Tema: Como conscientizar a população brasileira sobre os males do cigarro e outras drogas lícitas?

  • 1

Segundo Gandhi, “o futuro depende do que fazemos no presente”. Nesse contexto, conscientizar a população sobre as consequências negativas que as drogas lícitas podem nos trazer, é assegurar que futuramente o uso exabundante das mesmas não causem danos ao sistema público de saúde. Tendo isso em vista, pode-se dizer que essa problemática se dá em virtude da falta de política pública eficiente e a normalização do uso, principalmente nos meios de comunicação.
É indubitável que no Brasil muitas pessoas utilizam essas drogas de forma errada e criminosa. Um estudo realizado pela Fiocruz revela que aproximadamente 7 milhões de brasileiros com menos de 18 anos relataram já ter consumido bebida alcoólica alguma vez na vida, o que não deveria acontecer, uma vez que o consumo até atingir a maioridade é crime e o estabelecimento está sujeito a multa, caso não seja respeitado a lei. No entanto, o problema está exatamente na falta de fiscalização dos órgãos públicos, o que acaba facilitando ainda mais a venda de bebida para os adolescentes. Ademais, de acordo com o Erica – Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1,8% dos jovens já fizeram o uso do cigarro, o que também é contra a lei, mas assim como o consumo de álcool, raramente é fiscalizado.
Em segundo plano, é importante ressaltar que a normalização do uso dessas drogas acaba influenciando as pessoas cada vez mais a consumi-las. A cada dia que passa, o uso de bebidas alcoólicas, cigarro, ansiolíticos e anfetaminas se tornam mais comum entre as pessoas, já que há um uso excessivo no cotidiano e diversas propagandas de publicidade em sites pela internet. Todavia, essas ações deveriam se proibidas, dado que todas as drogas citadas acima causam dependência e geram consequências negativas para a saúde.
Portanto, é evidente que deve haver uma conscientizar da população brasileira quanto ao uso de substâncias lícitas, a fim de que haja uma melhora na qualidade de vida da sociedade do país. Deste modo, é de extrema necessidade acabar com a venda de bebidas alcoólicas para de menores e cabe ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, juntamente ao Conselho de Política sobre Drogas intensificar a vigilância sobre estabelecimentos que as vende, para que tenha um controle melhor sobre quem compra os produtos. Além disso, deve-se acabar com a normalidade no uso d essas drogas, logo, é dever dos órgãos já citados proibir o uso, principalmente em lugares públicos, com o intuito de haver diminuição no consumo.

CORRIGIR MODELO DO ENEM, POR FAVOR!!!

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, boa noite!!
    Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
    C1: 160 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
    C2: 200 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
    C3: 200 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
    C4: 200 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
    C5: 200 (Respeito aos direitos humanos)
    Total: 960.

    • 0
  2. ✔️ Boa introdução. Tem uma estrutura bem enquadrada dentro do que se espera. Contextualização e boa tese.
    ✔️”Ademais, de acordo com o Erica – Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1,8% dos jovens já fizeram o uso do cigarro, o que também é contra a lei, mas assim como o consumo de álcool, raramente é fiscalizado.” ACHEI ESSA PARTE EXTREMAMENTE DESNECESSÁRIA NO PARÁGRAFO EM QUE SE ENCONTRA.
    ✔️” No entanto, o problema está exatamente na falta de fiscalização dos órgãos públicos” ME PROVE ISSO. CADÊ UM DADO, OU EMBASAMENTO EM VOZ DE AUTORIADE PARA CONFIRMAR ISSO ?
    ✔️”A cada dia que passa, o uso de bebidas alcoólicas, cigarro, ansiolíticos e anfetaminas se tornam mais comum entre as pessoas, já que há um uso excessivo no cotidiano e diversas propagandas de publicidade em sites pela internet” OUTRA VEZ, ME PROVE ISSO … FUJA DESSES PRESSUPOSTOS SEM NENHUM EMBASAMENTO. FICAM LEGAIS QUANDO SE PENSA ”AGUMENTAÇÃO E PONTO DE VISTA”, SÓ QUE O ENEM EXIGE QUE VOCÊ TENHA UMA VOZ DE AUTORIDADE PARA VALIDAR ISSO.
    ✔️ ” juntamente ao Conselho de Política sobre Drogas intensificar a vigilância sobre estabelecimentos que as vende” COMO VÃO FISCALIZAR TODOS OS ESTABELECIMENTOS LEGAIS ? E O ILEGAIS ( AS FAMOSAS BIQUEIRAS) ?
    ✔️ Em sua intervenção sinto falta do COMO? deveria ser feitos as ações. Pode reparar nos exemplos que dei acima. O que? Quem ? Para que? foram bem resolvidas. Como os órgãos que você menciona deveriam agir ?

    • 0
  3. Evite medidas de conscientização na conclusão, traga, como fez posteriormente, a ação de órgãos públicos, ementas, leis e afins. Não há muita vantagem em trazer como solução a conscientização pois em bruta parte a população não se conscientiza.
    Tome cuidado com a ausência de conectivos e revise a escrita geral evitando erros mínimos cometidos.
    Ao parágrafo de desenvolvimento sua estratégia argumentativa foi de causa ou consequência, opte por outros como exemplificação (casos de conhecimentos públicos), alusão histórica ou comparação.
    Ao todo está ótima a forma como você transcreve o texto, mas pode melhorar.

    • 0
  4. Notas gerais: Verbos no gerúndio (tendo, sendo), falta de conectivos internos, algumas expressões informais.

    Introdução: Uso indevido da 1a pessoa.

    Parágrafo 1: Falta argumentação histórica. As ideias estão desorganizadas (o foco parece estar em como os jovens (que não são o publico alvo da tese) possuem o acesso, ao invés da falta de fiscalização). Ainda, não fez a frase de fechamento que relaciona o parágrafo à tese. Faltam conectivos internos (ligam uma frase na outra) e externos (no começo do parágrafo).

    Parágrafo 2: O único argumento presente é o de causa/consequência. Você diz que o uso se torna comum porque as pessoas usam muito? “Propaganda de publicidade” me parece redundância.

    Conclusão: tem que falar como conscientizar, então EU não acho que proibição faria sentido. Além disso, esse parágrafo precisa de 1 intervenção para cada problema (só tem 1 para os 2), e deve ser detalhada (quem, o que, como, para que), o que ela não está. Além disso, não existe frase de fechamento.

    • 0
  5. Oi, boa tarde! Vamos lá.

    A estrutura da sua redação, de uma forma geral, está boa. Você fez uma boa introdução e deixou as teses bem claras logo no início. O único problema que encontrei no primeiro parágrafo foi com a pontuação, principalmente com vírgulas. Você deveria revisar essa competência!
    Seu primeiro parágrafo de desenvolvimento está bom, porém no segundo você começou falando da normalização das drogas mas não detalhou como funciona esse processo. Como que o uso de drogas lícitas é normalizado? O que torna ele normalizado?
    A sua proposta de intervenção, ao meu ver, está ótima. Uma dica que eu dou (mas não é obrigatório!!) é retomar o repertório que você colocou na introdução, tipo, relacionar o objetivo da proposta de intervenção com a citação de Gandhi.

    160+180+200+200+180= 920

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.