Iniciante

TEMA: Capacitismo no Brasil (modelo ENEM)

  • 1

Na obra “Cidadãos de Papel”, do escritor Gilberto Dimestein, a cidadania é denominada como inefetiva quando os direitos constitucionais não são postos em práticas, ou seja, ocorre uma desigualdade no acesso a esses benefícios. Não distante da história literária, no Brasil hodierno, a discriminação e as diferentes oportunidades para as pessoas com deficiência são, dentre muitos, desafios na realidade do capacitismo no país.
Em primeira análise, é relevante abordar que historicamente a sociedade brasileira é constituída de diversas formas de preconceito, a exemplo dos atos discriminatórios sofridos pelos deficientes, ao estabelecer ideias de que são pessoas incapazes, doentes e sem visibilidade. Sob tal viés, no livro “Raízes do Brasil”, o autor Sérgio Buarque retrata a segregação social como característica dominante no país. Nesse sentido, atualmente, o capacitismo é um dos pilares para essa desintegração socioespacial, ao passo em que são estabelecidas atitudes que nulificam as necessidades dessas pessoas. Logo, é substancial a superação desse paradigma de “apartheid” que prejudica diversos indivíduos.         Ademais, outro importante aspecto a ser enfrentado é a ausência de democratização no acesso às condições de forma igualitária para os cidadãos com algum tipo de deficiência. De maneira idêntica, é ilustrado na novela “Totalmente Demais”, a vida do personagem Wesley como cadeirante, em que diversas vezes obteve dificuldades no meio escolar, na entrada em transportes públicos e no trilhar das calçadas. Por consequência, os entraves que assolam o bem-estar dos deficientes físicos ou psiquiátricos resultam na permanência das diversas manifestações que o capacitismo emprega. Nesse contexto, torna-se essencial desenraizar a persistência desse impasse.

Portanto, infere-se que os cidadãos – como conjunto de indivíduos que compartilham valores culturais e sociais – devem obter mais informações sobre o tema vigente do capacitismo. Isso poderá ser feito por meio da busca do que é necessário para a mudança efetiva dessa realidade, com o intuito de colocar em prática tais transformações e obter a ampla inclusão dos deficientes no meio social brasileiro. Enfim, a partir dessas ações, as pessoas com deficiência poderão ter pleno acesso aos direitos constitucionais, como exemplificado em “Cidadãos de Papel”.

Compartilhar

2 Correções

  1. Você apresentou 3 repertórios. Um você colocou em evidência na introdução, mas não o relacionou com o Capacitismo. Se você relacionasse o Estatuto da Pessoa Com Deficiência ficaria melhor para se relacionar com o repertório. Na verdade, você nem precisaria dos “Cidadãos de Papel”, pois o próprio estatuto já é repertório.

    O segundo repertório “Raízes do Brasil” encaixou perfeitamente. Em contrapartida, quando você fala sobre o personagem Wesley você foge do tema. O tema não é sobre dificuldades que o deficiente possui nas calçadas, nem sobre entrar em transportes… Na novela teve sim um certo preconceito, mas isso você não relacionou. Inclusive, o próprio argumento de democratização não relaciona com o tema. Claro que tem que haver essa democratização, mas não é isso que esse tema específico quer.

    Um argumento interessante que você colocou foi de que algumas pessoas veem as pessoas deficientes como incapazes. Mas por que elas os veem assim? Será que vem da família essa ideia? Será que alguém da família ensinou isso ou não corrigiu quando a criança foi preconceituosa? Ou será que é por que essa pessoa se sente mais capaz? E inúmeros outros argumentos que você poderia desenvolver.

    Você focou muito em apresentar repertórios e desenvolvê-los, mas e seus argumentos? O avaliador quer ver seu ponto de vista também, lembre-se disso.

    No meio do texto você colocou também duas espécies de proposta de intervenção. Aqui por exemplo: “Logo, é substancial a superação desse paradigma de “apartheid” que prejudica diversos indivíduos. ” e aqui: “Nesse contexto, torna-se essencial desenraizar a persistência desse impasse.” E você nem especificou como deveria ser feito, por quem e etc…

    Mas vamos para a Proposta de Intervenção, competência 5:

    Portanto, infere-se que os cidadãos (QUEM)– como conjunto de indivíduos que compartilham valores culturais e sociais – devem obter mais informações sobre o tema vigente do capacitismo (O QUÊ). Isso poderá ser feito por meio da busca do que é necessário para a mudança efetiva dessa realidade (COMO), com o intuito de colocar em prática tais transformações e obter a ampla inclusão dos deficientes no meio social brasileiro (PARA QUÊ). Enfim, a partir dessas ações, as pessoas com deficiência poderão ter pleno acesso aos direitos constitucionais, como exemplificado em “Cidadãos de Papel”.

    Sua proposta tá completa, mas não seria melhor outro órgão federal, estadual, para solucionar o problema? Porque os cidadãos por si próprios é difícil fazerem mudanças sem auxílio de um órgão superior. Você tem tudo pra ter 200 na Competência 5, mas fica a dica pra colocar outro órgão (só pra se caso sua redação ir pras mãos de um corretor mais exigente, mas tomara que sua redação seja corrigida por um de coração bom kkkk).

    Enfim, não sou professora de português então não posso dizer se você tem erros de português ou não e/ou quais são eles, por isso vou te dar 180.

    Você compreendeu o tema, mas deu uma escapada: 140

    Você relacionou bem os repertórios com o tema, mas não apresentou explicitamente os argumentos: 80

    Uso de conectivos: 200.

    Proposta de intervenção: 200.

    Total: 800.

    • 1
  2. Boa tarde juhandelina, você tem uma boa norma culta e teve como base boas alusões. Não observei erros ortográficos escreve muito bem, só tive que ler algumas vezes para compreender tudo o que quis passar. Na minha concepção você foi bem.

    JuanPassos
    EscreverOnline Logo
    BuscarNova redação
    Início/ Redações/Q 93201
    Recebendo correções
    taissakkk
    0
    taissakkkenviou uma redação: domingo, 25/outubro/2020
    Impactos da instabilidade política no Brasil
    Como bem sabemos, o Brasil enfrentou uma crise não a tanto tempo atrás, entre os anos de 2015 e 2016.O que, segundo o site Wikipédia causou uma forte recessão, que levou a um recuo no produto interno bruto (PIB). A partir disso, podemos inferir que o Brasil vem se recuperando dessa crise lentamente, o que digamos que não nos permite enfrentar grandes instabilidades políticas e econômicas, como as que vem sendo previstas diante do atual governo. Dessa forma, as principais causas dessas previsões de instabilidade são a má gestão governamental e os súbitos acontecimentos tais quais como a pandemia e a instabilidade hídrica e ecológica.

    A princípio, segundo o filósofo Sócrates, um político é um homem público que lida com a chamada “coisa pública”. Desse modo, levando em consideração a atual gestão brasileira pelo presidente Jair Bolsonaro podemos coligar e interpretar que como representante do poder executivo do país o mesmo deveria lidar com assuntos públicos de forma imparcial e política. Porém, percebemos que a situação não se dá dessa maneira como por exemplificação seu discurso coloquial na reunião ministerial ,que envolveu também sua suposta intervenção na polícia federal. Contudo, o posicionamento do presidente é mais uma inconsistência que pode acatar a futuros problemas econômicos e sociais.

    Por conseguinte, o site jornalístico “A Gazeta” afirmou que o primeiro trimestre de pandemia causou uma queda de 1,5% no Produto Interno Bruto (PIB).Além disso, como tem sido noticiado, a Amazônia e o Cerrado estão enfrentando um momento crítico em relação ao desmatamento dos biomas e consequentemente devido as queimadas que causam um clima mais seco houve um demasiado aumento na situação da crise hídrica com a falta de chuvas. À vista disso, podemos observar que o Brasil enfrenta situações que impactam abundantemente no setor econômico do país, o que nos leva ao investimento governamental em ações que combatam as demais problemáticas.

    Portanto, são necessárias medidas que atenuem a situação. Logo, o Governo deve investir em infraestrutura, para que assim a taxa de desemprego seja combatida, as pessoas consumam mais, e a economia se reestruture solucionando assim as questões relacionadas a pandemia e as crises hídrica e ecológica com a demanda de investimentos públicos nos demais setores. Assim, a economia brasileira se reconstruirá, as pessoas terão mais tempo para refletir sobre a gestão do país, e consequentemente as questões ambientais e hídricas serão solucionadas.

    PS;Me posicionei na primeira pessoa do plural algumas vezes pois o texto está em formato “Artigo de Opnião” que basicamente é um texto dissertativo argumentativo em primeira pessoa.

    2 Correções
    0 Followers
    0
    Correção
    Facebook Denunciar
    2 Correções
    VotadasMais recentes

    JuanPassos Iniciante
    Adicionou uma correção – domingo, 25/outubro/2020 às 4:57 pm
    Boa tarde Taísa, Sua redação está muito bem elaborada e feita quase não percebi erros, porém vi uns erros de pontuação (o uso de vírgulas em alguns pontos) é uma besteira mais acaba tirando ponto de competência. Uma sugestão “minha” ficaria melhor se você tivesse feito dois parágrafos de conclusão como abordou 2 problemas, ficaria bem colocado e iria seguir toda a regra do inep. Desenvolvimento 1 para conclusão 1 e Desenvolvimento 2 para conclusão 2.
    O uso de algumas palavras na primeira pessoa, você deixou claro que fez em artigo e opinião então não irei falar nada mas caso fosse sentido Enem, não poderia.

    Espero ter ajudado com algo.
    Att: Juan Passos

    0 Compartilhar

    Felipe35a Iniciante
    Adicionou uma correção – domingo, 25/outubro/2020 às 4:08 pm
    Oi, Taissa, sua redação tá excelente, quase não vi muitos erros. Você escreve muito bem por sinal. Sua introdução está muito boa, conseguiu colocar os pontos que você ia desenvolver juntamente com os dados, além de finalizar muito bem. Seu 1º parágrafo de desenvolvimento muito bem colocado e bem redondinho, muito bom. Seu 2º parágrafo de desenvolvimento está bom mas poderia ter tirado a informação da economia, ficou um pouco solto em relação ao restante do parágrafo, porém, todo o restante desse parágrafo está bem feito. Sua conclusão tá ótima.
    Não sei se é proibido colocar ”nós” mas evita colocar palavras como ”podemos”, coloque de um modo que seja na 3º pessoa.

    Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita
    Nota: 200

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Nota: 200

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Nota: 200

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Nota: 200

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Nota: 200

    Nota geral: 1000 Parabéns

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.