Aprendiz

TEMA: Causa e consequência da biopirataria no Brasil

  • 1

TEMA: Causa e consequência da biopirataria no Brasil

Aluno: Ashley Schleweis

 

No filme “Rio” produzido em 2011 pela Fox Filmes, relata a história de uma ararinha azul chamada Blu. Ao longo da trama é explicito a temática “tráfico de animais”, desde a captura da ave e sua venda para o exterior, até o momento que o protagonista e sua parceira, Jade, são sequestrados para serem comercializados. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada na animação pode ser relacionada àquela do século XXI, onde a biopirataria é venda de recursos naturais sem a autorização do estado, que consequentemente causa a perda da biodiversidade.

Em primeiro lugar, é importante destacar o furto de conhecimentos tradicionais e de recursos naturais. Simultaneamente, observa-se que no período de descobrimento do Brasil já haviam indícios de biopirataria, quando os portugueses extraíam pigmentos vermelhos do Paul Brasil, além de costumes e tradições indígenas. Assim, devido à intensa exploração, a árvore entrou em 2004 na lista de espécies ameaçadas de extinção. Ademais, com os avanços na área da biotecnologia, a exploração se tornou ainda maior, uma vez que é mais “simples” transportar um material genético do que um animal ou planta.

Consequentemente, a biopirataria causa a perda da biodiversidade no país, como o exemplo das ararinhas azuis e do Pau Brasil. De acordo com o astrofísico Hubert Reeves “O homem é a espécie mais insana. Ele adora um Deus invisível e destrói a natureza visível. Sem saber que essa natureza que ele está destruindo é o Deus invisível que ele está adorando”. Deste modo, percebe-se que devastação causada pelo ser humano denominado “insano”, é a percussora de diversos problemas ambientais, tais como a extinção de espécies, desequilíbrio ecológico, prejuízos socioeconômicos e etc.

Portanto é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Cabe então aos 3 poderes Jurídico, Executivo e legislativo implementar, fiscalizar e julgar leis de combate a biopirataria, para proteger a biodiversidade brasileira dessa ação. Junto também com a contribuição de ONGs, para promover informações, por meio da veiculação de entrevistas, palestras e vídeos com apresentadores especializados nesta área, como por exemplo biólogos ou sociólogos ambientalistas. Tal ação terá como finalidade informar toda a população e fazer com que não só o trafico de animais apresentado na animação de 2011 “Rio” mas a exploração de recursos naturais de forma ilegal tenha uma queda significativa.

Compartilhar

1 Correção

  1. ‘, Jade, ‘1º coloque o ponto, pois encerrou o período e continuou outro.
    ‘uma vez que’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer “visto que” ou “dado que’.
    ‘etc.’ não deve ser precedido por ‘e’.
    ‘Portanto’, essa conjugação deve ser separada por vírgulas.
    ‘mister’, nomes estrangeiros devem estar entre aspas
    No sexto versículo da conclusa não se deve usar ‘ como por exemplo’, pois essa locução deve ser separada por vírgulas, e só deve ser utilizada no ínicio duma frase para efeitos de estilo.
    ‘tráfico’ tem acento agudo no ‘a’.
    “Rio” ‘MAS’, essas conjugões devem ser separadas por vírgula.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.