Ciência em débito.
“Estrelas além do tempo” é um filme lançado em 2016 que se situa durante a Guerra Fria onde mulheres negras demonstram-se essenciais na equipe científica altamente respeitada pela nação. Caso hoje, houvesse uma necessidade do Brasil em possuir um grupo de cientistas, o mesmo respeito e credibilidade não seriam confiados a profissão. Com a disseminação incontrolável de “Fake News” (notícias falsas) e a falta de informação em relação ao: “o que é” e “o que faz” a ciência, a profissão está cada vez mais em débito e descredibilitada na população.
Em primeira análise, não é novidade que as “Fake News” estão cada vez mais comuns. Segundo o site G1, mais de 70℅ dos brasileiros, em 2020, com internet, já acreditaram em alguma notícia falsa. Essa realidade não é diferente quando se trata da ciência, já que esta é um dos maiores alvos das “Fake News” e impacta diretamente na opinião pública sobre ciência.
Em segunda análise, a falta de informações- fomentadas principalmente pelas “Fake News” -distorcem a realidade científica e ofuscam a verdade. Segundo a entrevista de 2015 da Fapesp, 77℅ dos entrevistados não sabiam dizer o nome de nenhuma instituição de pesquisa científica, por mais que apoiassem a ciência.
Em vista dos argumentos apresentados observa-se que a descredibilização da ciência só pode ser combatida através da democratização das informações científicas. É necessário que as universidades e os principais centros de pesquisa científica- como a Fiocruz- abram para a comunidade o acesso – gravado ou ao vivo- a fóruns, debates e inovações científicas descobertas por esses. Assim, tanto a falta de conhecimento em relação a profissão quanto o combate as Fake News –já que agora ampliaram o conhecimento do que é ou não verdade- quitaram o débito da desconfiança e aumentaram a credibilidade da ciência podendo até fazer o Brasil agir como a nação do filme.
EaSy
Olá. A sua introdução ficou bem organizada e sua citação contextualizou muito bem o tema. Porém a sua frase ” Caso hoje, houvesse uma necessidade do Brasil em possuir um grupo de cientistas” a vírgula entre hoje e houvesse está indevida. No desenvolvimento eu senti falta do seu ponto de vista, e isso tornou o seu desenvolvimento muito expositivo. Além disso você tangenciou um pouco o tema por falar somente sobre as Fake News como fator do problema. Você poderia ter citado outro fator para complementa-lo. A sua conclusão ficou bem extensa, e eu te aconselho a ser o mais objetiva possível na sua conclusão, deixando bem claro o : agente + intervenção + meio + detalhamento + consequências de sua intervenção.
claratkm27
Na sua citação sobre o filme “Estrelas além do tempo” você colocou “é um filme”, poderia ter usado “foi um filme lançado em 2016”. (introdução)
O texto está muito bom e você poderia ter usado mais conectivos. Nos desenvolvimentos (01 e 02) está vaga e acredito que o uso de mais informações ficaria melhor.
Já na conclusão, o parágrafo está grande e senti um pouco a falta de um agente para resolver o problema. Você poderia ter comentado sobre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O parágrafo está grande e você poderia ter sido mais objetiva.
Espero ter ajudado! ;)