Iniciante

TEMA: COMBATE AO ASSÉDIO SEXUAL CONTRA A MULHER NO BRASIL

  • 2

(ENEM)

A série Sex Education da Netflix, em um de seus episódios narra uma personagem mulher que ao ir para a escola é assediada por um homem dentro do transporte público e ao expô-lo é ignorada pelos passageiros. Infelizmente a narrativa não destoa da realidade brasileira, pois diariamente mulheres sofrem assédio sexual e não recebem o apoio necessário juntamente com a vergonha em denunciar.

É primordial enfatizar que o número de casos é crescente, sem contar com os que não são registrados. O assédio está em todo lugar, em casa, nas ruas, no transporte público e até mesmo no local de trabalho, e assim como na série Sex Education, muitas vezes pessoas presenciam mulheres sendo assediadas e não interferem, o que faz com que as vítimas tenham medo e vergonha por se sentirem sozinhas nessa luta.

Além disso, é fato que o assédio sexual no Brasil é crime, porém temos uma lei que pune o agressor a uma pena de um à dois anos de prisão ou multa, mas os traumas psicológicos deixados na vítima permanecerá por muito mais tempo. Muitas vítimas se calam, por se sentirem envergonhadas e culpadas diante de uma sociedade que impõe essa culpa nelas e por uma lei que não funciona como deveria.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Logo, é dever do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos criar um suporte por meio de sites e aplicativos restritos para a mulher onde ela possa denunciar por mensagem e conversar com outras vítimas à fim de encoraja-las. Deve realizar também um projeto de reforma na lei a ser avaliado pela câmara dos deputados com punição justa e rígida. Somente assim esse problema será gradativamente erradicado e logo levará ao combate do assédio sexual contra a mulher no Brasil.

Compartilhar

4 Correções

  1. A introdução está impecável, o fato de você comparar a realidade vivida atualmente em nosso país (assim como em outros) com uma série adolescente, mostrou que você tinha domínio sobre o determinado tema. Isso fez com com o interesse por ler o resto da redação aumentasse. No entanto, você poderia mais fazer meio que uma denominação sobre que é assédio ou citar alguma atitude que possa ser considera assédio sexual. Já a intervenção do assunto foi espetacular, a ideia de criar aplicativos e sites de apoio foi muito boa assim como o fato de vítimas de assédio terem oportunidade de conversar entre si.

    • 2
  2. Sua redação está bem direta e informátiva, cuidado com a repetição de palavras, use sinônimos.
    No D3 a frase “é fato que o assédio sexual no Brasil é crime” você poderia ter escrito de outra forma por exemplo “é fato que mesmo sendo crime o assédio sexual no Brasil” acho que ficaria mais fácil de entendimento.

    • 2
  3. Olá, começando pela sua introdução, onde você conceituou muito bem a série, porém faltou escrever sua tese. É muito importante colocar ela explícita na introdução, pois é cobrado na competência 3.
    Sobre os desenvolvimentos, tanto primeiro, quanto o segundo, o uso das palavras e pontuação estão bons, porém faltou argumentos que comprovem o problema e principalmente seu ponto de vista. É necessário ter argumentos, pois sem eles o texto se torna expositivo invés de argumentativo dissertativo.
    A conclusão está ótima, uma dica é fazer apenas uma proposta de intervenção e detalhar mais ela.

    • 1
  4. o início da introdução está ótimo, o uso da série pra contextualizar foi uma boa comparação mas faltou uma última oração introduzindo as duas teses que você falaria no desenvolvimento.
    nos desenvolvimentos faltou uma terceira oração para encerrar a sua tese.
    e a conclusão está excelente, você apontou quem deveria tomar ações, as ações que deveriam ser tomadas e as descreveu.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.