TEMA: Crise hídrica no brasil (reescrito)

  • 0

Oii gente, tudo bem? se puderem por favor corrijam com base nas competências do Enem. Desde ja agradeço pela leitura e correção.

 

No que concerne a crise hídrica no Brasil, é possível afirmar que é um problema que vem se tornando cada vez mais agravada em várias áreas do país. Logo, diante disso, faz – se necessário a análise das causas dessa problemática que são: A poluição e uma má distribuição.

Em primeiro plano, vale ressaltar a poluição hídrica causada pelas industrias que mesmo com leis contra isso, continuam a lançar resíduos tóxicos em grande quantidade nos rios como uma das principais causadoras da escassez de água, já que, a degradação dos recursos hídricos compromete não só a cadeia alimentar e os ecossistemas, mas também atinge a oferta de água potável no mundo. Diante do exposto, é importante lembrar do seguinte provérbio indígena que crítica a poluição causada pela ação humana, “Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não se pode comer dinheiro.”

 

Ademais, destaca – se a má distribuição que contribuí para a escassez em algumas regiões do Brasil. Segundo a Ong, repórter Brasil, no centro – oeste é distribuída 15% de água potável, no sul e no sudeste 6% e no nordeste apenas 3%. Nesse sentido, a falta de água prejudica bastante os moradores dessas regiões, uma vez que não tem água o suficiente para beberam, para a higiene básica, e para regarem as suas plantações, o que causa também uma falta de alimentos. Logo, a crise hídrica deve ser solucionada urgentemente para evitar que mais infortúnios como esses continuem a acontecer.

Portanto, a crise hídrica no Brasil deve ser combatida. Para isso, cabe ao Governo Federal juntamente a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – como responsável por promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário fiscalizar possíveis poluidores como as fábricas e indústrias a fim de preservar as nossas águas doces. Ademais, o Governo Federal juntamente a Agencia nacional de águas e saneamento básico (ANA) – como responsável por garantir a segurança hídrica no país. Construir por meio de investimentos, cisternas para armazenar e conservar água potável e a água das chuvas em regiões em que a distribuição é desigual. Assim, todos os cidadãos brasileiros terão acesso á água.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii, não sou professora mas vou tentar te ajudar com o que sei.
    1- Eu acho que faltou repertório e tese na sua introdução. Você poderia ter usado a Revolução Industrial como um repertório, já que ele marcou o início da poluição dos rios e oceanos.
    •Você usou os conectivos certos.
    • Eu acho que você poderia melhorar a apresentação dos argumentos, excluir esse “que são:” e botar “como a poluição e a má distribuição desse recurso.”
    2- Você tem uma boa argumentação, porém faltou um pouco de organização.
    •Eu não acho que seja uma boa ideia utilizar provérbios como repertório e o repertório não pode ser a última parte do parágrafo de argumentação.
    •No primeiro período do parágrafo de argumentação você apresenta o argumento, no segundo período você apresenta o repertório e no terceiro período você argumenta.
    3- Seu segundo parágrafo de argumentação ficou muito bom. No primeiro período você apresentou o argumento, no segundo período você apresentou o repertório e no terceiro você argumentou muito bem!!
    4- Sua conclusão está PERFEITA!!

    • 1
  2. No que concerne a crise (*à crise*) hídrica no Brasil, é possível afirmar que é um problema que vem se tornando cada vez mais agravada (*agravado *) em várias áreas do país. Logo, diante disso, faz – se necessário (*à*) análise das causas dessa problemática que são: A poluição e uma má distribuição. (*da agua*)
    (O seu paragrafo esta muito escasso, lembre-se que o objetivo da introdução é introduzir o tema, então abuse mais das informações nesse paragrafo. Porém ótima tesa.)
    Em primeiro plano, vale ressaltar a poluição hídrica causada pelas industrias (*indústrias *) que mesmo com leis contra isso, continuam a lançar resíduos tóxicos em grande quantidade nos rios como uma das principais causadoras da escassez de água, já que, a degradação dos recursos hídricos compromete não só a cadeia alimentar e os ecossistemas, mas também atinge a oferta de água potável no mundo. Diante do exposto, é importante lembrar do seguinte provérbio indígena que crítica (*critica *) a poluição causada pela ação humana, “Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não se pode comer dinheiro.”
    (Voce fez um paragrafo bom, seu desenvolvimento tem ação, causador, o porque e as consequências, porem esta mal organizado, o texto tem período muito logos e o repertorio no final do paragrafo não é um bom fechamento, opte por usar o repertorio no inicio.
    Ademais, destaca – se a má distribuição que contribuí (*contribui*) para a escassez em algumas regiões do Brasil. Segundo a Ong, repórter Brasil, no centro – oeste é distribuída 15% de água potável, no sul e no sudeste 6% e no nordeste apenas 3%. Nesse sentido, a falta de água prejudica bastante os moradores dessas regiões, uma vez que não tem água o suficiente para beberam (*beber*), para a higiene básica, e para regarem as suas plantações, o que causa também uma falta de alimentos. Logo, a crise hídrica deve ser solucionada urgentemente para evitar que mais infortúnios como esses continuem a acontecer.
    (ao contrario do D1, seu desenvolvimento 2 esta impecável, desenvolveu bem as ideias em uma ótima organização, parabéns.)
    Portanto, a crise hídrica no Brasil deve ser combatida. Para isso, cabe ao Governo Federal juntamente a Agencia (*Agência*) Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – como responsável por promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário fiscalizar possíveis poluidores como as fábricas e indústrias a fim de preservar as nossas águas doces. Ademais, o Governo Federal juntamente a Agencia (*Agência*) nacional de águas e saneamento básico (ANA) – como responsável por garantir a segurança hídrica no país. Construir por meio de investimentos, cisternas para armazenar e conservar água potável e a água das chuvas em regiões em que a distribuição é desigual. Assim, todos os cidadãos brasileiros terão acesso á água (* à água.*)
    (Otimo paragrafo, parabéns!)

    Competência 01- 160
    Competência 02- 200
    Competência 03- 160
    Competência 04- 200
    Competência 05- 200
    NOTA- 920

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.