TEMA: DESAFIOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO BRASIL

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Por favor, se for possível corrigir de acordo com as competências do ENEM, ficaria agradecida!!!)

                Paulo Freire, educador e Patrono da Educação Brasileira, afirma que “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Entretanto, mesmo com a enorme importância na vida da população, a educação não atende a todos de maneira igualitária e dificulta o processo de alfabetização, visto que, segundo o IBGE, mais de 11 milhões de pessoas com mais de 15 anos são analfabetas no Brasil. Cabe entender, portanto, de que maneira a desigualdade social e a falta de infraestrutura escolar coadunam-se no agravamento da problemática.

                Em primeira análise, cabe salientar que a desigualdade social no país contribui cada vez mais para o crescente nível de analfabetismo, pois a necessidade de trabalho para a sobrevivência de alguns – prioritariamente as camadas mais baixas – faz com que esses abandonem os estudos, elevando as taxas de evasão escolar e ocasionando a perda de novos aprendizados que garantam um futuro melhor para essas pessoas. Mesmo com a existência de programas como o “Brasil Alfabetizado”, milhares de pessoas não se beneficiam deste e contrariam o artigo 205 da Constituição Brasileira, onde é citado que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família.

                Além disso, a má infraestrutura nas escolas corrobora para que as pessoas deixem de frequentar o ambiente escolar, dificultando o processo de alfabetização no Brasil por não terem o incentivo de aprender e continuar seus estudos. Padre Antônio Vieira, filósofo do século XVII, afirma que a educação é uma moeda de ouro que tem valor em toda parte. Em síntese, pelo indivíduo não se abastar do conhecimento, esse poderá enfrentar problemas no futuro como a entrada no mercado de trabalho por não atender os requisitos exigidos, os quais poderia ter obtido caso a vida escolar fosse feita com êxito e beneficiada com um ambiente e materiais de qualidade.

                Tendo em vista os aspectos supracitados, são necessárias medidas capazes de mudar esse panorama. O Ministério da Educação deve destinar emendas para as escolas para a aquisição de materiais, capacitação de professores, entre outros, a fim de que os estudantes possam permanecer no ambiente escolar e minimizem os desafios da alfabetização. Além disso, programas de auxílio financeiro para os estudantes devem ser criados e implementados juntamente com o Ministério da Cidadania, para que não seja necessário abandonar os estudos pela falta de recursos financeiros. Desse modo, a sociedade brasileira poderá se beneficiar, em médio a longo prazo, da transformação defendida por Freire.

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4 Correções

  1. Ótima redação, bom texto.
    Competência 1 – Norma Culta – sem erros graves e/ou recorrentes, dependendo do corretor você fecharia essa competência. 160
    Competência 2 – Compreensão da proposta, áreas do conhecimento e estrutura – Não ouve fuga do tema, ouve boa adequação. Poderia ter aplicado mais áreas do conhecimento, principalmente no desenvolvimento, como alusão histórica, dados estatísticos, filosofia e sociologia, autoridades, filmes, seriados, músicas, enfim. Demonstrou repertório sociocultural ainda limitado, invista em variedade coerente com o tema. Teve uma estrutura boa, mas seus parágrafos apresentam poucos períodos e eles são muito grandes, revise observando se pode ser colocado mais pontos finais. O ideal é de 3 à 4 períodos por parágrafo. 120
    Competência 3 – Selecionar repertório coerente – Teve repertório coerente e limitado ao tema. Poderia ter relacionado melhor os repertórios para que o texto ficasse mais fechado e demonstrar planejamento de texto. Você utilizou um dado estatístico para provar algo na introdução, quando isso deveria ser feito no desenvolvimento. 120
    Competência 4 – Mecanismos linguístico e repertório produtivo – bons e variados conectivos, mas poderia ter usado mais, não deixando períodos desconexos com o texto/parágrafo todo. Quase todo o repertório foi produtivo. Atente-se para o repertório isolado, ou seja, aquele período que apresenta somente o repertório sem uma conclusão de sua autoria. 160
    Competência 5 – Proposta de Intervenção – Somente é necessário apresentar uma proposta com os 5 elementos (Agente, Ação, Modo, Efeito, Detalhe), que respeite os direitos humanos e possível de ser feita. Invista em apenas uma proposta, mas que ela esteja completa. O texto apresenta duas proposta distintas, mas nenhuma completa. 140

    Não sou corretor oficial, corrigi de acordo com meus conhecimentos e experiência, talvez sua nota possa ser maior ou menor, mas sempre é bom melhorar. Sua nota ficou 700.

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  2. Ótima estrutura, bem amarrada, lhe sobra repertório sociocultural, bem como, argumentos defendidos por grandes figuras da educação como Freire, traços de autoria, domínio da forma argumentativa, tanto quanto, o domínio da língua portuguesa e uma proposta estruturada com todos os tópicos. não vejo dificuldade na sua redação ser contemplada com algo como 900+

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  3. Fiz uma redação com esse mesmo tema, e lendo a sua consegui perceber erros que cometi…
    A forma com que você tratou o tema foi muito clara e sua proposta de intervenção é muito boa!! A estrutura e forma do texto está muito bem feita, sem grandes distinções entre um parágrafo e outro.
    O seu repertório sociocultural está muuito bem encaixado

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  4. Ótima estrutura, bem amarrada, lhe sobra repertório sociocultural, bem como, argumentos defendidos por grandes figuras da educação como Freire, traços de autoria, domínio da forma argumentativa, tanto quanto, o domínio da língua portuguesa e uma proposta estruturada com todos os tópicos. não vejo dificuldade na sua redação ser contemplada com algo como 900+

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