Tema combates ao tabagismo no Brasil.

  • 2

No anime Naruto, o personagem Shikamaro faz o uso do cigarro após ser influenciado pelo seu sensei Asuma. Fora da ficção a realidade não é diferente, conseguinte que, muitos jovens começam a fumar a partir de influências. Nessa perspectiva, dois aspectos fazem-se relevantes, os recursos de mídia que induz o uso e a negligência do estado sobre esse tema. Dessa maneira deve-se avaliar tais aspectos para acabar com essa problemática.

Primordialmente, vale ressaltar que, segundo o sociólogo Laymert Garcia “a mídia é parte ativa na criação, de versões e ficções sobre o que acontece”. Isso implica que, a cultura midiática muitas vezes enaltece o uso de nicotina, através da ideia de que o consumo dela se torna sinônimo de status, sendo retratado, principalmente em filmes, seriados e novelas.

Ademais, segundo Friedrich Hegel “é dever do estado proteger seus filhos”. No entanto, essa proteção defendida por Hegel não existe. Podemos observar que, no Brasil não existe um tratamento ou serviço correto e eficaz para a prevenção e controle de pessoas usuárias do tabaco. O estado não oferece o devido cuidado e incentivo que essas pessoas necessitam.
  Portanto, para que este problema seja solucionado, o Ministério da saúde deve incentivar a população a abandonar o uso dessas drogas lícitas, por meio de campanhas nas mídias e redes sociais, oferecendo o tratamento para o fumante que deseja abandonar o tabaco. A fim de mostrar a sociedade os riscos e malefícios do tabagismo.

Compartilhar

1 Correção

  1. Interessante usar o anime do Naruto como comparação com a realidade no Brasil (eu não sabia dessa, asuahua). Não tenho certeza sobre o uso do conectivo ‘conseguinte’, e faltou explicar melhor sobre que tipo de influências os jovens têm ao começar a fumar? Ficou um pouco vago. Ficaria melhor se você utilizasse dois pontos (:) depois de ‘fazem-se relevantes’ porque destaca mais suas propostas. ‘Os recursos de mídias’ ou ‘os recursos da mídia’? E negligência do Estado (E maiúsculo porque se refere a governo federal, certo?) okay. Mas o ‘uso’ pareceu que você estava dizendo que o ‘uso’ é do Estado e não dos jovens. Tb não tenho certeza sobre ‘deve-se’ porque me soa vago: quem deve-se? E ‘acabar’ com a problemática tb. ‘Atenuar’ a situação seria melhor. No segundo parágrafo, AMEI a citação que você usou. Super de acordo com sua proposta. Não precisava dessa vírgula em ‘uso da nicotina(,) através…’ também é desnecessária em ‘retratado(,)’ a não ser que você usasse outra vírgula depois da palavra ‘principalmente’. E seria legal você ter citado alguns exemplos de filmes, seriados ou novelas… personagens que reforçam a ideia de influência sobre os jovens como você citou o personagem Shikamaro no início da redação. Amei no terceiro parágrafo sua citação mas faltou o ‘Estado’ com ‘E’ maiúsculo porque é governo federal. E dizer que a proteção defendida por Hegel ‘não existe’ soa senso comum. Poderia ter trocado a palavra ‘existe’ por outra no mesmo sentido e especificar que não há tal proteção no país. Precisa embasar mais sua ideia. Porque o Estado não oferece serviço adequado? Como você chegou a essa conclusão? Em que se baseou? Dados? Opiniões científicas? Falta algo que comprove sua ideia para que ela não soe só como ‘o que você acha que é’, comprove que isso faz parte da realidade brasileira. No último parágrafo faltou detalhamento do agente (o Ministério da Saúde), ou seja, porque o Ministério da Saúde? Porque ele é responsável pela administração e manutenção da Saúde pública do país. Proposta muito boa, parabéns. Mas não necessitava colocar um ponto seguido e depois ‘a fim de’ porque você poderia ter continuado a frase e só depois usar o ponto final. Gostei muito da sua redação.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.