quase 100 milhões sem coleta de esgoto. As condições de insalubridade habitacional advinda  da falta de saneamento básico, coloca em questão a saúde dos habitantes.

O serviço de saneamento básico, é um fator fundamental que garante aos cidadãos moradia de qualidade e saúde pública. Pois, a falta de higienização por falta de água ou do contato com água poluída podem causar inúmeras doenças a população como a cólera, leptospirose, diarreia, etc.

Um levantamento feito pelo site de noticias G1 aponta que 100 das maiores cidades do Brasil, 70 reinvestem menos de trinta por cento  do que usam na área de saneamento básico. Esse fator dificulta que o saneamento básico seja acessível a moradores de cidades menores e dos bairros mais pobres das grandes metrópoles.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério das Cidades e o Ministério da saúde, atuariam em conjunto em um projeto que vise que as cidades invistam em quantidade eficiente de saneamento básico, e do estudo detalhado da área e do solo em que se pretende implementar água encanada.”Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros” – Confúcio.  Dessa forma, seria disponibilizado habitação de qualidade e de higiene a todos os cidadãos.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Sua redação esta muito bem escrita, apresenta parágrafos proporcionais, poucos erros ortográficos e uma proposta de intervenção. Parabéns! Entretanto o que deve ser melhorado:
    * Introdução: Percebe-se que você adicionou um dado no início para deixar a introdução mais rica e fazer uma analogia, ótima ideia. Mas, eu te recomendaria a utilizar analogias com base em acontecimentos históricos, cinematográficos, filosóficos ou musicais, na introdução. Porque é menos esperado, mais interessante e inusitado. Com isso, você pode demonstrar uma criatividade maior, ao relacionar algo sério, que seria o tema, com um exemplo mais casual. É apenas uma recomendação, porque, tecnicamente não esta incorreto.
    – Palavra incorreta: ”Possuí”, o correto seria ”Possui”.
    – Tese desestruturara: Se…”As condições de insalubridade habitacional advinda da falta de saneamento básico, coloca em questão a saúde dos habitantes” era sua tese, ela não esta organizada. Temos aí apenas a questão da ”insalubridade habitacional”, o que não esta errado, mas em uma ”tese” você tem que deixar claro para o leitor o que pretende defender ao longo da redação. Sua tese tem que estar dividida em dois assuntos ou em causa e consequência, assim, você desenvolve um no segundo parágrafo e outro no terceiro.
    * Segundo parágrafo:
    – Falta de conectivo inicial: Todo parágrafo precisa ser iniciado com um conectivo, a falta dele acarreta na perda de pontos. Existem vários exemplos que você pode utilizar como: A princípio, A priori, Primeiramente, e por aí vai kkk
    – Evite utilizar palavras repetitivas, principalmente se estiverem na mesma frase ou muito próximas: ”Pois, a (falta) de higienização por (falta) de água ” < isso indica um vocabulário primitivo.
    – Não utilize ''etc'' ou qualquer outro termo que indique que tem mais exemplos, porque pode indicar preguiça ou falta de conhecimento. Ou você coloca todos os exemplos ou só cita dois ou os principais. Mas colocar todos também não é bom, fica cansativo. É chato isso, eu sei kkk, minha prof brigava comigo direto por causa disso, eu sempre utilizava kkkk.
    – Você poderia ter argumentado mais, é um parágrafo bem pequeno, então, poderia expor mais sua opinião e acrescentar repertórios de áreas diferentes, o que faria com que aumentasse sua nota.
    * Terceiro parágrafo:
    – Sem conectivo inicial também. Exemplos para terceiro parágrafo: Por conseguinte, A posteriori, vale ressaltar também.
    – Apresenta um repertório, mas esta pouco argumentado.
    * Conclusão:
    – Esse inicia com conectivo, muito bom.
    – A sua proposta esta incompleta, falta especificar a ação ( que tipo de projeto?) e o meio ( Através do que esses projetos serão feitos?)
    * Mas no geral, sua redação esta indo muito bem, foque nos argumentos e em sua tese devem ficar bem claros, e uma dica que te dou é estudar utilizando as redações nota 1000 do ENEM, elas são ótimas, ajuda a aumentar o vocabulário e a ficar atenta aos erros. Parabéns por sua dedicação.
    Nota: 520

    • 0
  2. Olá Maria, você parece conhecer bem a estrutura do texto, e sabe mostrar o seu ponto de vista, porém, você precisa sustentar sua argumentação com algum repertório seja ele filosófico, sociológico, um filme, série e entre outros. Apesar de tu ter trago dados estáticos consistentes pra tua redação, você só trouxe da mesma fonte, e isso não é bom aos olhos do corretor, tente trazer um repertório mais diversificado. Além disso, seu texto tá muito expositivo, tente argumentar mais, outra coisa, na introdução dava pra você ter contextualizado mais um pouco, deixando mais claro a temática do teu texto. Percebi, também, que você não trouxe muito conectivos pro teu texto, e infelizmente, isso faz com que você perda pontos na competência 4, tente ao menos colocar um em cada período. Além disso, tá faltando os tópicos frasais, e isso é essencial pra competência 2. Na conclusão você só colocou dois dos cinco elementos necessários pra atingir nota máxima. PS: O Ministério das Cidades foi extinto ano passado, porém, a banca corretora sabe que um aluno do ensino médio não tem que a obrigação de saber disso, mas seria bom substituir por outro.
    Agente ✓
    Ação✓
    Modo/meio X
    Finalidade X
    Detalhamento X
    .
    .
    .
    .
    Você escreve bem, porém precisa lapidar isso, se você estiver com alguma dúvida estou a disposição. Além disso, vou deixar meu e-mail, pra caso que quiser que eu lhe envie alguns materiais que eu tenho sobre tudo o que a banca espera de você e alguns materiais sobre alusões. Obrigada ❤️

    • 0
  3. Segundo o site de noticias G1, em 2019 o Brasil possuí aproximadamente 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável e quase 100 milhões sem coleta de esgoto. As condições de insalubridade habitacional advinda da falta de saneamento básico, coloca em questão a saúde dos habitantes.
    O serviço de saneamento básico, é um fator fundamental que garante aos cidadãos moradia de qualidade e saúde pública. Pois, a falta de higienização por falta de água ou do contato com água poluída podem causar inúmeras doenças a população como a cólera, leptospirose, diarreia, etc.
    Um levantamento feito pelo site de noticias G1 aponta que 100 das maiores cidades do Brasil, 70 reinvestem menos de trinta por cento do que usam na área de saneamento básico. Esse fator dificulta que o saneamento básico seja acessível a moradores de cidades menores e dos bairros mais pobres das grandes metrópoles.
    Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério das Cidades e o Ministério da saúde, atuariam em conjunto em um projeto que vise que as cidades invistam em quantidade eficiente de saneamento básico, e do estudo detalhado da área e do solo em que se pretende implementar água encanada.”Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros” – Confúcio. Dessa forma, seria disponibilizado habitação de qualidade e de higiene a todos os cidadãos.

    • -2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.