Por favor, se for possível corrigir de acordo com as competências do ENEM, ficaria agradecida!!!)
Paulo Freire, educador e Patrono da Educação Brasileira, afirma que “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Entretanto, mesmo com a enorme importância na vida da população, a educação não atende a todos de maneira igualitária e dificulta o processo de alfabetização, visto que, segundo o IBGE, mais de 11 milhões de pessoas com mais de 15 anos são analfabetas no Brasil. Cabe entender, portanto, de que maneira a desigualdade social e a falta de infraestrutura escolar coadunam-se no agravamento da problemática.
Em primeira análise, cabe salientar que a desigualdade social no país contribui cada vez mais para o crescente nível de analfabetismo, pois a necessidade de trabalho para a sobrevivência de alguns – prioritariamente as camadas mais baixas – faz com que esses abandonem os estudos, elevando as taxas de evasão escolar e ocasionando a perda de novos aprendizados que garantam um futuro melhor para essas pessoas. Mesmo com a existência de programas como o “Brasil Alfabetizado”, milhares de pessoas não se beneficiam deste e contrariam o artigo 205 da Constituição Brasileira, onde é citado que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família.
Além disso, a má infraestrutura nas escolas corrobora para que as pessoas deixem de frequentar o ambiente escolar, dificultando o processo de alfabetização no Brasil por não terem o incentivo de aprender e continuar seus estudos. Padre Antônio Vieira, filósofo do século XVII, afirma que a educação é uma moeda de ouro que tem valor em toda parte. Em síntese, pelo indivíduo não se abastar do conhecimento, esse poderá enfrentar problemas no futuro como a entrada no mercado de trabalho por não atender os requisitos exigidos, os quais poderia ter obtido caso a vida escolar fosse feita com êxito e beneficiada com um ambiente e materiais de qualidade.
Tendo em vista os aspectos supracitados, são necessárias medidas capazes de mudar esse panorama. O Ministério da Educação deve destinar emendas para as escolas para a aquisição de materiais, capacitação de professores, entre outros, a fim de que os estudantes possam permanecer no ambiente escolar e minimizem os desafios da alfabetização. Além disso, programas de auxílio financeiro para os estudantes devem ser criados e implementados juntamente com o Ministério da Cidadania, para que não seja necessário abandonar os estudos pela falta de recursos financeiros. Desse modo, a sociedade brasileira poderá se beneficiar, em médio a longo prazo, da transformação defendida por Freire.
Talisluix
Ótima redação, bom texto.
Competência 1 – Norma Culta – sem erros graves e/ou recorrentes, dependendo do corretor você fecharia essa competência. 160
Competência 2 – Compreensão da proposta, áreas do conhecimento e estrutura – Não ouve fuga do tema, ouve boa adequação. Poderia ter aplicado mais áreas do conhecimento, principalmente no desenvolvimento, como alusão histórica, dados estatísticos, filosofia e sociologia, autoridades, filmes, seriados, músicas, enfim. Demonstrou repertório sociocultural ainda limitado, invista em variedade coerente com o tema. Teve uma estrutura boa, mas seus parágrafos apresentam poucos períodos e eles são muito grandes, revise observando se pode ser colocado mais pontos finais. O ideal é de 3 à 4 períodos por parágrafo. 120
Competência 3 – Selecionar repertório coerente – Teve repertório coerente e limitado ao tema. Poderia ter relacionado melhor os repertórios para que o texto ficasse mais fechado e demonstrar planejamento de texto. Você utilizou um dado estatístico para provar algo na introdução, quando isso deveria ser feito no desenvolvimento. 120
Competência 4 – Mecanismos linguístico e repertório produtivo – bons e variados conectivos, mas poderia ter usado mais, não deixando períodos desconexos com o texto/parágrafo todo. Quase todo o repertório foi produtivo. Atente-se para o repertório isolado, ou seja, aquele período que apresenta somente o repertório sem uma conclusão de sua autoria. 160
Competência 5 – Proposta de Intervenção – Somente é necessário apresentar uma proposta com os 5 elementos (Agente, Ação, Modo, Efeito, Detalhe), que respeite os direitos humanos e possível de ser feita. Invista em apenas uma proposta, mas que ela esteja completa. O texto apresenta duas proposta distintas, mas nenhuma completa. 140
Não sou corretor oficial, corrigi de acordo com meus conhecimentos e experiência, talvez sua nota possa ser maior ou menor, mas sempre é bom melhorar. Sua nota ficou 700.
laraarielly16
Ótima estrutura, bem amarrada, lhe sobra repertório sociocultural, bem como, argumentos defendidos por grandes figuras da educação como Freire, traços de autoria, domínio da forma argumentativa, tanto quanto, o domínio da língua portuguesa e uma proposta estruturada com todos os tópicos. não vejo dificuldade na sua redação ser contemplada com algo como 900+
ViniciusVecchio
Fiz uma redação com esse mesmo tema, e lendo a sua consegui perceber erros que cometi…
A forma com que você tratou o tema foi muito clara e sua proposta de intervenção é muito boa!! A estrutura e forma do texto está muito bem feita, sem grandes distinções entre um parágrafo e outro.
O seu repertório sociocultural está muuito bem encaixado
Amdcf10
Ótima estrutura, bem amarrada, lhe sobra repertório sociocultural, bem como, argumentos defendidos por grandes figuras da educação como Freire, traços de autoria, domínio da forma argumentativa, tanto quanto, o domínio da língua portuguesa e uma proposta estruturada com todos os tópicos. não vejo dificuldade na sua redação ser contemplada com algo como 900+