Mestre

Tema: Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças (ENEM PPL 2019)

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O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura a essa parcela do povo uma vida digna, saudável e segura. Entretanto, a inserção precoce nos espaços virtuais tem trazido desafios à efetivação dessas normas. Nesse cenário, é indispensável que responsáveis e educadores instruam os menores para que a informática seja utilizada de modo positivo.

É preciso observar, em primeiro lugar, os riscos inerentes à “navegação na web”. Nessa perspectiva, o uso descontrolado de eletrônicos acarreta malefícios à população infanto-juvenil, como comportamento apático ou agressivo, bem como contribui para o sedentarismo e a má qualidade do sono, conforme a Academia Americana de Pediatria. Além disso, crianças tendem a se expor nas redes sociais, e pessoas mal-intencionadas podem aproveitar-se da situação, pondo a segurança desses inocentes em risco. Logo, isso tudo deve ser combatido.

Diante disso, ressalta-se a importância do acompanhamento da família quando seus membros de idade tenra acessam mídias digitais. Nesse sentido, o filósofo Pierre Lévy afirmou que as tecnologias geram seus excluídos. No atual contexto, os pais estão, muitas vezes, alheios ao uso que seus filhos fazem da internet, sendo “excluídos” de parte crucial do cotidiano destes. Isso pode ser perigoso, pois as crianças carecem de orientação. Assim, é fundamental que os familiares adotem uma postura mais ativa perante a problemática.

Entretanto, não basta proibir o uso de tecnologias da informação. Os mais novos também querem participar do mundo digital. Nesse viés, é válido lembrar Aristóteles, eminente filósofo da Antiguidade, que defendia o contato com os conhecimentos e as culturas como determinante para a plenitude humana. Dessa forma, o tempo em frente às telas pode auxiliar o público infantil a fixar os conteúdos abordados em classe, além de oferecer experiências que enriqueçam seu repertório sociocultural. Portanto, o “cyberespaço” pode ser um aliado para formar cidadãos.

Ante o exposto, é essencial contornar as mazelas a fim de ofertar um ambiente virtual seguro aos mais vulneráveis. Posto isso, o Ministério da Educação deve incluir a matéria de “tecnomídias” na carga horária do ensino fundamental, através da Base Nacional Comum Curricular, objetivando orientar os estudantes sobre os modos adequados de usar a internet para protegê-los de crimes e permitir que desfrutem dos benefícios do mundo virtual. Essa disciplina conterá atividades lúdicas, inclusivas e, sobretudo, injuntivas quanto aos perigos do uso indiscriminado das tecnologias. Ademais, as escolas precisam agir em consonância com os responsáveis pelos alunos, promovendo debates mensais a respeito do assunto em Círculos de Pais e Mestres. Dessa maneira, a infância será vivenciada em sua plenitude, como advoga o ECA.

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11 Correções

  1. Competência 1 – 200
    Competência 2 – 200
    Competência 3 – 160
    Competência 4 – 160
    Competência 5 – 20
    Nota: 920

    Você precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.
    Cada parágrafo será composto por períodos articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.

    Por isso, é necessário que você tenha atenção quando escolher fazer 5 parágrafos. Garanta que cada um deles esteja coeso, coerente e consiste.
    Mas, de modo geral, sua redação está muito boa!
    Parabéns!!!

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  2. boa tarde!
    sua escrita é ótima, só que tem alguns pontos a serem observados.
    primordialmente, eu aconselho a treinar sempre com 4 parágrafos, que é o padrão ENEM e que se encaixaria melhor em 30 linhas.
    ademais, trabalhe a sua fluidez! acredito que, se você tentar ser um pouco menos objetiva, vai conseguir conectar os parágrafos e as ideias com maior clareza e profundidade… sinto que você não está explorando todo o seu potencial ao resumir tanto sua linha de raciocínio.

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  3. A redação aborda de forma relevante o impacto da tecnologia na vida das crianças e adolescentes, discutindo os riscos associados ao uso excessivo e a importância da orientação familiar. A proposta de incluir uma matéria sobre “tecnomídias” no currículo escolar é prática e pertinente. No entanto, a conexão direta entre o uso da tecnologia e a implementação das normas do ECA poderia ser mais aprofundada. Além disso, a integração das citações e a fluidez entre as ideias podem ser melhoradas para fortalecer a argumentação. Em geral, o texto está bem estruturado, mas há espaço para aprimorar a coerência e a profundidade da análise.

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  4. Olá!

    A inserção do problema como um fato social que não deveria existir através do ECA é ótima, mas os desafios mencionados poderiam ser mais destrinchados para uma eficácia melhor, enfatizando assim a necessidade de resolver tal problema. (Os desafios poderiam ser incluídos como: alterações comportamentais prejudiciais e exposição nociva nas redes sociais).

    Preferencialmente, pelo Enem, seria aconselhável manter a argumentação em dois parágrafos para melhor distribuição de conteúdo tanto na introdução quanto na concllusão. A inclusão da fonte acadêmica é excelente, mas os dois perigos citados poderiam ser melhores desenvolvidos se fossem separados cada um em uma respectiva argumentação, dando profundidade ao tema e embasamento a sua crítica. O “isso tudo deve ser combatido” poderia ser usado no final de toda a argumentação também.

    A importância do acompanhamento familiar também seria em aproveitada como uma conclusão, (bem como os benefícios do cyberespaço, citados no parágrafo posterior) pois, diante de todos os perigos apresentados é necessário que a criança seja assistida por seus responsáveis, visto que ainda não é responsável por si ou “conhecedora do mundo”. Dando a impressõ de um “fechamento” da ideia.

    Na conclusão temos o agente (Ministério), a ação (matéria tecnomídia), o meio (BNCC), finalidade (orientar os estudantes) e o modo (atividades lúdicas). Além da inclusão do papel da escola, dos responsáveis e a menção do ECA. Finalizando com o mesmoargumento do início. Extremamente bem feito, parabéns!

    Ademais, daria nota entre 650 e 720, continue com o ótimo trabalho!

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  5. Sua redação é boa, porém o ideal é que tenha 4 parágrafos e 30 linhas de redação, precisa ter um projeto de texto ligando todas as informações sem deixar lacunas.
    Seu texto, na introdução principalmente, precisa ter todos os tópicos citados no tema, veja que não é apenas um assunto pedido, divida em pequenas partes e fale sobre todas elas em todos os parágrafos, assim evita de fugir do tema.
    Seria bom uma tese mais direta sobre o seu argumento, e seu d1 e d2 apresentar tópico frasal para mostrar que se tem um projeto de texto bem estruturados, de exemplos e aprofunde os argumentos ligando uns aos outros entre os parágrafos, retome sua citação na explicação, isso evitará as lacunas argumentativas.
    E não esqueça dos conectivos, sua conclusão no início do parágrafo não teve o conectivo conclusivo.

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  6. Sua redação está muito boa, eu só acrescentaria mais informações na introdução. Tente encaixar o argumento 1 e argumento 2 na Introdução. Tente também repetir o tema da redacao logo na Introdução, como uma forma de deixar claro que você não está fugindo do tema. Eu também dividiria melhor os parágrafos. Lembrando que a estrutura é: Introdução, Desenvolvimento 1, Desenvolvimento 2 e conclusão. Por ter cinco parágrafos, ela acabou ficando longa demais, não dando certo na redação padrão de 30 linhas

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    • Olá! Eu fiz a introdução mais curta pois estava com receio de exceder o número de linhas máximo. Eu pensei que a antecipação dos meus argumentos estivesse clara na introdução, nesse trecho: “Entretanto, a inserção precoce nos espaços virtuais tem trazido desafios à efetivação dessas normas. Nesse cenário, é indispensável que responsáveis e educadores instruam os menores para que a informática seja utilizada de modo positivo.”
      No D1 eu falei dos desafios, no D2 eu abordei a responsabilidade dos adultos e no D3 eu expliquei de que modo a informática poderia ser positiva.

      Sobre inserir o tema na introdução:
      “a inserção precoce nos espaços virtuais” => uso de tecnologias digitais por crianças
      Eu usei palavras da temática ao longo da introdução, como “criança”, “menores”, “informática”, comentei sobre o modo de utilização dessas tecnologias…
      Realmente, faltou usar as palavras (ou algo que remeta a elas): “combate” e “indiscriminado”.

      Eu consegui escrever ela em 30 linhas… Na realidade, em 27 kkk
      Porém, admito que demora mais para elaborar três parágrafos com tópico frasal e conclusão, eu também recomendo optar por 2 parágrafos de desenvolvimento (mas isso não é uma regra).

      Obrigada pela correção :-)

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  7. O ambiente e positivo que considera um ponto leviano e abarca das mais variadas quando abre mão de reclusos e interpostos amiverecidos só ponto importante e o carcirado do acerca do exclusivo para crianças não só para retirados do ambiente nocivo comportamento fascinante e osertido conservação de infância somada a aventura de nova fase acrescentaria uso aplacado de pagamento cultural e luxos não ligados a letra fundos de arrecadação pra escolas fluxo de lugares coibidos pelo luta em inserir na égide a normalidade salientada pelo suprir carência de menor prevalia leva a perca de inseriodatreadf mocidade e soberania

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