Iniciante

Tema : Combate ao assédio moral no trabalho

  • 3

A obra de arte “O grito” do pintor norueguês Edvard Much, retrata uma figura em profundo momento de desespero e preocupação. De maneira análoga a pintura, se faz presente tais sentimentos em trabalhadores que sofrem assédio moral em seu local de trabalho, devido um legado histórico e uma omissão governamental que ajudam a perpetuar esse impasse.

Em uma primeira análise, sob a ótica do legado histórico, nota-se que, desde os primórdios, quem era inferior devia obeceder e conceder tudo que seus superiores pedissem. Depois de tanto tempo, não houve grandes mudanças em relação a hierarquia no setor de trabalho, muitos empregados continuam vivendo situações constrangedoras e até desumanas, forçando os mesmos a pedir demissão, ocasionado taxas de desempregos cada vez maiores.

Em um segundo plano, a omissão governamental fomenta o assédio moral em local de trabalho. Segundo Thomas Hobbes – A função do estado é garantir o bem-estar social. Tal garantia não se faz presente no Brasil, já que o estado sofre por uma negligência legislativa sobre o tema, não assegurado direitos essenciais aos trabalhadores, deixando-os a mercer da própria sorte.

Destarte, é imprescindível atuar sobre essas adversidades. Cabe ao Ministério da Economia realizar projetos de leis que assegurem o bem-estar dos trabalhadores, podendo contar também com um disque denúncia, facilitando e tornando mais rápido o procedimento de intervenção sobre o empregador abusivo, assim, paulatinamente o desespero e preocupação só faram parte da obra de arte do pintor Edvard Much.

Redação estilo Enem, se puder colocar as notas por competências ficaria agradecida :)

Compartilhar

4 Correções

  1. Competência 1: 160 pontos
    Competência 2: 160 pontos
    Competência 3: 160 pontos
    Competência 4: 80 pontos
    Competência 5: 160 pontos
    Total: 720

    Seu texto é bom, porém apresenta alguns erros gramaticais como: falta de utilização de crase em ” análoga a pintura”; “devido um legado histórico”; má utilização do pronome em ” forçando os mesmos a pedir demissão” (´os mesmos’ não existe).
    Além disso, há a falta de repertório legitimado no D1. Você não explicou o motivo da hierarquia trabalhista ser um fato histórico (nesse caso, poderia ter citado estudiosos do assunto como Hegel ou Marx).
    A proposta de intervenção está vaga. Como os projetos de lei serão aplicados? “Podendo contar” deixou uma abertura para aplicações dos projetos de lei que não foram explicados por você. Tente focar em ações mais práticas.
    No geral, seu texto possui uma estrutura boa e coesiva.
    Procure por desenvolver melhor a utilização de repertórios.

    • 2
  2. Ola tudo bem? vamos lá!

    – Sua introdução ficou muito boa

    – Gostei do seu desenvolvimento, foi claro e objetivo e gostei tb da alusão que você fez, mas procure não usar Em segundo plano. e senti falta dos dados tb

    – Pude notar alguns desvios gramaticais.

    – Parabéns pelo texto, você teve um ótimo desenvolvimento!

    • 1
  3. olá, sou iniciante, mas, espero te ajudar.

    competência 1: 160 (poucos desvios gramaticais)
    competência 2: 160
    competência 3: 160
    competência 4: 120
    competência 5: 100 (faltou detalhamento, por meio de, afim de…)

    total: 700
    parabéns!!!!!!!!!
    …………………………………………………………………………………………………………………

    • 1
  4. gostei da sua introdução, sucinta, porém perfeita.
    Não use em primeira análise
    Não use em segundo plano
    Faltou vc colocar dados
    Sua conclusão ficou meio vaga

    c1-160
    c2-160
    c3-160
    c4-120
    c5-140…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.