TEMA DA REDAÇÃO (Preconceito Linguístico no Brasil: O que é certo ou errado quando o assunto é língua)

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No gigante Brasil, conhecido principalmente pelo seu tamanho e suas diversas e ricas culturas, encontramos modos de vida muito abundantes, com diversos sotaques, diversos modo de viver, diferença entre o modo que encaram a escolaridade e o trabalho.

O padrão que as pessoas consideram o “certo”, vem do sudeste, por ter as capitais mais famosas do Brasil e uns dos maiores centros urbano. Fazendo assim os habitantes dessa área criar um ego de soberania e, contudo, julgando no ponto de vista deles o que seria certo ou errado.

A descriminação linguística não é algo para se deixar de lado, pois ela é um preconceito igual todos os outros, julga o modo que um indivíduo se comunica, sendo pela escrita ou pela fala. Muitas dessas vezes, podem ser enquadrados como xenofobia, pelo seu sotaque, que ao ponto de vista de quem o julga é errado, fugindo do padrão que ele está habituado a se comunicar.

O sotaque dessas pessoas pode variar, com isso aparentando falar errado, mas na verdade foi o jeito que ela está habituada a falar e isso podendo influenciar na escrita, pois ela irá achar, que o modo como fala é o certo e cometera erro na hora de escrever. Com tudo isso vem a famosa descriminação linguística.

Apesar de a constituição, falar que garante a dignidade moral do indivíduo, muitas pessoas ainda sofrem por esse tal preconceito. Para minimizar tais efeitos, preconceituosos deveriam ser punidos, as pessoas com esse problema terem seus direitos garantidos, que haja auxílios para locais do brasil onde não há um fácil acesso a escolaridade, ou até mesmo, para os casos mais agravados, uma aula pública e de fácil acesso de fonoaudiologia.

 

 

Felipe Castro

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7 Correções

  1. Não entemdo muito mas vamos lá.
    Primeiro acho que você precisa criar uma tese, deixar ela bem explícita na introdução..
    *mas na verdade foi o jeito que ela está habituada a falar* poderia trocar por: mas, na verdade é a forma na qual ela está habituada a falar.
    E na proposta de introdução qual seria a punição?

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  2. Senti falta de uma tese evidente logo no primeiro parágrafo do texto. Você escreve bem e apresenta ter bastante domínio sobre o que fala senti falta de conectivos,algumas palavras desnecessárias ou que poderiam ser trocadas como:”gigante,acho”.
    Por ser um texto argumentativo (proposta enem) senti falta de uma argumentação centrada.
    A proposta de intervenção podia ser mais detalhada e específica (ex: quem vai fazer? o que será preciso fazer? por qual meio? qual a utilidade,como o Brasil irá melhorar depois disso?)
    Mas,no geral você escreve muito bem !!!

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  3. Bem! Boa noite,
    Sua Redação está meio fora da estrutura de um padrão de uma redação, seja ela para o Enem o outros vestibulares. Porém você escreve bem, tem argumentos ótimos e sabe muito bem entender a proposta apresentada pelo tema.
    Foi muito bom relacionar a problemática com o Brasil, isso já é de grande importância.
    Obs: busque trabalhar mais estrutura, acho que você trabalhando isso, realizará uma boa Redação.
    Boa Sorte e bons estudos!!!

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  4. Geralmente,se faz redação com 4 parágrafos,mas 5 também não é coisa de outro mundo. Primeiramente,esse “gigante” está irrelevante e desnecessário aí. Porém,ao decorrer da leitura,foi bom mostrar o reconhecimento do Brasil,uma vez que seu tema é preconceito linguístico no Brasil. Ademais,você quase não apresenta repertório,o vocabulário da redação também se mostra vazia,assim como suas teses. Agentes interventores e citações são bastante essenciais em uma redação.
    Procure estudar mais!

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  5. No gigante Brasil, conhecido principalmente pelo seu tamanho e suas diversas e ricas culturas, encontramos modos de vida muito abundantes, com diversos sotaques, diversos modo(s) de viver,(substitua essa vírgula por “e também”) diferença(s) entre o modo que encaram a escolaridade e o trabalho.
    O padrão que as pessoas consideram o “certo”,(não se separa sujeito da ação-vírgula) vem do centro-oeste, por ter as capitais mais famosas do Brasil e ser uns dos maiores centros urbano(s). Fazendo assim os habitantes dessa área criar(criarem- sujeito “eles”=plural) um ego de soberania e, contudo (existe um uso equivocado de ‘contudo’,já que o mesmo dá a ideia de contrariedade, e nesse caso houve uma ‘adição’ à ideia apresentada anteriormente, pode ser substituído por “com isso”, “consequentemente” ou outro elemento que represente adição de ideias visando dar coesão ao seu texto), julgando no (pelo) ponto de vista deles o que seria certo ou errado.
    A descriminação linguística não é algo para se deixar de lado, pois ela é um preconceito igual a (pois tudo que é igual é igual a alguma coisa, sendo assim o uso da preposição “a” se torna obrigatória) todos os outros, julga o modo que um indivíduo se comunica, sendo pela escrita ou pela fala. Muitas dessas vezes podem ser enquadrados (enquadradas- sujeito ainda era “descriminação linguística”, que é feminino) como xenofobia, pelo seu sotaque, que ao ponto de vista de quem o julga é errado, fugindo do padrão que ele está habituado a se comunicar.
    O sotaque dessas pessoas pode variar, com isso aparentando falar errado, mas na verdade foi o jeito que ela está habituada a falar e isso podendo (pode ou acaba podendo) influenciar na escrita, pois ela irá achar,(não se usa vírgula nesse caso, já que vc estará separando o objeto do verbo) que o modo como fala é o certo e cometera erro(s) na hora de escrever. Com tudo isso, vem a famosa descriminação linguística.
    Apesar de a constituição, (não se separa sujeito da ação-vírgula) falar que garante a dignidade moral do indivíduo, muitas pessoas ainda sofrem por esse tal preconceito. Para minimizar tais efeitos, preconceituosos deveriam ser punidos, (e para que) as pessoas com esse problema terem seus direitos garantidos, que haja(m- “auxílios” está no plural) auxílios para locais do brasil (Brasil) onde não há um fácil acesso a escolaridade, ou até mesmo, para os casos mais agravados, uma aula pública e de fácil acesso de fonoaudiologia.
    Bom, acredito que você poderia ter se aprofundado mais na introdução, colocando citações ou dados e estatísticas sobre o preconceito linguístico ou sobre a variedade linguística no Brasil. Você poderia ter se aprofundado um pouco mais também no seu desenvolvimento, com pelo menos mais um argumento e algum dado que afirmasse a sua tese, e sobre a sua conclusão, você poderia detalhar mais a sua proposta de intervenção, colocando “como” e “por quem” ela seria executada, por exemplo, por ações do governo (agente) por meio de campanhas, criação de leis, projetos sociais (os meios), e sempre explicar como eles funcionariam, e não apenas citá-los. Gramaticalmente, estar mais atento no uso de conectivos e nas concordâncias verbais e nominais.
    1. Domínio da escrita formal em língua portuguesa – entre 80 e 120
    2. Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento – 120
    3. Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos- entre 80 e 120
    4. Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação-120
    5. Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos- entre 80 e 120
    Nota Final- entre 500 e 600
    **Antes de escrever a sua redação, faça um rascunho com suas ideias e separe aquelas que mais se parecem em grupos e assim desenvolva seu argumento ou verifique se elas possuem alguma relação entre si, como de causa e consequência, assim você pode uni-las em um só argumento, dessa forma você cria mais argumentos e enriquece seu texto, já que seu desenvolvimento não vai estar baseado em um só argumento que foi separado em várias ideias parecidas ao longo da redação. E antes de passar a limpo, releia o seu texto verificando se existe coerência entre as ideias apresentadas nos seus parágrafos e argumentos ( se for preciso, você pode mudá-los de lugar para facilitar o entendimento),e veja também se suas frases estão bem “conectadas”( com o uso correto dos conectivos). Espero ter te ajudado!

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  6. Olá, boa tarde. Primeiramente, na introdução está fraca, pois não apresenta uma alusão histórica ou frase de sociólogos, filósofos, pessoas de grandes destaque.
    Os desenvolvimentos estão faltando clareza por apresentar diversas palavras repetidas seu texto está ruim até para ler.
    Não há tantos conectivos, use mais eles. Onde você tirou que as o Centro-Oeste tem as capitais mais famosas?
    * julga o modo que um indivíduo se comunica, sendo pela escrita ou pela fala. Quando falamos não podemos corrigir outras pessoa,mas na escrita deve apontar o erro sim.
    Sua PI está vaga, podendo ser mais detalhada.

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  7. Olá, percebi algumas coisas na sua redação que acho que pode te ajudar se você melhorar como: colocar no primeiro parágrafo as duas teses que você irá usar nos outros 2 parágrafos seguintes, para na hora da redação em alguma prova o corretor possa ver com clareza sobre quais assuntos está problematizando.
    Atenção aos erros de ortografia, como por exemplo: no 3 parágrafo você colocou a palavra “descriminação”, sendo que o certo seria “discriminação”, pois elas tem significados diferentes podendo afetar seu texto.Cuidado com a repetição de palavras, os corretores olham muito isso, então é sempre bom evitar!
    E no último parágrafo, te aconselho a colocar quem fará a ação como por exemplo você poderia falara que o Ministério da Educação poderia disponibilizar aulas em locais onde não tem muitas escolas para que…(acrescenta o motivo pelo qual o Ministério deveria fazer a ação)

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