Doutor

Tema: Crescimento da população de rua antes e depois da pandemia

  • 1

Inicialmente, segundo o filme “À procura da felicidade”, mostra-se a dificuldade das pessoas que residem nas ruas. Da mesma forma, ocorre na sociedade brasileira, e com a pandemia da Covid 19, intensificou ainda mais as pessoas não saírem desse cenário. Consequentemente, o aumento dos brasileiros sem moradia é ainda notório, devido ao desemprego e pela ausência de apoio das autoridades para com a população de baixa renda.

 

Embora, o desemprego caiu para 11,6% em novembro de 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda é preocupante a quantidade de cidadãos que ocupam as ruas do país, em decorrência das demissões. Por conseguinte, essa parcela não pode pagar suas contas, como o aluguel e dessa maneira a única alternativa desses brasileiros é a moradia nas ruas das cidades. Além disso, como mostra o trecho da música Desemprego de Renato Russo: “Não compro alimento”, nota-se que as necessidades básicas de um indivíduo se extingui nesse contexto.

 

Ademais, os direitos fundamentais que são garantidos na Constituição Federal de 1988, não são de fato cumpridos para tais cidadãos. Nesse ponto de vista, a saúde dessas pessoas são afetadas, por consequência do endividamento e a falta de apoio do Governo em oferecer oportunidades trabalhistas a essa parcela da sociedade. Tal relação é divergente ao pensamento de Thomas Hobbes sobre o contrato social, em que o Estado deve velar e garantir a segurança do povo. Assim, esses brasileiros estão em vulnerabilidade social que necessitam do apoio estatal.

 

Portanto, tal problemática deve ser solucionada. O Ministério da Educação deve capacitar esses cidadãos carentes, através de cursos profissionalizantes, para assegurar o emprego e não ser submetido a moradia nas ruas. Também, o Governo Federal tem o compromisso de auxiliar a reabilitação dos moradores de rua, com um projeto que integra uma colaboração, de modo que esses brasileiros possam evitar essa vivência. Assim, limitará esse quadro no Brasil.

Compartilhar

4 Correções

  1. Vou deixar algumas sugestões para mudar .
    Introdução: O “Da mesma forma” seria melhor substituir por outra expressão . Talvez poderia ser por “Na realidade”; “Nesse contexto”.
    2º parágrafo: Ao iniciar o parágrafo poderia substituir o conector “embora” por outro conector . Sugestão de reescrita seria “Nessa perspectiva, embora….” Faltou o último período com um comentário, resumo e efeito.
    3º parágrafo : Faltou depois de Thomas Hobbes falar brevemente quem é ele . Exemplo: ” divergente ao pensamento do filósofo inglês Thomas Hobbes sobre” . Fiz um pequena reescrita nesse período . Nesse parágrafo colocou o período final que faltou no parágrafo anterior.
    Conclusão: Poderia ter um período inicial retomando a tese apresentada na introdução. Faltou o detalhamento de algum na proposta de intervenção entre o agente , ação, meio/modo, finalidade .Veja entre esses qual prefere. Ótimos estudos

    • 1
  2. Você fez um bom trabalho ao escolher os argumentos e informações para usar em sua redação, no entanto, perdi o parágrafo de desenvolvimento em seu currículo de redação. Não esqueça que a escrita tem que estar “conectada” ao que você está defendendo do início ao fim.
    Você também usa algumas conjunções inadequadas, como no caso de “embora”, e repete alguns “asim”. Ainda assim, o bug dessa habilidade não é suficiente para dar algum desconto na pontuação, mas pode ser melhorado.
    A conclusão carece de mais detalhes.
    No entanto, sua escrita é muito boa e tem potencial para tirar notas altas.

    • 0
  3. Introdução: Eu vi alguns erros de pontuação, como por exemplo “Da mesma forma, ocorre na sociedade brasileira, e com a pandemia da Covid 19, intensificou ainda mais as pessoas não saírem desse cenário”. O correto seria “Da mesma forma ocorre na sociedade brasileira, e com a pandemia da Covid-19 intensificou ainda mais as pessoas não saírem desse cenário”.

    Como citado nas outras correções, e eu também senti falta disso, faltou um detalhamento maior da sua proposta de intervenção.

    • 0
  4. Olá, você selecionou bem os argumentos e informações a serem utilizados na sua redação, entretanto, senti falta nos parágrafos de desenvolvimento da sua retomada para a tese. Não esqueça que a redação deve estar “amarrada” com aquilo que você defende do inicio ao fim.
    Você também utilizou alguns conectivos que nao ficaram tão adequados, como o caso do “embora” e repetiu alguns como o “assim”. Porém, nao houve erros suficientes nessa competência para sofrer algum desconto na pontuação, mas pode ser melhorado.
    Na conclusão faltou um detalhamento maior.
    Entretanto, sua redação está muito boa e tem potencial para conseguir um nota altíssima.
    Segue as notas que eu atribuiria para ela:
    COMPETÊNCIA I: 160
    COMPETÊNCIA II: 200
    COMPETÊNCIA III: 200
    COMPETÊNCIA IV: 200
    COMPETÊNCIA V: 160
    TOTAL: 920

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.