tema: Combate a gordofobia e o direito a dignidade no Brasil.

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O sociólogo Zygmunt Bauman, desenvolveu o conceito “Instituição zumbi”, segundo o qual as instituições, entre elas o Estado perderam sua função social. Portanto, é possivel relacionar a problemática da gordofobia à esse conceito, visto que o bem-estar não é garantido as vítimas dessa adversidade. Dessa forma, a inoperância estatal e os estereótipos são os principais causadores da gordofobia.

A princípio, é importante destacar o descaso governamental e a inexistência de uma rede de apoio aos indivíduos que sofrem desse preconceito. No livro brasileiro “Quinze Dias”, de Vitor Martins, o personagem principal sofre as consequências da solidão ao passar por situações gordofóbicas que o fez ressentir de procurar ajuda. Nesse contexto, é entendido a responsabilidade do Estado como impulsionador desse desafio.

Ademais, é fundamental citar os estereótipos forçados em obras literários e audiovisuais às pessoas gordas. No dorama “Minha Vênus”, a personagem principal é abandonada por seu marido por seu sobrepeso sendo instigada a começar um processo de emagrecimento. No início, é retratada como desleixada e inocente e quando atinge seu objetivo é dada como elegante e inteligente. Diante do tal exposto, evidencia como os indivíduos são tratados em representações artísticas.

Infere-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Cabe ao Governo Federal mediante ao Ministério da Saúde criar medidas governamentais, tais como reuniões com profissionais especializados junto aos indivíduos afetados para que tenham uma rede de apoio e palestras informativas nas escolas. Somente assim, os danos sofridos pela gordofobia serão enfrentados.

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3 Correções

  1. Sou apenas uma estudante do ensino médio, mas vou tentar analisar e corrigir sua redação da m melhor possível.

    Comp.1- Domínio da norma-padrão da língua escrita; demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Formas de etiqueta – saber as roupas.

    Comp.2- Leitura e interpretação de texto e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para realizar a proposta da redação; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais de texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    Comp.3- Conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação e elaboração de texto; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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  2. Sou apenas um estudante do ensino médio, mas vou tentar analisar e corrigir sua redação da m melhor possível.

    Comp.1- Domínio da norma-padrão da língua escrita; demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Formas de etiqueta – saber as roupas.

    Comp.2- Leitura e interpretação de texto e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para realizar a proposta da redação; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais de texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    Comp.3- Conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação e elaboração de texto; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    Comp.4- Habilidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender seu ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    Comp.5- Elaboração de proposta para solucionar o problema abordado, respeitando os direitos humanos; elaborar proposta de intervenção para o problema abordado. Respeitando os direitos humanos.

    Comp. 1: A gente pode observar que o seu texto contém alguns erros gramaticais de acentuação, vírgula, de maneira parcial, ou seja, poucos erros, sendo necessário a redução de pontos na competência 1. Nota: 160

    Comp. 2: Acredito que você conseguiu compreender a proposta da redação, mas conseguiu aplicar apenas de maneira parcial conceitos de diversas áreas do conhecimento. Nota: 160.

    Comp. 3: Na construção da argumentação, em consequência da limitação na competência 2, acredito que você também conseguiu sustentar de maneira parcial. Nota 180.

    Comp. 4: Em decorrência das competência anteriores, acredito que nessa competência, houve também uma pequena falha. Nota 140.

    Comp. 5: Ao que se refere à construção de uma proposta de intervenção com (agente + descrição + ação + forma + reflexão), não consigo identificar todos os quesitos no seu parágrafo. A sua proposta não consta uma descrição social do agente, bem como poderia ter sido mais bem trabalhada. Nota: 160.

    Comp. 1: 160
    Comp. 2: 160
    Comp. 3: 160
    Comp. 4: 140
    Comp. 5: 160
    Nota: 780

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