tema: cultura do cancelamento

  • 1

O termo cultura, baseia-se na cresça do iluminismo de que se deve observar e estudar a contínua e permanente evolução da humanidade inclusive elementos e comportamentos. Hodiernamente, com o advento a tecnologia, várias culturas foram difundidas no meio social. Por essa razão, a sociedade encontra entraves no que tange á cultura do cancelamento. Tal fato social, pode ser minimizado, seja por métodos contra a propagação do discurso de ódio, seja pela orientação sobre a conduta diante das redes sociais.

Em primeira análise, é válido destacar que o termo “cultura do cancelamento” ganhou destaque nos últimos anos, onde pessoas e empresas já foram canceladas,ou seja, ignoradas e excluídas  como forma de justiça social. Consoante Michael foucout, em sua teoria da microfísica do poder,para controlar uma população ou um grupo é preciso controlar os micropoderes, controlando o cotidiano das pessoas. Dessa forma, fica claro que com a polarização da internet, tornou-se mais fácil ter o controle da vida das pessoas que dependem  das mídias sociais para sobrevivem. Sendo estes, alvos diariamente do cancelamento digital.

Outrossim, é importante salientar também que , muita pessoas usam da liberdade de expressão para atacar e ofender influencias digitais difundindo o discurso de ódio sobre a sociedade. Conforme Thomas Hobbes defendia a ideia, na qual os homens só podem viver em paz se concordarem a submeter-se a um poder absoluto e centralizado. Nessa perspectiva, torna-se evidente que o bom convívio nas redes sociais esta intimamente ligada a subordinação das pessoas por parte dos internautas e seguidores que exercem um grande poder de julgar atitudes considerados certas ou erradas.

Convém, dessa forma,  aos veículos de mídia em uníssono com os usuários das redes sociais, a promoção do combate ao discurso de ódio, por intermédio de publicações que incitem a conscientização, com o fito de mitigar a difusão dessa problemática. Ademais, gozando da rapidez da disseminação informações na internet, é imperioso que o ministério da educação,crie um método de orientação sobre o devido uso das redes sociais, recorrendo á cartinhas informacionais modelo, sobre o devido uso das redes sociais e sobre a consequências de seus atos, afim de que promova um bom convívio virtual.

se puder corrigir com as competências do Enem, agradeço!

Compartilhar

2 Correções

  1. Texto muito bom, cujo principal problema é a prolixidade, que torna difícil acompanhar o nexo das ideias, deixando o texto às vezes ambíguo, às vezes obscuro. Há pelo menos um trecho e uma expressão ininteligíveis. Atacar influencias digitais? Como assim? Bons influenciadores? Ter Controle da vida das pessoas que dependem das mídias digitais ? da vida profissional ?

    É muito bom o paralelo que traça entre o cancelamento e as más práticas empresariais, com a possibilidade de reparação social…

    C1 : 160
    C2 : 200
    C3 : 160
    C4 : 160
    C5 : 160

    NOTA : 840

    • 0
  2. INTRODUÇÃO:
    -contextualizou;
    -problematizou;
    -apresentou tese, demonstrando planejamento prévio (como pedido na competência 3).

    DESENVOLVIMENTO 1:
    -apresentou ponto de vista;
    -fundamentou;
    -objetivou.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    -apresentou ponto de vista;
    -fundamentou;
    -objetivou.

    CONCLUSÃO:
    -não retomou o tema;
    -faltou o detalhamento na proposta 1;
    -não reafirmou o tema.

    ALGUNS PROBLEMAS:
    -uso de vírgula
    -crase, na linha 4 foi usado o acento agudo (´) em vez do acento grave (`)
    -norma culta

    PONTUAÇÃO:
    C1-160
    C2-200
    C3-200
    C4-200
    C5-160
    Total: 920

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.