Tema : “Democratização do Acesso ao Cinema no Brasil”

  • 0

A Constituição Federal de 1988 – norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro – prevê o direito à cultura e ao lazer como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase quando se observa a questão da democratização do acesso ao cinema no Brasil. Nesse sentido, essa problemática comprova que a concentração de salas de cinema nos grandes centros urbanos é fruto de um viés elitista e segregacionista o qual as cidades brasileiras foram construídas. Logo, torna-se inquestionável a necessidade de medidas que inibam essa adversidade.
Diante dessa realidade, pôde-se destacar a negligência governamental como impulsionadora do problema. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das instituições zumbis, criada pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que descreve que as instituições, embora presentes na sociedade, não cumprem com sua função social. Sob essa ótica, devido o baixo investimento do Estado nesse setor, é reforçada a concepção cultural de que a arte pertence e é direcionada aos mais favorecidos economicamente. Já que, moradores de periferia não possuem acesso à cultura, por não haver instalação de cinemas e teatros em sua região e pelos preços inacessíveis.
Somado a isso, a falta de incentivo ao governo pela população dificulta na execução da democratização do acesso ao cinema. Segundo o jornalista irlandês George Bernad Shaw “O progresso é impossível sem mudanças”. Analogamente, reivindicações da sociedade pela resolução desse impasse são necessárias para a realização de mudanças nessa área.
Portanto, medidas são necessárias para combater a ineficiência em democratizar o acesso ao cinema no Brasil. Para tanto, é dever do Ministério da Educação e da Cultura promover um maior acesso ao conhecimento e ao lazer, através de instalação de cinemas públicos nas áreas periféricas com preços mais acessíveis. Além de promover visibilidade dos centros culturais nas redes sociais e investir em reformas periódicas, a fim de assegurar a manutenção dos locais. Assim, o Brasil poderá, gradativamente, garantir que todos na sociedade tenham acesso à cultura e ao lazer, elencados na Constituição de 1988.

Compartilhar

3 Correções

  1. Só uma sugestão. voce pode citar da próxima vez as causas ou consequencias que irá abordar no seu desenvolvimento no final da sua introdução ou introduzir que irá esclarecer as causas ou consequencias durante o desenvolvimento como “Assim sendo, vale pontuar as causas (ou consequencias) dessa problemática para sua melhor compreensão e viabilização de medidas corretivas futuramente.

    • 1
  2. você utilizou bons argumentos mas senti falta da sua opinião no texto e deveria deixar mais claro a sua argumentação . Aconselho você a pesquisar por modelos prontos e saber adequá-los ao seu texto.
    c1: 120 pois senti falta da sua opinião no texto e de mais clareza da sua argumentação.
    c2:160 por você compreender a proposta do texto mas faltou melhorar a seu ponto de vista.
    c3:120 por você não ter colocada a causa e consequência dos fatos citados na redação.
    c4: 120 por faltar conectivos pois eles não deixam o texto repetitivo e também de sinônimos para evitar repetição caso tenha .
    c5: 120 por falta de detalhamento e não se usa dados estatísticos na conclusão . Sugiro que vc faça essas perguntas: Quem vai fazer/ o que fazer/como fazer/por meio de e a finalidade mas a citação da introdução. 640/1000

    • 1
  3. “Não se tem”, pois o não é atrativo, você não pode deixar o pronome átono após o verbo nesse caso.
    Não adicione mais informações na conclusão, apenas redija a proposta de intervenção com os agentes necessários. A conclusão tem que ser o check match do teu argumento você não pode acrescentar dados e opiniões, apenas reafirme o que já tinha colocado no inicio.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.