Iniciante

TEMA: CONSEQUÊNCIAS DA OCUPAÇÃO URBANA DESORGANIZADA NO BRASIL

  • 0

TEMA: CONSEQUÊNCIAS DA OCUPAÇÃO URBANA DESORGANIZADA NO BRASIL

            O livro “Cidades industriais”, produzido pelos escritores italianos Fábio Vellucci e Graciliano Mannarino, retrata o caos urbano existente na sociedade moderna, marcado pelo crescimento desmedido das grandes cidades. Tal ilustre obra literária, em paralelo à realidade contemporânea, evidencia as consequências danosas provocadas pela ocupação do espaço urbano, o qual se mostra desorganizado. Esse cenário desafiador coloca em xeque mazelas sociais, as quais são causadas principalmente pelo despreparo governamental para lidar com tal situação e pelos problemas estruturais intrínsecos à sociedade, os quais remontam ao período do início do êxodo rural.

Em primeira análise, cabe ressaltar que a inoperância estatal no tocante às medidas públicas de combate ao problema contribui para a perpetuação desse quadro deletério. A esse respeito, dados divulgados pelo Ministério da Infraestrutura, em fevereiro de 2019, mostram que cerca de 70% dos municípios brasileiros se apresentam desestruturados em seus serviços básicos de garantia de qualidade de vida da população. Com isso, muitos cidadãos têm seus direitos constitucionais- de saúde e de educação- conforme previstos no Artigo 5º da Carta Magna vilipendiados, o que se configura no total descaso governamental para com a sociedade.  Diante disso, fica claro que a saturação das ações sociais de apoio aos cidadãos, sobretudo os mais pobres, provocado pela desorganização do crescimento urbano gera efeitos irreparáveis à vida de milhões de indivíduos, o que torna necessário um posicionamento das autoridades, com urgência, na resolução desse impasse.

Além disso, é valido analisar os efeitos da problemática estrutural presente na sociedade desde períodos remotos como outro influenciador do revés. Segundo o geógrafo brasileiro Milton Santos, baseado em seus estudos historiográficos, a desorganização da ocupação urbana no país se inicia com o fenômeno do êxodo rural- migração da população do campo para as cidades. Tal condição provocou o inchaço urbano nos grandes centros industriais, motivado, em sua maior parte, pela intensa industrialização ocorrida no Brasil na segunda metade do século XX. Desse modo, os indivíduos, em busca de melhores condições de vida, migraram para os espaços onde eram oferecidos empregos, o que se reflete na mudança de paradigmas da sociedade brasileira.

Depreende-se, portanto, a necessidade do Poder Público tomar medidas efetivas de combate ao problema. Para tanto, cabe ao Governo Federal, por meio do Ministério de Infraestrutura- uma vez que esta pasta é a responsável pelo planejamento estratégico organizacional das cidades brasileiras- destinar recursos da União para as pessoas que residem no campo, incentivando-as mediante oferta de cursos de capacitação profissional de técnicas agrícolas e também com a compra de equipamentos tecnológicos com o fito de melhorar as condições de trabalho nesses espaços. Tais medidas irão ajudar a reduzir os impactos gerados pelo inchaço urbano, o que vai ao encontro de soluções mais rápidas em curto prazo.

 

SE PUDEREM, DEEM NOTAS DISTRIBUIDAS POR COMPETÊNCIAS E NOTA FINAL!

AGRADEÇO BASTANTE A AJUDA!

BONS ESTUDOS!

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá Hugo? Tudo bem?
    Você tem muito potencial para escrever redação, um vocabulário bastante rico e soube distribuir os parágrafos e argumentos
    Porém, seu texto acabou ficando muito longo, o que pode te prejudicar no dia da prova, porque você só tem 30 linhas para escrever
    Tenta dar mais uma resumida para não ficar tão longo e cansativo, fora isso, muito boa sua redação. Parabéns!

    • 1
  2. Olá
    Sua introdução ficou muito boa, gostei bastante, boa contextualização e boa tese, estruturou tudo muito bem.
    Seus desenvolvimentos ficaram bons também, no 1° só a parte do “Artigo 5º da Carta Magna vilipendiados” ficou um pouco confusa, seria bom que ficasse mais clara esse parágrafo para que sua ideia seja entendida por completo. No 2° não tem nada à comentar, está muito bom.
    Sua conclusão ficou ótima, atendeu tudo que se pede.
    Comp1 : 120
    Comp 2: 160
    Comp 3: 160
    Comp 4: 120
    Comp 5: 120

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.