Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa os desafios enfrentados pela população refugiada no Brasil, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática, e a problemática persiste intrinsecamente ligado à realidade do país. Nesse sentido, analisar seriamente as raízes e os frutos desse empecilho, é medida que se faz imediata.
A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Atualmente ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente, contudo, a realidade é justamente o oposto, e o resultado desse contraste é claramente refletido na falta de oportunidade que refugiados enfrentam em busca de emprego no país. De acordo com o ACNUR, o acesso ao mercado de trabalho é um dos principais desafios enfrentado atualmente pelos refugiados. Diante do exposto, nota-se a grande necessidade de especialização/experiência exigida pelos empregadores locais, o que dificulta na busca de uma melhoria na condição educacional e social desses indivíduos.
Faz-se mister, ainda, salientar o preconceito existente em relação a cor, raça, cultura, inerente a essas pessoas como impulsionador do problema. De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Contudo, o que ocorre nos dias atuais é claramente o oposto, visto que a discriminação sofrida por refugiados no Brasil é um grande infortúnio que acerca-os na luta por igualdade.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo. Logo, cabe ao Tribunal de Contas da União, o direcionamento de capital que, por intermédio do Ministério da Educação, com o apoio de instituições locais, será revertido em palestras de conscientização e combate ao bullyng, como também cursos gratuitos ministrados por profissionais, visando levar o ensino especializado e direcionado para o mercado de trabalho atual a todos os estrangeiros refugiados no país, criando novas oportunidades de crescimento para todos que buscam o Brasil como destino para um melhora de vida. Com isso, espera-se que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.
liliss
Oii boa tarde, não sou muito boa nas redações ainda para corrigir certinho então vou apontar apenas a minha opinião.
Gostei muito dos seus repertórios ligados ao tema, sua tese ficou bem definida e seu texto não fugiu do tema e não se tornou algo cansativo
Continue praticando e boas festas :)
Princesa
Olá, sua redação segue, fortemente, alguns requisitos das competências do Enem, não vi muitos erros de gramática, há uma organização das ideias coerente ao tema, conclusão detalhada e bem feita, no entanto, trabalhe melhor as bases da sua tese. Bons estudos, boa redação, parabéns!
Daria de 800 a 860
Cjunior
Olá. gostei muito da sua redação. Você tem domínio tanto gramatical como de repertorio cultural. É notável seus pontos fortes em relação a persuasão. Sua resolução da problemáticas foi basicamente ótima
Pontos a serem melhorados
-distribua melhor as informações para que alguns parágrafos fiquem mais diretos e logicamente menores
-coloque informações como dados e frases extratextuais entre “aspas”
-Explore um pouco mais seu repertorio de sinônimos para evitar repetição de palavras no texto
-não é aconselhável colocar novas ideias dentro da conclusão principalmente de forma tão “apelativa”, pois além deixar o texto maior, pode empobrecer seu texto que particularmente está bem elaborado
-cuidado com o espaço, pois você tem apenas 30 linhas
-como dica acharia bem mais complexo e bem visto ter colocado uma das frases dos pensadores na introdução e apenas ter reafirmado na conclusão
nota por competência
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa-200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo-200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista-160
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação-200
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural-200
TOTAL-960
Parabéns creio que essa seja uma nota base para esse texto. Espero ter ajudado e espero que melhore cada vez mais. Bom trabalho!!!