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TEMA; Consequências da nomofobia no contexto mundial

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Em “Auto da Barca do Inferno”, Gil Vicente, o pai do teatro português, concerne uma crítica ao comportamento vicioso do século XVI. Fora da ficção, a nomofobia que caracterizada pelo medo ou fobia de não ter o celular por perto, termo criado no Reino Unido, 2008. Demonstra que jovens, adultos usam o celular para entretenimento ou trabalho. No entanto, acabam se tornando viciados no celular ou aparelhos eletrônicos, primordialmente tornando-se impulsivos e agressivos. dentre tantos fatores, temos; desenvolvimento do padrão “workaholic”; doenças psíquicas.

Em primeira análise, atualmente muitas empresas usam para benefício os Smartphones ou aparelhos eletrônicos, como hora extra o celular ligado. O trabalhador por sua vez, torna-se “escravo do trabalho”, estando disponível 24 horas por dia.  Segundo o livro “cade meu celular?”, organizado por Anna Lucia Spear King, retrata que há evidencias de que os  indivíduos que se comunicam por meio de celular  com seus clientes e empresa geram comportamentos competitivos e compulsivos no local de trabalho. Portanto, os ‘workaholic’, apesar de mais eficientes, se torna uma prócer entre a família e individuo e afetando a vida pessoal e emocional.

Outrossim, a nomofobia é uma doença psíquica, ganhando atenção na edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos mentais, um novo distúrbio. Caracterizando-se por transtorno obsessivo dos eletrônicos, comportamentos agressivos e sintomas de abstinência, sendo comparado com o uso de drogas ilícitas. Sendo assim, tornando o indivíduo isolado do convívio dos amigos e familiares. É um contexto, paradoxal, pois, ao mesmo tempo que não há relação pessoal, existe um contato grande com o mundo virtual.

Nesse sentindo, é possível perceber que mesmo que ainda sejam pesquisas escassas o “laboratório de panico e respiração”, tem realizado análises sobre esse assunto. Da mesma forma, psicólogos familiares e a mídia pode contribuir para amenizar o grande número de jovens e adultos, que conseguinte, na maioria do tempo em casa estão em horário extra com a empresa e comprometimento com cliente, criando páginas nas redes sociais para incentivar o convívio entre amigos e familiares socialmente e, posteriormente, idealizar “hashtags”. Com o intuito de tentar desfocar o individuo do dispositivo e melhorando sua saúde mental

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3 Correções

  1. Oi Kaline, parabéns pela redação.
    – Sua introdução está muito boa, clara, objetiva, percebi apenas um erro de pontuação, nada que comprometa a introdução, mas, é preciso ficar atenta a isso.
    – Seu desenvolvimento estava muito bom também, sentir apenas falta de uma opinião sua. Mas, só por ter usado dados e estatistificas já é um bom argumento de autoridade, embora, não tem ali impressa a sua opinião.
    – Percebi logo de início o erro de grafia/digitação na sua conclusão, e achei também ela um pouco confusa, desconexa de tudo que você apresentou no texto.
    De modo geral, sua redação está muito boa. Sem muitos erros.
    Avante Kaline, continue escrevendo.
    760 pontos.

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  2. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: Demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. (160)
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: Desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos. A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Essas características mostram que o texto está estruturado de maneira a deixar claro o ponto de vista do autor, disposto em apresentação da tese, argumentos e conclusão. (200)
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria. É capaz de explicitar a tese e selecionar argumentos capazes de comprová-la, além de elaborar uma conclusão ou proposta que mantenha a coerência com a opinião defendida durante o desenvolvimento do texto. (160)
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. (200)
    5. Elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: alcança o nível de desempenho 5 elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.
    (120)
    total: 840 :)
    Kallline sua redação ficou muito boa! Bem apresentada e com bastante repertório, te aconselho a procurar explorar mais os conectivos dando enfase nos conclusivos e
    também estudar um pouco mais sobre conclusão e proposta de intervenção.
    uma dica: seria bom dar inicio ao paragrafo de conclusão com algum conectivo conclusivo (portanto, desse modo, dessa forma) ou apenas acrescentasse assim:
    Nesse sentindo, portanto, é possível perceber que mesmo que ainda sejam pesquisas escassas o “laboratório de panico e respiração”…

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  3. Introdução – quando você for falar o nome de uma obra você deve colocar apenas a primeira paravra em maiúsculo, o resto precisa ser minúsculo. Ao invés de utilizar o século no final do período você já poderia ter inciado com ele para mostrar ao corretor que você vai fazer uma alusão histórica. Utilize também travessões para fazer uma breve explicação (como você fez logo no início sobre Gil Vicente), assim mostrará que você tem mais domínio da língua portuguesa. Você deveria ter feito uma breve retomada ao seu repertório na tese. Você acabou misturando 2 repertórios ( Gil Vicente e o conceito de nomofobia), era melhor ter escolhido um desses repertórios para desenvolver melhor no desenvolvimento. Melhore sua antecipação argumentativa, leia redações modelo para facilitar seu entendimento.
    D1 – aparentemente você acabou fazendo 2 tópicos frasais (dica: quando fizer o tópico repertório logo próximo período você tem que apresentar um repertório!). É necessário que você faça um aprofundamento argumentativo (comparando seu repertório apresentado na argumentação com o tema proposto e adicionando palavras com juízo de valor). Tome mais cuidado com a acentuação e a pontuação !
    D2 – você poderia ter desenvolvido o que você disse no tópico frasal [“(…)ganhando atenção na edição do Manual Diagnóstico (…)”]. Acabou que você não apresentou bem o seu repertório e nem fez uma crítica muito boa.
    Conclusão – você apresentou todos os elementos mas não de forma clara, teve também alguns erros de concordância nominal e verbal.
    Espero ter ajudado! Continue assim que você vai longe!

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