Mestre

Tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” (ENEM 2019) (Redação sem título)

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Filmes. Telespectadores. Pipoca. Elementos que estão presentes diariamente nas salas de cinema. Contudo, no Brasil, existe uma limitação daqueles que podem ser chamados de telespectadores. De maneira que o acesso aos cinemas depende de condição financeira e outros fatores sociais.

Primeiramente, é importante salientar que o Brasil é um país com dimensões continental, grande é a sua extensão e ainda maior a sua divisão social. Deste modo, muitos brasileiros não têm capital para assistirem um filme no cinema. Vale ressaltar a existência de famílias dependentes dos programas sociais do Governo, como o Bolsa Família. Usando tal benefício para seu sustento básico. Assim, atividades culturais são consideras algo supérfluo.

Embora as pesquisas da ANCINE indicarem que o número de salas dobrou nos últimos anos, não se têm no país salas preparadas para todo o público. Falta acessibilidade para pessoas com deficiências físicas. Nota-se que alguns cinemas, em modernos shoppings centers, só possuem acesso através de escada rolante, impedindo o cadeirante de chegar até a sala. Faltam também filmes preparados com audiodescrição, para o deficiente visual.

Portanto, compete ao governo por meio da Secretaria da Cultural e sua secretária a atriz Regina Duarte promover projetos em unidade ao ministério da educação que estimulem as escolas levar seus alunos ao cinema. Tal Secretaria deve cobrar das empresas estruturas físicas que acolha todo o público, com salas adaptadas. Espera-se com, isso, um número maior de telespectadores assistindo  filmes e comendo pipoca.

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5 Correções

  1. Sua redação no todo ficou boa, porem sempre que voce iniciar o primeiro paragrafo de desenvolvimento com o conectivo “primeiramente” o próximo parágrafo tem que iniciar sendo “segundamente” tanto ideia de continuidade tornando o texto coeso. Voce colocou pontos inadequados cortando ideias, exemplo a última frase do segundo parágrafo ficou vago. “Mas por que é considerado supérfluo?” Essa é a pergunta que o leitor se faz quando lê. Na conclusão quando você mencionou o nome de Regina Duarte você deveria esclarecer que ela ocupa esse cargo na atualidade. Exemplo ” a atual secretaria Regina Duarte”, mas nesse caso você colocou ” A secretaria de cultura e sua secretaria a atriz Regina Duarte”. Você aplicou redundância. Se você está falando da secretaria da Cultura, logo está falando da pessoa que ocupa esse cargo.
    120, 120, 120, 120, 120
    600

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  2. Comentário geral: Boa redação. Introdução com tese, desenvolvimento bem articulado e com unidade de ideias. Gostaria de agregar com algumas observações. Conjugação dos verbos; no texto está, ´por exemplo: ” dimensões continental”. Letra maiúcula ao citar um ministério, mas no texto está, por exemplo: “ministério da educação”. ” através de escada rolante”. Através de = que se pode atravessar / Por meio de = por intermédio de. Por fim, uma vírgula ou outra.
    Competência 1: Uso correto do Português.
    160
    Competência 2: Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo.
    180
    Competência 3: Defender seu Ponto de Vista com argumentos.
    180
    Competência 4: Demonstrar capacidade de argumentação.
    180
    Competência 5: Elaborar a Proposta de Intervenção.
    180
    Nota: 880

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  3. Olá Léo.
    Boa noite.
    Sua redação melhorou muito!! E estamos começando a evoluir na estrutura de seu texto.
    Outro ponto positivo: Seus tópicos frasais estão muito bem estruturados.
    Porém, eles não conversam muito bem com as suas ideias.
    Agora vamos às melhorias a serem feitas.
    Primeiro, você comete alguns erros na pontuação, logo no primeiro parágrafo, antes de ”de maneira que” era pra ser vírgula. O mesmo se repete nos outros parágrafos, o que desconta muitos pontos na competência 1.
    Achei que seu desenvolvimento está muito simples, dá pra trabalhar mais nele.
    Vamos às notas:
    C1-120 (Erros graves no uso de pontos, e persistentes.)
    C2-160 (Demonstra um pouco do conhecimento do texto dissertativo argumentativo, usa áreas do conhecimento e aborda o tema completamente)
    C3-120 (Seus períodos estão muito confusos, o que demonstra falta de planejamento textual, e as áreas que você usou apenas explicitam o problema e não ajudam no seu posicionamento).
    C4-120 (Faltou conectivos).
    C5-200 (Perfeita)
    Portanto: 720
    Continue treinando que você melhora.

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  4. Boa noite Léo! Adorei a sua redação. Super criativa e objetiva. Seu tom clean é muito característico. Algumas dicas interessantes para você focar e deixá-la ainda mais recheada é o cuidado com o uso da vírgula e o uso de substantivos no plural/singular. Além disso, você pode também detalhar ainda mais o seu segundo parágrafo, expondo algum dado estatístico ou descrevendo as situações mencionadas. Por fim, sua proposta de intervenção é bastante envolvedora, para melhorá-la você pode descrever ainda mais como elas ocorrerão. Parabéns! Continue nesse caminho.

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  5. Olá, sua redação esta boa, porem precisa ter cuidado com algumas coisas:
    – na introdução, a ultima frase ficou confusa, desconectada com o texto ;
    -evite discursos indiretos como a primeira frase do desenvolvimento 1;
    – cuidados com os pontos finais, você usa muito, e em casos desnecessários, onde poderiam ser substituídos por vírgulas;
    -a introdução deve conter informações que estarão contidas no texto, deve introduzir;
    – a introdução esta expositiva, assim como os desenvolvimentos, cuidado, você deve argumentar e defender uma posição sobre o assunto, defenda mais;
    -use conectivos, eles deixam o texto coerente;
    – da onde você tirou que a ANCINE disse aquilo? Se expor um dado, tem que ser por completo, se não fica parecendo que foi algo inventado;
    – a proposta de intervenção deve responder 4 perguntas: Quem? O que? Como? Para que?
    – cuidado com o uso inadequado das virgulas;
    – cuidado com a linguagem do texto, tente deixá-lo mais formal, argumentativo ;
    – você não defendeu uma tese, e isso é essencial, o mesmo a aconteceu com uma posição sobre o assunto;
    – na Proposta de intervenção deve solucionar os problemas apresentados nos desenvolvimentos, cuidado.
    Sei que parece muita coisa, mas espero ter ajudado no possível. Boa sorte e qualquer coisa de me chama que o ajudarei no possível.
    Lembre-se que a pratica leva a perfeição, o mil vem aí.

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