Texto modelo FGV, não é ENEM
A educação, hodiernamente, é um assunto amplamente tratado nos meios de comunicação. Sendo incontáveis os seus desafios. Nesse contexto, a evasão escolar é a realidade brasileira, por que carece de oferecer o mínimo no ensino básico. Além de não ser acessível a população baixa renda.
Inicialmente, segundo a Constituição Federal, o direito a educação é obrigatório nos níveis elementar e médio, e o acesso ao superior por mérito. No entanto, de acordo com dados de tribunais estaduais, muitas prefeituras são alvos de ações da procuradoria, pois faltam vagas nas escolas, e as suas estruturas são muito precárias. Portanto, o Governo é incapaz do mínimo previsto na legislação.
Somado a isso, o ensino superior público, paradoxalmente, é privilégio das classes mais favorecidas. Isso pode ser visto nos cursos mais concorridos, medicina _ por exemplo_, que a grande massa é de brancos com alto poder aquisitivo. Em razão de o ensino básico ser péssimo, e os que acessam a graduação se deparam com altos custos de manutenção: material didático, alimentação e transporte. Diante disso, observa-se que a corrida para o ensino não é isonômica, contribuindo para o descrédito da educação e, consequente, evasão escolar.
Por todos esses aspectos, a evasão acadêmica existe, por causa do ensino público ser de péssima qualidade, além de a instrução superior não ser justa para o mais pobre. Diante disso, é necessário que o Estado garanta sua obrigação com educação básica, ademais amparar a graduação da população carente na Universidade, a fim de a mobilidade social ser uma realidade no Brasil.
Isabely_rossi10
No segundo parágrafo- A redundância no começo (inicialmente, segundo…) poderia ter tirado o “segundo”. E também deveria ter desenvolvido mais, citando algumas problemáticas e ao longo do desenvolvimento exemplificando para maior entendimento.
E acredito que um melhor desenvolvimento da conclusão, colocando no mínimo duas propostas de intervenção.
edumary078
parágrafo 1= bom mais seria melhor citar um elemento sociocultural no começo ,sei que é opcional mais iria enriquecer mais seu texto . cite não só um problema mais sim dois. o certo é sempre ter no mínimo 7 linhas ou 5 , 3 é muito pouco. problemas q poderiam ser citados( razões mais frequentes abrangem a ausência de interesse pela escola, os transtornos ou dificuldades de aprendizagem, a necessidade de trabalhar, a falta de estímulo familiar, as questões de saúde, os problemas com o acesso ao estabelecimento de ensino, entre outras). parágrafo 2 e 3 = lembre que evasão escolar é mais relacionada a alunos que abandonam a escola sem se quer terminar os estudos, ou seja , pessoas que não terminou o ensino fundamental menor, ensino fundamental maior e o ensino médio. aquelas que já terminaram o ensino médio não se encaixa tanto em evasão escolar. então não podemos citar já uma faculdade/universidade de medicina. parágrafo 4 = cite dois órgãos governamentais que iram resolver a problemática; mostre uma solução para o estigma a qual a redação trata. tá vago esse ultimo parágrafo, falta sugestões, palavras. busque aprimorar mais sua linguagem, estude um pouco ainda mais a norma-padrão culta. um boa redação, mais fugiu um um tanto da temática. antes de fazer uma redação pesquise afundo o tema. ESPERO TER AJUDADO.