Iniciante

Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

  • 3

Lumière,um dos criadores do cinema, não acreditava que o cinema tomaria grandes proporções e se tornaria um imenso sucesso em Paris e no mundo todo, inclusive no Brasil,tão pouco,que ele se tornaria um privilégio as camadas mais favorecidas da população e provocaria exclusão.
Desde a criação do cinema vários avanços na área da tecnologia ocorreram, o que possibilitou diversas melhorias nos cinemas, entretanto esses espaços se tornaram palco de desigualdade e exclusão, já que, em sua maioria possuem altos preços de ingressos, o que dificulta o acesso à eles por pessoas que possuem baixa renda.
Ademais, o baixo investimento na infraestrutura de cinemas mais acessíveis as pessoas e a falta de investimento nas áreas da cultura e da educação contribuem ao difícil acesso a esses locais pelas camadas mais pobres da população.Dados apurados pelo site meio mensagem comprovam que apenas 17% das pessoas vai ao cinema frequentemente, dados muito baixos comparados ao número de indivíduos que assistem filmes na televisão, uma porcentagem de 88%.
Com base nos argumentos apresentados faz-se necessário que o problema abordado seja solucionado.O Ministério da Cultura, juntamente com o MEC (Ministério da educação) devem promover um projeto que vise ampliar o acesso aos cinemas, fazendo com que os ingressos sejam gratuitos para aqueles que comprovarem ter renda igual ou inferior a um salário mínimo.Assim o número de pessoas que frequentam cinemas aumentará e contribuirá para a democratização do acesso a espaços culturais.

Compartilhar

5 Correções

  1. Essa correção foi editada.

    Comentário sobre as correções:
    Muito obrigada a todos que corrigiram, comentaram meus erros, me deram uma nota, eu escrevi está redação no enem do ano passado e reescrevendo aqui realmente percebi erros grotescos principalmente em relação à gramática. Honestamente achei que ia receber uma nota menor do que 800. Obrigada a todos, vocês são demais! Desejo que todos tirem uma nota alta no vestibular que vcs vão prestar e consigam seus objetivos <3 <3

    • 3
  2. Você tem boas ideias para argumentar, mas peca um pouco em relação a gramática e no desenvolvimento da argumentação. Tente ser mais coesa, coerente, objetiva e obter mais profundidade. Por exemplo, na sua introdução seria interessante deixar sua tese mais explícita e definida. Procure utilizar sinônimos, repetição de palavras cai mal.

    • 1
  3. Sua redação está boa, porém alguns fatores precisam de ajustes.
    No 1° parágrafo você se limitou muito apenas no pensamento da pessoa citada, poderia ter dado continuidade expondo seu ponto de vista (tese).
    Os parágrafos de desenvolvimento faltaram uma abordagem maior em relação aos dados que foram citados. Além disso você poderia ter adicionado alguma frase em seu texto.
    A proposta de intervenção ficou boa. Sugiro que faça um detalhamento do Agente ou Ação que se fala.
    Em geral: nota 860

    • 1
  4. Essa correção foi editada.

    1º parágrafo
    Repetição pouco espaçada da palavra “cinema” na primeira linha. É bom usar algum sinônimo, ou algo que retome a ideia;
    Se eu não me engano, vai crase em “às camadas”;
    O uso de “tão pouco” remete a “muito pouco”, “pouca coisa”. No contexto que você apresenta, o certo seria “tampouco”, que remete a “muito menos”, “sequer”.
    Considerações sobre a introdução: achei legal o repertório, ter começado por ele e a contextualização que você fez. Acredito que você poderia ter explorado mais a sua tese, principalmente a parte da “exclusão”.
    2º parágrafo
    *Acho* que faltou uma vírgula no início do parágrafo: “Desde a criação do cinema, vários avanços…”;
    Repetição de “cinema” e logo abaixo “cinemas”: Desde a criação do *cinema* vários avanços na área da tecnologia ocorreram, o que possibilitou diversas melhorias nos *cinemas*. Ainda nesse trexo, você poderia ter colocado um ponto final, em vez da vírgula e ter iniciado com “Entretanto, esses espaços se tornaram…”;
    No trecho “o que dificulta o acesso *à* eles”, é sem crase;
    Considerações sobre o desenvolvimento 1: legal você ter retomado a tese. Seria interessante você ter colocado algum repertório nesse desenvolvimento, ou algum dado, que reforce essa ideia dos preços e a exclusão.
    3º parágrafo
    Poderia ter relacionado os dados melhor com seu argumento.
    4º parágrafo
    Legal tua proposta
    Considerações gerais:
    Teus períodos são muito extensos, tenta colocar o mínimo de 2 ou 3 pontos por parágrafo. Tu sabes argumentar, tem ideias boas, acredito que você consegue uma nota boa.

    • 1
  5. *Competêncida I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 160. Erros gramáticos graves.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 160.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 120. Busque estudar sobre conectivos e os utilize bastante nas próximas redações.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 160. Proposta boa. Entretanto, cuidado com equívocos. Ministério da Cultura foi extinguindo, pelo governo regente, e o órgão, hodiernamente, responsável pela administração da cultura no país é a Secretaria da Cultura.
    [800]
    Parabéns!!!
    Até a próxima.😁

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.