Iniciante

Tema: Desafios do saneamento básico no Brasil

  • 1

A chegada da Coroa portuguesa na colônia brasileira em 1808, provocou reformas urbanas no Rio de Janeiro e desde então houve uma melhoria na vida da população, através de avanços no tratamento de água e esgoto. No entanto, após dois séculos essas construções permanecem como um privilégio das cidades grandes em detrimento do restante do país, evidenciando os desafios do saneamento básico no Brasil.

Em primeiro lugar, é imprescindível analisar as causas para ausência de tratamento básico. Segundo a Organização das Nações Unidas, somente em 2010 foi reconhecido o direito à água potável e acesso ao tratamento de esgoto como essenciais para a vida humana. Porém, no Brasil o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB) não é efetivo por conta da falta de investimento na construção e manutenção desses recursos, fazendo das condições sociais e higiênicas degradantes e desumanas.

Consequentemente, os cidadãos de regiões mais pobres vivem entre doenças e risco de vida. De acordo com o site G1, cerca de 35 milhões de brasileiros não tem acesso à água tratada e 100 milhões não tem coleta de esgoto. Com isso, ocorre uma diminuição na qualidade de vida dessas pessoas, além de prejuízos exponenciais tanto para a economia do país, quanto para a mortalidade brasileira, colapsando o Sistema Único de Saúde e agravando as epidemias tais como a dengue.

Fica claro, portanto, a necessidade de superar os desafios do saneamento para que ele não seja apenas um privilégio. Assim, o Governo com apoio de Parcerias Público-Privadas deve investir no PLANSAB e na construção de estações de tratamento nas cidades mais prejudicadas, por meio de recursos públicos e patrocínios em troca de descontos nos impostos, com o objetivo de universalizar a salubridade. Sendo assim, essas condições não serão direito apenas dos grandes municípios e sim de todo o país.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá Maria, tudo bem? Analisei sua redação, ficou muito boa. Tema importante para as gerações que precisam se conscientizar com a economia e uso moderado da água potável.
    Esta é minha revisão.
    200 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
    (Excelente conhecimento gramatical, pouquíssimos erros de pontuação).
    200 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema.
    (Usou argumentos sólidos e de autoridades, tais como a História e notícias jornalisticas, que é crucial para uma excelente redação)
    160 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
    • Cumpre salientar que na introdução você menciona melhorias no tratamento de esgoto e que após dois séculos, aquelas construções causam certos transtornos em decorrência do privilégio logrado pelos usuários, evidenciando desafios a serem superados. No entanto, não houve no segundo e nem no terceiro parágrafo apontamentos sobre o problema discorrido na introdução. Atentar sobre a elaboração da tese e demonstrar a proposta de intervenção com a alusão do agente que resolverá o problema, ou no mínino elucidar o problema, mesmo que não aponte resolução para o problema.
    180 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação.
    • O seu texto é muito bem embasado, como dito anteriormente, a INTRODUÇÃO deve ser retomada na CONCLUSÃO, apontando o que foi abordado no segundo e terceiro parágrafo (no seu caso, causa e efeito) com uma proposta de intervenção para a solução do problema.
    190 – Competência 5: Proposta de intervenção.
    • Ficou muito legal essa proposta, no entanto poderia ter demonstrado os desafios que o Brasil enfrenta com o saneamento básico de forma sucinta na introdução.
    TOTAL: 930
    Meus Parabéns!❤😉
    Avante! Nunca desista. (Qualquer dúvidas, às ordens).

    • 1
  2. Sua introdução tá ok, só faltou expôr os argumentos ou fazer um encaminhamento argumentativo, por exemplo: “Nesse sentido, convém analisar fatores que favorecem esse impasse”
    No desenvolvimento pelo que eu entendi vc articulou os parágrafos como causa e consequência, apresenta dados relacionados o tema, mas faltou uma exposição melhor dos argumentos, se atente a isso.
    A conclusão tá completa, continue assim .
    Obs: Tem poucos erros gramaticais, apresenta conectivos, repertório sociocultural.
    Parabéns pela redação.

    • 1
  3. Na minha opinião Faltou clareza na introdução acerca dos argumentos que seriam explanados no desenvolvimento;
    Ademais só citou um argumento na introdução e que eu não consegui identificar sua retomada no desenvolvimento;
    O desenvolvimento ficou muito raso, superficial;
    Gostei da sua conclusão creio que abordou bem uma proposta de intervenção.
    Gostei das citações foram pertinentes ao assunto discutido;
    Os conectivos foram muito bem empregados;
    Pude observar alguns erros de pontuação e concordância também.
    Espero ter ajudado…

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.