No filme “Como eu era antes de você” Will sofre um acidente e acaba ficando tetraplégico, a partir desse momento ele começa a lidar com vários empecilhos sociais, como conseguir um assento em um restaurante ou até mesmo ter que lidar com os olhares preconceituosos. Saindo do mundo cinematográfico, essa realidade acontece, geralmente, de forma velada na mente da população o que fez o capacitismo tornar-se um dos pilares para a fragmentação socioespacial. O descaso que o governo possui com pessoas deficientes gera impacto até mesmo no mercado de trabalho.
O paradigma “apartheia” encontra-se manifestado em simples gestos, como pesquisar no “google” deficiência e aparecer “invalidada” e “incapaz” como sinônimos. Stephen Hawking era portador de esclerose lateral amiotrófica e mesmo assim foi considerado um dos cientistas mais influentes do mundo desde Albert Einstein. Assim como ele, vários portadores possuem diversas qualidades, mas geralmente não são valorizadas pela sociedade.
A lei brasileira de inclusão declara que é “destinada à assegurar e promover em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”. Todavia o cumprimento dessa lei não vem sendo realizada, com a falta de fiscalização do governo estão ocorrendo em empresas demissões irregulares e descumprimento de regras na porcentagem de PCD. Ademais, a aproximadamente dois anos o Governo Federal não implementa nenhuma política para favorece-los.
Essa herança intolerante nos é herdada desde a década de 40, quando o senso comum indicava que as crianças PDC não podiam estar nas escolas regulares. Apesar de existir mecanismos que ajudam a promover a inclusão, podendo punir a discriminação, é necessário o fortalecimento da fiscalização diária dessas leis e a criação de novos projetos incluindo esse grupo de pessoas.
Beatrizluzp
Olá, Yasmin! Sua escrita é ótima, nessa redação você demonstrou amplo repertório cultural e não fugiu ao tema, está no caminho certo! Apenas tenho considerações quanto a alguns detalhes. As primeiras são em relação à gramática, vou explicar por parágrafos.
No primeiro parágrafo, no trecho “essa realidade acontece, geralmente, de forma velada na mente da população o que fez o capacitismo tornar-se um dos pilares” faltou uma vírgula entre “população” e “o”, (o que pode muito bem ser só um erro de digitação, mas é bom se atentar a eles). Além disso eu achei que poderia ser bacana trocar a palavra “acontece” por “se manifesta”, pois se trata de um pensamento e não exatamente um acontecimento, mas essa observação que fiz agora é apenas uma sugestão para tornar o texto mais claro. Outra sugestão minha é sobre o trecho “até mesmo ter que lidar com os olhares preconceituosos”, em que você poderia dispensar o artigo “os”, por não se tratar de algo mencionado anteriormente no texto, você ainda não havia comentado sobre olhares preconceituosos, eles não foram especificados, por mais que você saiba que o corretor entendeu sua mensagem, é melhor não deixar nada subentendido.
No terceiro parágrafo encontrei um erro em “Todavia o cumprimento dessa lei não vem sendo realizada”, “Realizada” deveria estar concordando com a palavra “cumprimento”, portanto é necessário usar o masculino da palavra. Fora a isso, tem uma crase que não deveria aparecer em “destinada à assegurar”.
Já no último parágrafo você precisa corrigir “Apesar de existir mecanismos que ajudam a promover a inclusão”, “existir” é verbo pessoal e concorda com o sujeito, diferente de “haver”. Então deve-se usar “existirem mecanismos” nesse caso.
A parte mais gramatical acaba por aqui, foram só uns erros triviais, acredito que você precise apenas prestar um pouco de mais atenção, não são nada gritantes.
O desenvolvimento do texto ficou muito bom, demonstra que você conhece o tema, gostei do que foi mencionado no terceiro parágrafo por falar diretamente de problemas relacionados às leis atuais e à falta de fiscalização. Em vários momentos o repertório sociocultural aparece e isso é bacana.
O último parágrafo, na minha opinião, é a parte que precisa de maior atenção. Achei que a sua conclusão condiz com o resto do texto, sim, porém ficou muito curta, é interessante que você faça uma proposta de intervenção mais completa. Os corretores do Enem gostam que a iniciativa da intervenção parta da população, é interessante falar de algo que comece de pessoas, pessoas como você, que iniciem campanhas para pressionar o governo em relação às leis que tangem ao tema, dentre outras coisas, o engajamento da população aparecer na sua proposta seria um diferencial. Eu também gostaria de fazer uma pequena crítica à frase “Essa herança intolerante nos é herdada desde a década de 40, quando o senso comum indicava que as crianças PDC não podiam estar nas escolas regulares.”, achei que destoou do resto da redação, pois ficou muito vaga. Essa informação teria ficado melhor no desenvolvimento do texto e não na conclusão, e ficaria melhor da seguinte maneira: “Ainda na década de 40, o senso comum indicava que as crianças PDC não poderiam frequentar escolas regulares”. Essa mudança faz com que fique claro que esse problema não começou na década de 1940 e sim antes, depois disso você poderia dizer que ainda há resquícios desse tipo de pensamento até hoje. Outra forma de falar sobre esse ponto, seria dizendo que (lá vai um exemplo): as crianças que apresentam deficiência nunca tiveram tratamento adequado em escolas até “determinado momento” (aqui você insere uma data que você tenha encontrado em suas pesquisas), quando criaram “tal lei” que “até hoje não é aplicada de maneira adequada”(e esse é o problema).
Bom, espero que minha correção tenha sido útil, você tem muito potencial e já é ótima, continue estudando que tudo dará certo na sua aprovação.
Darlan
Você escreve bem, tem interesse em aprender, mas senti meio vago, suas opiniões estão otimas, vc defendeu bem, mas senti falta na competencia 5, cadê a solução? esse é o maior peso, leia algumas redações nota MIL, vai te ajudar a entender melhor, fora isso está otimo,
talvez você ganharia uma nota 600, pois tem alguns erros bestas, mas continue tentando.
bbppbb
As suas opiniões estão bem claras e muito bem ditas. Eu não mudaria nenhuma palavra do que disse, e do meu ponto de vista, é uma redação perfeita. Porém, se fosse uma redação para o Enem, creio que não se encaixaria nas competências. Em algumas delas sim, obviamente. Como por exemplo: domínio da modalidade de escrita formal da língua portuguesa. A sua redação apenas não cumpriu com a competência 5, que se baseia em elaborar uma proposta/solução para o problema abordado.