Tema: Como promover a inclusão social de ex-presidiários no Brasil (Prova da PF)

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Das disposições instituídas pelo artigo 1°, a Constituição de 1988 reserva a dignidade humana ao seu conjunto de fundamentos, de modo a resguardar a ordem política e social no Brasil. Sob tal prisma, a segregação dos ex-carcerários fere tal princípio, sendo imprescindível a ação governamental para contê-la. Portanto, é patente a necessidade de analisar vias alternativas para o contorno deste entrave, seja por meio da educação ou do fisco.

A princípio, vale frisar que a educação, aliada à qualificação técnica e tratamento psicológico, pereniza a integração de ex-detentos no âmbito social. Isso pois, consoante Immanuel Kant – filósofo prussiano -, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Diante do exposto, torna-se evidente que a aprendizagem é capaz de incluir ex-presidiários socialmente: com capacitação profissional e psíquica, passam a se adequar ao convívio social, mitigando o estigma da população.

Paralelamente, destaca-se a criação de oportunidades de emprego como uma rota eficiente para inserção de ex-presidiários. A esse respeito, Karl Marx, pensador do século XIX, advoga que o trabalho condiciona todas as interações humanas, sobretudo quanto ao reconhecimento social. À vista disso, é notório que o desemprego fomenta a exclusão de ex-presos, já que, na falta de ocupação, são raros os incentivos financeiros para inibí-los de atos ilícitos.

Destarte, com a pretensão de inserir ex-presidiários na sociedade brasileira, cabe ao Ministério da Educação promover programas de capacitação técnica e mental nos presídios mediante parcerias com instituições de ensino da rede pública e privada. Além do mais, o Ministério da Economia também pode criar isenções fiscais para empregadores de ex-detentos, via acordos tributários, o que estimula este tipo de contratação. Sendo assim, a dignidade humana perpetuar-se-á perante a Constituição Cidadã, fazendo jus a posição de fundamento essencial à manutenção do bem-estar nacional.

 

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2 Correções

  1. A estrutura da redação está perfeita
    Introdução: extremamente bem estruturada, com contextualização, tese e fechamento, sendo o repertório muito bem escolhido.
    D1: Retoma a tese, introduz um novo repertório, legitima de forma coerente e argumenta em cima dele. Muito bom!
    D2: idem ao D1
    Conclusão: Apenas um “erro” – na minha opinião, acho que antes de vc introduzir a proposta, deveria retomar a tese. Contém os 5 elementos e no fim faz a circulariedade.
    Se fosse no ENEM, eu te daria 980-1000 (não sou mto bom em gramática e não consegui achar nenhum erro de grafia ahahaha)

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  2. Olá Artur! Achei sua redação bem construída e bem focada no tema principal. Encontrei apenas um erro gráfico. Sempre confira sua redação do ínicio ao fim e mais de uma vez, para que tais erros não ocorram em sua prova. Eu te daria nota 9,5. Achei muito legal você citar algumas pessoas em sua redação, isso dá uma grande ênfase ao seu texto. Continue praticando e sua escrita ficará perfeita.

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