De acordo com o artigo 5° da Constituição Federal Brasileira “todos são iguais perante a lei”. No que se refere à essa citação da carta magna, o respeito e a igualdade independem de exceções. Nesse viés, é observado uma controvérsia em relação à formação educacional da população surda no Brasil, que possui dificuldade de encontrar um ensino bom e acessível e pode sofrer preconceito no ambiente escolar.
É importante ressaltar que um sistema educacional de qualidade vai além de ensinamentos básicos, progredindo para um preparo adentro do mercado de trabalho. Nessa perspectiva, os surdos precisariam de escolas inclusivas que lhes dê chance de participação através da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – para, assim, adquirir competências que não obteria com o estudo exclusivo, como independência e trabalho em equipe.
Além disso, por conta da escassa comunicação de LIBRAS em institutos escolares, a isolação social do surdo aumenta, e com ela, o preconceito. É possível observar com frequência situações que infringem a “dignidade da pessoa humana” – direito fundamental da hierarquia legislativa – resultando no impedimento da vida social e escolar da pessoa com deficiência.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação fundamentar como necessária a contratação de profissionais especializados na área de LIBRAS a fim da inclusão social dos surdos. Assim como, a implantação de diferentes recursos comunicativos populares – Por exemplo, o sistema Braille – como matérias opcionais promovendo maior desenvolvimento na formação educacional da comunidade surda do Brasil.
Etlot
Diria um 640, não ficou ruim, porém carece de repertórios e a conclusão está incompleta, além de ter alguns desvios gramaticais. Recomendo também o uso mais recorrente de conectivos, para fazer uma conclusão nota 20 faça assim:
1: Fale quem vai tomar a medida para rwesolver a questão
2: Faça detalhamento do 1, o famoso detalhamento do agente
3: Diga a medida que será tomada
4: Fale a finalidade dessa media
5: Fale que meio será usado para tomar a ação
6: Diga o efeito que você espera com essa medida
7: Retome o repertório que você usou no primeiro parágrafo
Giokb
Oi, Sara, gostaria de salientar que também sou estudante e que irei corrigir sua redação com base nos meus conhecimentos.
Introdução:
“De acordo com o artigo 5° da Constituição Federal Brasileira “todos são iguais perante a lei”. No que se refere à essa citação da carta magna, o respeito e a igualdade independem de exceções. Nesse viés, é observado uma controvérsia em relação à formação educacional da população surda no Brasil, que possui dificuldade de encontrar um ensino bom e acessível e pode sofrer preconceito no ambiente escolar.”
Você foi bem sucinta em seu primeiro parágrafo, elencando possíveis desafios para a formação educacional de surdos no Brasil, o que deixou sua introdução muito boa!
D1: “É importante ressaltar que um sistema educacional de qualidade vai além de ensinamentos básicos, progredindo para um preparo adentro do mercado de trabalho. Nessa perspectiva, os surdos precisariam de escolas inclusivas que lhes dê chance de participação através da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – para, assim, adquirir competências que não obteria com o estudo exclusivo, como independência e trabalho em equipe.”
É sempre indicado iniciar os parágrafos de desenvolvimento e conclusão com conectivos, pois isso faz com que o texto fique mais fluido, mais “trançado”, isto é, com a coesão garantida.
Achei confusa a sua colocação sobre a importância de se ter escolas inclusivas, além disso fica meio vago essa questão com a relação do mercado de trabalho. Seriam escolas preparatórias para esse ramo?
Uma outra pontuação é que você não trouxe nenhum repertório sociocultural para esse D1 e ele está mais para uma conclusão do que para um parágrafo de desenvolvimento.
D2: “Além disso, por conta da escassa comunicação de LIBRAS em institutos escolares, a isolação social do surdo aumenta, e com ela, o preconceito. É possível observar com frequência situações que infringem a “dignidade da pessoa humana” – direito fundamental da hierarquia legislativa – resultando no impedimento da vida social e escolar da pessoa com deficiência.”
Assim como no parágrafo anterior notei a ausência de repertório sociocultural, além de você ter dissertado de forma muito breve sobre o preconceito, quais frequentes situações são visualizadas? Faltou abordar mais sobre elas.
Outro ponto é sobre como ou por qual motivo esse preconceito é um desafio para a formação educacional dos surdos no Brasil? Como impede a vida social e escolar?
Com isso, você acabou trazendo informações e não esmiuçando, o que torna seu texto mais dissertativo do que dissertativo argumentativo.
Conclusão: “Portanto, cabe ao Ministério da Educação fundamentar como necessária a contratação de profissionais especializados na área de LIBRAS a fim da inclusão social dos surdos. Assim como, a implantação de diferentes recursos comunicativos populares – Por exemplo, o sistema Braille – como matérias opcionais promovendo maior desenvolvimento na formação educacional da comunidade surda do Brasil.”
Quem vai fazer: Ministério da Educação
Como vai fazer: ?
O que vai fazer: contratar profissionais especializados na área de LIBRAS
Qual a finalidade: incluir os surdos
Detalhamento: ?
Você fez duas propostas incompletas, mas pela primeira ter sido feita de modo a contemplar mais elementos ela seria considerada pelo corretor. Além disso, você trouxe uma solução que compete um desafio abordado em seu texto, mesmo que de forma longínqua, mas isso já existe só ainda é precária a presença desses profissionais em certas instituições por má organização governamental/estadual, somado a outros impasses.
Comentário geral: Sara, você escreve bem e dá para perceber bastante isso, na C1 mesmo eu notei pouquíssimos desvios e a forma como você disserta é muito leve e excelente mesmo. Entretanto, falta aprimorar alguns pontos mais técnicos do modelo de texto dissertativo argumentativo, além de precisar ficar mais atenta sobre o que colocou no texto, a maneira como está organizando as ideias e afins.
Não esqueça da presença de conectivos, pois isso dá mais coesão ao texto, somado ainda aos repertórios socioculturais, que senti bastante falta.
Uma dica que dou para conseguir ter um planejamento textual melhor é levantar o campo semântico do recorte temático e a partir disso já ir buscando seus “links” com o tema, ou seja, seus repertórios.
Por exemplo, pegando esse tema podemos fazer assim:
Desafio para a formação educacional de surdos no Brasil
Desafio: impasse; empecilho; problemas -> qual/quais desafio(s)? a falta de visão governamental para com essa parcela da sociedade, o que faz com menos investimentos sejam feitos para aprimorar o ensino para eles. -> falta de visão já temos como ligar com “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago
Tem-se também o preconceito para com essa população, o qual pode acarretar um maior isolamento dela e, também, podendo até mesmo fazer com que não se sintam à vontade para frequentar as escolas, dificultando a sua formação educacional. -> Temos como ligar com o conceito de “estranhos íntimos” de Zygmunt Bauman, já que esse corpo social faz parte do todo, sendo, portanto, íntimo, mas não é visualizado como parte, mas sim como fora do todo, o que os torna estranhos.
Formação: desenvolvimento; amadurecimento; crescimento
Educacional: educação; pedagógico; instrutivo
Surdos: deficiente
C1: 160
C2: 80
C3: 80
C4: 120
C5: 120
Total: 560
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
Introdução
“Constituição Federal Brasileira: “todos são iguais perante a lei”.”
V
Coloque dois pontos já que citou uma afirmação direta.
Desenvolvimento 1
É ideal começá-lo com um conectivo, para manter a coesão e atender à competência 4.
O ideal é que nos parágrafos de desenvolvimento você explique porque o problema acontece, como acontece, o que está deixando de ser feito, ao invés de indicar o que precisa ser feito, isso você faz na conclusão.
Desenvolvimento 2
Argumentação insuficiente, você apenas expôs o problema. A redação do Enem não é um texto dissertativo expositivo, é dissertativo argumentativo.
Conclusão
A proposta de intervenção está boa, mas não está completa.
C1 – 160
C2 – 120
C3 – 120
C4 – 140
C5 – 160
elizasolanum
Oii!
Competência 1 – 160 pontos
Bom domínio da linguagem formal. Porém possui alguns erros de concordância verbal e nominal.
Ex 1: ..é observadA uma controvérsia (pois a controvérsia é observada)
Ex 2: Nessa perspectiva, os surdos precisariam (note o plural) …adquirir competências que não obteriaM com o estudo exclusivo…
Ex 3: Libras* (Você só vai escrever siglas em maiúsculas quanto tiverem apenas 3 letras, quando puderem ser lidas como palavras, você usa só a primeira letra em maiúsculo.)
Competência 2 – 120 pontos
Sua introdução ficou bem boa, porém faltou repertório nos dois desenvolvimentos.
Competência 3 – 120 pontos
Seus desenvolvimentos ficaram muito breves, poderia ter desenvolvido mais seu argumentos.
Competência 4 – 120 pontos
Use mais conectivos, seu texto ficará bem mais didático e fácil de ler.
Competência 5 – 160 pontos
Você apresentou boas ideias na conclusão, mas ficou incompleta. Tente encaixar sua proposta de intervenção com as seguintes perguntas:
O que vai fazer? (faltou esse no seu texto)
Quem vai fazer?
Como vai fazer? (detalhar essa parte)
Qual finalidade?
NOTA: 680
Continue escrevendo! <3
Cardigan
Competência 1
1- Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
2- Não usar “juntamente com”
3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde
Competência 2
1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
3- Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
4- Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2
Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus Repertórios com os argumentos
Competência 3
1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.
Competência 4
1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..
Competência 5
1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
8- Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.