Iniciante

Tema: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil.”

  • 1

No Brasil, ocorreu-se durante o processo de modernização das cidades no Rio de Janeiro, a pretensão para “civilizar” a população da época. Entretanto, às acometidas mudanças trouxeram consigo a eletricidade que possibilitou uma nova forma de lazer: o cinema. Porém, somente uma parcela dos indivíduos, tinha condições financeiras favoráveis para frequentar tal espaço. Já a outra parte das pessoas, não conseguiam ter a mesma possibilidade de acessar o mesmo.

Ademais, menos de 20% (vinte por cento) dos telespectadores ainda preferem ir assistir filmes nas telonas dos cinemas. O aumento das ferramentas ofertadas na “web”, favorecem cada vez mais a visualização das criações cinematográficas recentes no confronto de casa. Logo, assim, sendo bastante atrativo pelo público que busca uma diminuição no incômodo de ficar em longas filas ou com salas lotadas numa sessão.

Contudo, existem cidades com grande escassez de investimentos na infraestrutura urbana. Como por exemplo, os interiores dos estados brasileiros, onde são menos contemplados pela exibição de filmes nos lugares apropriados. Ainda, se é observado um mal fornecimento nas regiões Norte e Nordeste, periferias urbanas ou cidades com pequeno porte. Segundo, a filosofia Hannah Arendt, a essência dos direitos humanos, é o direto a ter direito. Ou seja, é de suma importância e relevância a garantia daquilo que se é dado ao cidadão cumprindor dos seus deveres dentro da sociedade vigente.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. O Governo Federal, juntamente com o auxílio da Agência Nacional do Cinema (Ancine), deve promover a acessibilidade dos menos favorecidos, a contemplação de filmes em suas respectivas cidades. Com construção, de cinemas ao ar livre estilo drive-in e criação de lugares com salas de cinemas em pontos estratégicos e com grande circulação de pessoas. E, assim, democratizar cada vez mais o acesso ao cinema no país.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii, tudo bem?
    1: Legal o repertório que você usou. Eu colocaria as causas e consequências na introdução, para situar o leitor do que será decorrido no texto.
    2: Faltou colocar a fonte do dado que você usou.
    Conforto*
    Falta de concordância: ¨sendo bastante atrativo para o público¨
    Acho que esse primeiro parágrafo de desenvolvimento não se conectou muito bem ao tema.
    3: Já nesse você focou na problemática. Você poderia colocar as consequências da democratização ou da falta dela.
    4: Boa proposta de intervenção, mas acho que faltou o detalhamento de algum dos elementos.
    Vírgula indevida: ¨Com construção de cinemas¨.

    • 1
  2. Gostei do texto,mas, no começo do texto você apontou um processo de modernização, entretanto não apontou qual é ele e quando aconteceu, isso deixa um pouco confuso, faz com que o leitor tenha que imagina quando isso ocorreu. No segundo paragrafo eu achei meio irrelevante para sua redação, já que não agrega a nada, só fala que pessoas veem filme pela televisão, ainda assim a sua problematização foi boa, você aponta fatos que acontecem em nossa realidade, interiores de alguns estados nem tem shopping, imagina só um cinema.
    Sua solução também foi legal, contudo eu faria diferente, foi uma proposta legal e diferente que eu poderia imaginar e isso me encantou, como também a citação de um autor, mostra que seu pensamento é baseado em algo, e isso e legal, não vou dar nota porque você não pediu, mas diria que é interessante sua redação.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.