Nos tempos atuais, o mundo luta pelo combate de um vírus que vem afetando tudo e todos. Uma pandemia que nos trás enormes desafios no ensino, isso porque os professores não recebem as qualificações necessárias para adotarem a aprendizagem online sugerida, e grande parte da população não tem acesso a internet. A falta de investimento governamental nas qualificações tecnológicas nos leva a enfrentar consequências ainda maiores.
A priori, é de extrema importância que o ensino não pare e que os alunos continuem com suas rotinas de estudo, de acordo com o filósofo Immanuel Kant: “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. Porém, de acordo com dados do IBGE 30% da população não tem acesso a internet, o que os deixa impossibilitados de continuar com a aprendizagem. Para os 70% com acesso, nem todos são com boa qualidade de conexão. Existe também o desafio de gerenciar o tempo, ter foco e colaboração familiar para a concentração.
Em segundo plano, a dificuldade dos professores para o novo método de ensino é vista de forma clara, uma vez que o governo não tem investido na aprendizagem dos mesmos para as novas Eras tecnológicas. Ter que se adaptar de forma rápida e eficaz é o que é cobrado dos profissionais, porém pouco se é aplicado.
Visando o que foi apresentado, é indispensável uma proposta de intervenção vinda do Ministério da Educação, órgão responsável pela qualidade de ensino. Por meio de adaptações das aulas online e do calendário escolar, fornecendo material impresso para as pessoas sem acesso a internet e o adiamento de provas importantes, assim possibilitando a aprendizagem para todos e impedindo que a desigualdade venha a ser maior. Deve-se investir também, em cursos que deem aos professores a ajuda necessária para a conexão e a dominação dos aplicativos que estão sendo utilizados neste período. Fazendo assim com que os desafios de ensino durante a pandemia sejam diminuídos e o sucesso seja alcançado.
hatake
oi, boa tarde
tudo bem?
algumas dicas:
1} evite gerundismos. [ando, endo, indo]
a sua conclusao por exemplo esta cheia, o gerundio provoca musicalidade no texto e diminui sua qualidade.
2] o segundo paragrafo deveria ser mais desenvolvido.
3]utilize uma conjucao para indicar conclusao no seu texto, como: logo, portanto, pois
nota:
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA.
120 de 200.
COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
120 de 200.
COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
120 de 200.
COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
160 de 200.
COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
160 de 200.
total:680
Lúcia Maria
O seu desenvolvimento em todo o texto deixou a desejar em alguns pontos,embora você tenha lidado bem com a problemática dos professores e do percentual relacionado aos alunos sobre o uso da Internet. Como também na conclusão,nase propostas apresentadas. Obs: sobre a palavra Priori,tome um certo cuidado ao colocar palavras assim,para não fugir do que o enem pede.
Rithaa
Olá
Nota : 700
Então a minha visão sobre sua redação foi que você se antecipou no primeiro parágrafo. Você de cara já deu problemas sem mesmo antes desenvolver tal assunto.
No segundo parágrafo você fez o que deveria ter feito no primeiro e também teve a questão da palavra ( Priori) não sei se foi descuido seu ou realmente foi a intenção mas cuidado isso aflige muito sobre a normal formal de escrita exigida pelo Enem.