Tema: Combate do tabagismo no Brasil (correção enem)

  • 1

Desde meados do século XV o tabaco passou a ser produzido pela família real portuguesa e, consequentemente, trazido para o Brasil, em virtude da colonização de Portugal sobre o país. Tendo isso em vista, pode-se dizer que o tabagismo ganhou muita força no Brasil e deve ser controlado, uma vez que há um consumo exagerado do cigarro. Ademais, é de conhecimento comum que o uso dessa droga traz diversos malefícios, não só para a saúde do indivíduo, como também para o sistema público de saúde do país.

Em primeiro lugar, é incontestável que o uso de tabaco faz muito mal para a saúde. De acordo com Aristóteles, “alguns prazerem são bons, mas a maioria é ruim”. Sendo assim, ainda vale destacar que com base em divulgações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o tabagismo pode causar até 16 tipos de câncer. Logo, evidentemente, os malefícios causados pelo consumo desmoderado desta droga, são extremamente prejudiciais para os seres humanos e colocam em risco a vida humana.

Por consequência desse consumo e do mal causado, há também uma enorme desvantagem para o sistema público de saúde. Ainda de acordo com o INCA, 56,9 bilhões de reais são gastos a cada ano por causa das despesas médicas, em decorrência dos malefícios para a saúde gerados pelo uso do tabaco. Deste modo, indiscutivelmente, além de trazer mal para a saúde do indivíduo, o cigarro também gera consequências negativas na saúde pública do país, uma vez que o dinheiro gasto com o tratamento das doenças causadas pela utilização da droga, poderia estar sendo investido na cura de outras doenças de causas naturais, como AIDS, HIV, entre outros.

Urge, portanto, que é imprescindível o combate do tabagismo na sociedade brasileira, a fim de que haja uma melhora na qualidade de vida das pessoas e na saúde pública do país. Deste modo, faz-se necessário a modificação da lei federal 9294/96, para que além de ser proibido fumar em lugares públicos fechados, seja censurado o uso em locais públicos no geral. Dessa forma, cabe ao legislativo criar uma assembleia e um novo projeto, onde haja uma mudança nesse trecho da constituição, a fim de que o consumo de tabaco tenha uma considerável diminuição.

Compartilhar

2 Correções

  1. • INTRODUÇÃO
    – alusão histórica confusa e desorganizada. Pouco contextualizada.
    – trocaria o ‘tendo isso em vista’ por ‘À vista disso’
    – tese bem clara e objetiva!

    • DESENVOLVIMENTO 1
    – parágrafo expostivo. Falou falou e não argumentou sobre nada. É um texto dissertativo-argumentativo não pode ser apenas expositivo, tem que defender sua tese!

    • DESENVOLVIMENTO 2
    – argumento previsível e limitado. Procure abranger mais seu ponto de vista em relação os problemas que você escolheu.

    • CONCLUSÃO
    – conclusão vaga e limitada ao senso comum.
    – não sei porque você solucionou a mesma coisa em períodos diferentes (?)
    – isso da a entender que são duas conclusões

    • em GERAL: apresenta muitos erros gramaticais!

    Nota: 200

    • 0
  2. INTRO=

    – Eu faria uma substituição nesse “conhecimento comum”.

    Extra • do primeiro para o segundo parágrafo, a palavra saúde está quase três linhas em sequência.

    D1 e D2 =

    • “muito mal” , eu trocaria o advérbio de intensidade muito por um sinonimo pra engrandecer o texto.
    • É sempre bacana por os números por extenso – a não ser que sua letra seja muito grande e esse seja o motivo.
    • Abuse dos conectivos mas varie eles. (“Uma vez que” no 1 e no 3° parágrafo; “deste modo” em paragrafos sequenciais; “ainda”)

    GERAL =
    Fez um boa redação!! ;)
    C1 – 140
    C2 – 160
    C3 – 120
    C4 – 120
    C5 – 200
    = 740

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.