Tema: Cultura e saúde mental

  • 0

Nas apresentações teatrais Gregas, os atores encenavam situações cotidianas como forma de manipular o comportamento dos telespectadores, e assim manter a sociedade em ordem. Essa ação foi utilizada mais tarde por Roma, e recebeu a denominação de pão e circo. Em paralelo a esse fato, a cultura age no Brasil controlando os cidadãos e refletindo consequências ao equilíbrio psíquico.
Convém ressaltar a princípio, o papel da cultura como forma de manipulação do indivíduo. Nesse contexto, baseia-se a teoria da indústria cultural de Adorno, na qual explica que as artes e a mídia em geral funcionam como fábricas, que produzem pensamentos e opiniões.               Desse modo, surge a moda e a estética, que são incentivadas por filmes, séries e novelas. Esses aspectos nas últimas décadas tem sido um fator sintetizado pela expressão “sine qua non”, ou seja, indispensável, para muitas mulheres e homens. Não obstante, essa questão torna-se um impasse quando tratada erroneamente.
Outrossim, é importante ressaltar que o excesso da busca pela moda e estética podem ser o reflexo de uma saúde mental desequilibrada. De acordo com Ludwig Von Mises, o homem tende a maximizar a sua felicidade, dessa forma a procura por procedimentos estéticos tem crescido drasticamente, segundo o data folha. No entanto, o que pouco se analisa é que esse crescimento deve-se a insatisfação individual com o corpo, causada por inseguranças em relação à aparência, que juntas podem resultar em doenças físicas e psicológicas como a bulimia e a anorexia. Logo, nota-se a influência que as manifestações culturais possuem na saúde mental.
Em suma, medidas que minimizem a ação da cultura no equilíbrio do bem estar mental precisam ser tomadas. O Ministério da Educação e da Saúde, em parceria com as escolas municipais e privadas devem elaborar cartilhas com linguagem simples e em formas de gibis, que incentivem a auto aceitação e a auto-estima, a fim de diminuir a influência que a cultura possui nas aparências pessoais, e consequentemente na saúde mental. Além disso, a mídia televisiva por meio de comerciais curtos e objetivos exibindo situações cotidianas devem conscientizar a população sobre os possíveis frutos que os filmes e as novelas podem gerar no comportamento individual. Com essas ações, talvez, o Brasil tornar-se-á incomparável com a Grécia antiga.

Compartilhar

1 Correção

  1. Não gostei desse “talvez” aí no final da conclusão. Sua conclusão foi boa gostei tirando o “talvez” ((( ..
    Só que a introdução eu não achei sua tese , e o desenvolvimento me deixou confusa …como assim a cultura pode vir a trazer problemas de auto estimam? Não seria a mídia que transforma a cultura em um padrão de beleza? Vc tem potencial continua escrevendo …te daria 620 pontos .

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.