Tema: Democratização da telemedicina no Brasil

  • 0

Saúde e desigualdade social

A pandemia do novo coronavírus tem provocado diversas alterações em todo o mundo, que podem, inclusive, tornar-se fixas na realidade pós-Covid. Nesse sentido, situa-se o estabelecimento da telemedicina no Brasil, que pode afetar diretamente a desigualdade social no âmbito sanitário.

Em abril deste ano, passou a ser permitido no Brasil o serviço da medicina por meio dos recursos tecnológicos. A nova modalidade (remota) é evidentemente benéfica num contexto pandêmico, em que são necessárias medidas de distanciamento social. No entanto, deve-se refletir sobre os efeitos acarretados por esse estabelecimento, também a longo prazo.

Normalmente, o Brasil possui grande concentração desigual de serviços médicos, de modo que as comunidades mais afastadas dos centros urbanos sofram com precariedade no atendimento sanitário, inclusive com ausência de profissionais qualificados. Sendo assim, a telemedicina pode favorecer um melhor atendimento médico a tais comunidades.

Por outro lado, a permissão da modalidade virtual da medicina pode intensificar a concentração de qualidade sanitária, fazendo com que os locais mais afastados fiquem mais restritos ao modo remoto, sem a consulta física, ou seja, com um atendimento bastante limitado.

Portanto, as autoridades políticas (Legislativo e Executivo) devem regulamentar a telemedicina como suporte para os casos mais leves no mundo pós-pandemia com o intuito de mitigar a falta de profissionais médicos. Nesse sentido, o Estado poderá atuar para aumentar o recurso presencial para os mais necessitados, bem como tem o dever de fiscalizar e exigir qualidade na modalidade remota da medicina.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oiie boa tarde,,
    Tudo bem?
    .
    Achei sua introdução legal, porém faltou um contexto ( citação, fato histórico) que vc deve associar ao tema, você escreveu algo legal para embasar, mais faltou realmente o contexto, e você só colocou uma causa em sua tese, eu recomendo de acordo com redações nota mil o uso de duas causas, uma para tratar no desenvolvimento 1 e outra para tratar no desenvolvimento 2. Sobre o seu segundo parágrafo eu achei bem confuso primeiro vc trouxe dados sobre, mais não houve a fonte que é algo muito importante, como também não falou sobre a causa que foi apontada no parágrafo um e você só foi falar lá no terceiro parágrafo, não sei se foi erro seu ter repartido seu texto em 5 parágrafos, já na sua conclusão vc não escreveu o modo, por fim sua redação trouxe bastante informações mais nada de fonte, tente colocar as fontes para ter mais credibilidade a causa pela qual está a defender. Boa sorte!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.