TEMA: CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE. (MODELO ENEM)

  • 0

<span;>Em seu livro “A velhice”, Simone de Beauvoir, escritora e ativista Política, afirma que o indivíduo ao recatar-se, acaba por esquecer-se da necessidade de um ombro amigo. Por analogia, tal ideia se reflete no cenário hodierno, pois, mesmo que a sociedade já tenha evoluído exorbitantemente nas últimas décadas, ainda é notória a dificuldade de grande parte dos cidadãos brasileiros em ter diálogos saudáveis com amigos ou familiares. Por consequência, substancial parcela da população é vitimada por casos de depressão. Desse modo, urge analisar as causas que protagonizam o revés, a saber, as concepções ultrapassadas e a negligência familiar.
<span;> Vale ressaltar, em primeiro lugar, que as visões conservadoras por parte de algumas pessoas corroboram com o problema. No filme “Cake – uma razão para viver”, da plataforma Netflix, a protagonista Nina, por estar sozinha e não conseguir superar suas frustrações, comete suicídio. Fora da ficção, esse é um fato que ocorre com uma aterrorizante frequência na nação brasileira, infelizmente,  mostra-se secular, uma vez desde a colonização os povoadores acreditavam que para “amadurecer” seria necessário “dar liberdade” ao filho, pensamento precipuamente das classes mais desfavorecidas. Nesse viés, os dogmas retrógrados ainda refletem na vida de alguns jovens que, muitas vezes, pela ausência do tal “ombro amigo”,  não conseguem ultrapassar suas barreiras individualmente e, nos piores casos, cometem suicídio.
<span;> É preciso, ademais, destacar a incúria constituída no núcleo familiar como outra peça-chave do problema. Acerca disso, como já dizia Willian Shakespeare, “Sábio é o pai que conhece o seu próprio filho”. Sob esse prisma, a ideia de Shakespeare vai de encontro à conjuntura atual, uma vez que o desafio dos genitores é quebrar os tabus socialmente estabelecidos e, assim, orientar seus filhos, o que se configura como um passo para entendê-los, bem como atenuar os males causados pelo isolamento. Percebe-se, pois, o quão grave é a falta de responsabilidade de alguns pais.
<span;>  Portanto, a fim de promover conversas construtivas entre os indivíduos, cabe ao Conselho Federal de Psicologia, em parceria com o Ministério da Saúde, mediante implementação de Políticas Públicas, efetuar a criação de projetos voluntários que visem a abertura e disponibilização de clínicas com atendimento gratuito em todo o território nacional. Somente assim, será possível combater a alienação implantada na sociedade e evitar o surgimento de casos como o de Nina, pois, só conversando a gente se entende.

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa noite, tudo bem ?
    Me chamo Kauany, ainda sou estudante mais vou tentar te ajudar kkk.

    MODELO ENEM
    C1:120
    C2:160
    C3:110
    C4:180
    C5:190
    NOTA: 760

    C1: Encontrei alguns “vicios de linguagens” um pouco presentes no texto como :
    –> Eco, repetições sonoras: “mentem”; “ção”; “-se”; “esse”
    –> Pleonasmo, repetições desnecessárias de palavras ou ideias: “Por analogia, tal ideia”
    Também encontrei um pouco a falta de sensibilidade na redação, ao citar mais de uma vez a palavra “suicidio” gera uma insensibilidade no texto.
    Fora isso, a decorrente falta de pontuação, uso errado da virgula em algumas partes.

    C2: Ao meu ver você entendeu bem o tema, mais focou muito em áreas especificas como a do suicidio. Quando se usa palavras de impacto, acho que é necessário algumas palavras de suavilização para que não haja um foco exurbitante nesta palavra de impacto.

    C3: Você soube desenvolver muito bem os argumentos e as informações, mais do meu ponto de vista pecou bastante na organização , o que atrapalhou um pouquinho na coerencia do texto.

    C4: Sua linha de pensamento lógico é incrivel, impecável, mais como dito anteriormente houvesse uma desordem na estrutura dos argumentos e um pouco na ligação entre eles.

    C5: A construção da proposta está excelente, não sei de qual estado que você , mais essa proposta já existe, mais daquele jeito brasileiro, tanto que ela é assegurada pelo art. 6 da constituição federal, onde se prioriza os direitos sociais. Não sei se eles levam em relevancia isso no enem, caso voce saiba que não, então considere sua nota nessa parte para 200.

    Em geral, eu amei seus argumentos e seus repertórios mais acho que exagerou um poquinho nos conectivos e uso de algumas palavras. Palavras dificeis são boas de usar, mais é necessário fundamentar algumas bases para usa-las, para o texto não ficar tão desigual. Enfim essa é minha humilde opinião kkk, pode discorda a vontade e espero ter ajudado.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.