Iniciante

Tema: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Título: Segregação cultural brasileira

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Segundo a historiografia do Brasil, sempre houve uma um tipo de separação entre os mais providos de capital, e os menos providos, muitas vezes sendo até marginalizados por sua condição financeira, social ou cultural.

Segundo a Constituição de 1988, todos os brasileiros, independente da classe social, deve ter acesso à cultura, o que não ocorre muitas das vezes. O cinema é tido como um espaço cultural que pode ser frequentado apenas pela elite, pelas pessoas com mais condições financeiras, já que, apenas grandes centros urbanos possuem este tipo de entretenimento para a população.

Ainda há muitos outros problemas para essa democratização desta ação cultural, já que poucos cinemas possuem acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, por exemplo. Alguns cinemas já estão aderindo à meio de inclusão, não só para deficientes auditivos como para deficientes físicos também, investindo em rampas e cadeiras próprias para esse tipo de deficiência.

Seguindo este raciocínio, os cinemas são, sim, ainda nos tempos de hoje, mesmo com todos os avanços intelectuais sobre inclusão dos menos favorecidos e deficientes, apenas para certa parte da população, que tem condição de morar em uma grande cidade e investir em tal forma de entretenimento.

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5 Correções

  1. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa -120 pts
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 120 pts
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160 pts
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 120 pts
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural – 0 pts
    Comentário: Na competência 5 vc não apresentou proposta de intervenção com os elementos cobrados (agente, modo/meio, ação, objetivo, detalhamento)
    ☆ procure utilizar mais conectivos que vão te ajudar a relacionar as ideias e os elementos do texto.
    ☆ falta um pouco de clareza sobre qual sua tese (referida apenas no titulo), tente destaca- lá na introdução.
    Boa sorte ;)

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  2. Olá,sua introdução não marca a tese de forma clara,não menciona sequer o tema que será tratado durante o desenvolvimento,repare que você não citou as palavras democratização e nem cinema.
    Use conectivos entre os períodos e entre os parágrafos,são muito importantes para fazer a ligação entre as ideias
    Também senti falta de repertórios socioculturais de outras áreas do conhecimento,são importantes e fazem você ganhar pontos na competência 3.
    Sua argumentação está boa,eu só investiria em mais consequências.
    No último parágrafo da redação do Enem,você precisa,obrigatoriamente,fazer uma proposta de intervenção,ou seja,mostrar uma forma de resolução do problema,apresentando os seguintes elementos:agente,modo meio,detalhamento e finalidade.
    espero ter lhe ajudado,você está no caminho certo,um abraço.

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  3. Oiiii, tudo bem?
    A sua introdução não apresenta o tema claramente e deve ter uma tese. No seu D1 falta um conectivo para introduzir seu parágrafo e há um desvio ortográfico, mas seu repertório é válido. No seu D2 também falta um conectivo introdutório, na primeira frase há falha sintático e você precisa de um repertório que valide seus argumentos. Se a sua redação for estilo ENEM, é necessário ter na conclusão uma proposta de intervenção com cinco elementos válidos, não apenas um resumo como você fez.

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  4. Então, gostei muito da sua redação pelo fato de ir aos pontos necessários, sem muita enrolação… Mas irei passar para você o que me ensinaram, ok?
    Competência 1:domínio da escrita formal da língua portuguesa (está muito bem organizado. Não vi erros ortográficos e nem mudança de sentido por conta da vírgula).
    Competência 2 :compreender o tema e não fugir do que é proposto (apresentou suas ideias, mas tente deixá-las mais “claras”.Traga uma tese objetiva) .
    Competência 3:selecionar, organizar fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista (com o aprimoramento da tese, explicitará melhor esse quesito).
    Competência 4:conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (sequência do texto e a interpendência das ideias foi coerente).
    Competência 5:respeito aos direitos humanos (você fez uma intervenção que poderia ser mais abrangente, mas nada alarmente, com treino chegará ao êxito).
    *Fiz críticas construtivas do pouco que sei, pois há muito coisa para eu aprender, não me leve a mal. Espero ter te ajudado💕

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  5. Na introdução faltou argumentos necessários para o desenvolvimento da redação.
    Faltou clareza, coesão, fugiu um pouco do tema.
    Na conclusão, observei que faltou citar as estratégias que poderia mudar o cenário discutido no tema proposto.
    Sugiro seguir os tópicos necessários de desenvolvimento de uma redação:
    Ler, compreender e interpretar.
    Incluir na introdução o tema e citar no mínimo três argumentos.
    No desenvolvimento trabalhar os argumentos citados e na conclusão propor estratégias de mudanças.
    Espero ter contribuído!
    Um abraço,
    Elisangela

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