Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

  • 0

Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão deve possuir o acesso legal a cultura em prol dos seus direitos. Porém, a prática deturpa a teoria, já que é altamente notável o descumprimento dessa garantia, principalmente no quesito da democratização do acesso ao cinema no Brasil, visto que apenas a classe economicamente favorecida é beneficiada, enquanto a população carente é desfavorecida no que tange as grandes telas.

No filme “Cine holliúdy”, é retratado a chegada de um cinema em uma pequena cidade no interior cearense, onde muitos, daquele povoado, ficaram altamente entusiasmados com a chegada da nova invenção. Entretanto, é notável que um bom percentual de crianças e adultos, não possuem condições financeiras devidas, para frequentar o local. Tal sena, retrata a realidade de muitas pessoas, nas quais não obtém acesso telas de cinemas, seja por á ausência da estrutura cinematográfica em algumas cidades, ou por baixas condições na renda per capita.

É de suma importância ressaltar que nas sociedades brasileiras existe um viés elitista e segregacionista, em razão que a maioria dos centros culturais estão restritos as pessoas que possuem maiores condições econômicas e essa dinâmica errônea, não foi diferente com a chegada das grandes telas, tendo em vista que apenas 17% da população geral frequentam os cinemas, fazendo da segregação social, um característica brasileira.

Assim, é possível perceber que o debate a cerca da democratização do acesso aos cinemas é imprescindível na formação de uma sociedade mais igualitária. Cabe ao Ministério da Economia, juntamente com o Ministério  da Educação e da Cultura, disponibilizar verbas, visando à construção de cinemas gratuitos ou com preços acessíveis nas periferias, onde se localiza uma grande parte da população pobre, a fim de disponibilizar um maior acesso ao lazer e ao conhecimento, através das grandes telas obtendo contato com o mundo contemporâneo.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Vamos fazer umas observações na sua redação por parágrafos, ok?
    INTRODUÇÃO: ficou incrível, trouxe a alusão, a contextualização, mostrou qual o problema e ainda sua tese.
    D1: é interessante trazer obras cinematográficas, mas não esqueça de citar as referências ao autor das mesmas, dá mais credibilidade e ainda situa seu leitor. Cuidado com a gramática de algumas palavras, a exemplo, onde você escreve “sena” ao invés de “cena”. Ainda, a questão d acentuação, tem-se “seja por á ausência da estrutura cinematográfica”, esse “a” com acento agudo é desnecessário.
    D2: cite a referência do ano desse dado estatístico.
    INTERVENÇÃO: neste último parágrafo, você deve apresentar sua proposta de como mudar tal situação. Você seguiu uma estrutura interessante, e ainda respondeu aos tópicos exigidos.
    ATENÇÃO: se seu foco é ENEM, cuidado com o tamanho do texto.
    Em suma, parabéns pela sua redação. :)

    • 1
  2. Olá, Raquel!
    Primeiro : Na sua tese você coloCOU o A1 e o A2, isso está correto. Entretanto, ao desenvolver o seu texto no D1 você defendeu o A2 e no D2 você desenvolveu o A1. Te aconselho a desenvolver os argumentos respectivamente, A1 – D1 e A2 – D2.
    Segundo: Você, em todo o texto, utilizou poucos períodos, ou seja, utilizou frases muito extensas, deixando o texto cansativo. Consequentemente você não utilizou muitos conectivos.
    Terceiro: Na conclusão é necessário ter uma proposta de intervenção completa, contendo agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento. Entretanto, na sua conclusão eu identifiquei apenas 4 desses requisitos, não identifiquei o modo/meio. Deixe explicito, como por exemplo, por meio de…
    SUGESTÃO: Estude mais o que é cobrado em cada competência.
    C1:120
    C2:120
    C3:160
    C4:120
    C5:160

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.