Tema: Caminhos para o combate de tráfico de animais no Brasil.

  • 0

A longa metragem “Rio” conta a história de Blue e Jade, duas araras-azuis que enfrentam a busca pelo lar enquanto fogem dos traficantes de animais silvestres. A animação se passa no Brasil, sendo uma crítica a uma realidade brasileira, em que a demanda por animais silvestres para o tráfico é constante. Tal situação, na animação é contida com ações, e portanto, fora dos cinemas, também deve-se buscar caminhos para combater tal repúdio.

Em primeira análise, o tráfico de animais silvestres, deriva-se da falta de fiscalização por órgãos governamentais, no que diz a respeito da criação de tais animais em cativeiro. Em Brasília, no ano de 2020, o caso da cobra naja que picou um estudante repercutiu nas mídias, este então passou a responder por crime ambiental. No entanto, essa perspectiva ocorre no país todo, pois, assim como havia outras 18 espécies de serpentes, há também o tráfico de outras espécies de animais, violando a lei e expondo a biodiversidade em risco. Dessa forma, faz mister a melhoria de tal fiscalização, pela insuficiência governamental.

A falta de conhecimento por parte da população sobre o assunto, torna intangível o combate a tal crueldade. No Artigo 29 de Crimes Ambientais, é explícito que torna-se crime maltratar, traficar ou apreender os animais silvestres. Entretanto, tal conhecimento não é transmitindo com clareza para o povo, que busca pela caça ilegal, transformando os seres em produtos que serão comercializados ilegalmente. Como Isaac Newton cita nos termos físicos, para toda ação há uma reação, portanto, é mister ações voltada a população para tornar viável este combate.

Em suma, são necessárias medidas que viabilizam o combate ao tráfico de animais silvestres. Logo, para tal situação ser revertida, o órgão do Ibama deve aumentar a fiscalização, seja através de drones ou câmeras de calor, para assim localizar animais capturados. Assim como, o Ministério do Meio Ambiente, com intuito de informar a população, utilizar de placas em áreas florestais, ou de cartilhas em áreas públicas, ampliando as alternativas a fim de que a população tenha maior consciência de tal norma ambiental.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá Giovana!!
    Gostei muito do exemplo do filme “Rio”, relacionou muito bem com o tema. Percebi que falyou um conectivo em algumas frase, principalmente no 3º parágrafo. Uma dica: você poderia usar “em segunda análise”, “outrossiim”, são ótimos para iniciar o segundo parágrafo do seu desenvolvimento. Procura deixar sua opinião no seu texto. Enfim, sua proposta de intervenção mostra muito bem os 5 elementos, parabéns!
    Continue treinando para melhorar ainda mais. Bons estudos!!!

    • 1
  2. A redação como um todo ficou muito boa, com bons repertórios e referencias históricas e a cultura pop. Contudo tem algumas coisinhas que senti falta como, por exemplo, a sua opinião no final da introdução, a falta de conectivos em alguns parágrafos e afins. Mas continue assim e vai melhorar bastante.
    PS: n sou mt bom em dar nota, porém acredito q sua redação tem, em média, 700~800 pontos.

    • 1
  3. Primeiro Parágrafo
    A longa metragem “Rio” conta a história de Blue e Jade, duas araras-azuis que enfrentam a busca pelo lar enquanto fogem dos traficantes de animais silvestres. A animação se passa no Brasil, sendo UMA crítica a UMA realidade brasileira, em que a demanda por animais silvestres para o tráfico é constante. Tal situação, na animação é contida com ações, e portanto, fora dos cinemas, também deve-se buscar caminhos para combater tal REPÚDIO.

    * Procure não repetir palavras.
    Sugiro: A animação se passa no Brasil, sendo uma crítica a realidade brasileira…
    * A palavra repúdio foi utilizada de forma equivocada: Veja a definição – REPÚDIO Ação ou efeito de repudiar; abandono, desdém, desprezo, rejeição.
    Sugiro: … Tal situação, na animação é contida através de ações, portanto, fora das telas dos cinemas, também deve-se buscar caminhos para combater o tráfico de animais em nosso país e no mundo.

    Segundo parágrafo
    Em primeira análise, o tráfico de ANIMAIS silvestres, deriva-se da falta de fiscalização por órgãos governamentais, no que diz a respeito da criação de tais animais em cativeiro. Em Brasília, no ano de 2020, o caso da cobra naja que picou um estudante repercutiu nas mídias, este então passou a responder por crime ambiental. No entanto, essa perspectiva ocorre no país todo, pois, assim como havia outras 18 ESPÉCIES de serpentes, há também o tráfico de outras ESPÉCIES de ANIMAIS violando a lei e expondo a biodiversidade em risco. Dessa forma, faz mister a melhoria de tal fiscalização, pela insuficiência governamental.

    * Após escrever o parágrafo, releia e procure substituir palavras repetidas por sinônimos.
    * Algumas palavras foram utilizadas de forma incorreta.
    * Observe os erros de concordância verbal.
    Sugiro:
    Em primeira análise, o tráfico de animais silvestres, se deve a dificuldade de fiscalização por parte dos órgãos governamentais, principalmente, no que diz a respeito da criação de exemplares em cativeiro. Em Brasília, no ano de 2020, o caso da cobra naja que picou um estudante repercutiu nas mídias, este então passou a responder por crime ambiental. Situações como essa, ocorrem em todo o país, da mesma forma que haviam outras 18 espécies de serpentes em poder dele, existem outros criadores violando a lei e expondo a biodiversidade a riscos. Dessa forma, se faz necessário a melhoria da fiscalização governamental, através de ações rotineiras e mais contundentes.

    Terceiro parágrafo
    * Se você começou o seu desenvolvimento enumerando os parágrafos é interessante continuar da mesma forma, no entanto essa não é uma questão que possa trazer grandes prejuízos a sua nota. O importante é ter uma conexão entre os parágragos.
    * No desenvolvimento, ao final de cada parágrafo você deve propor ações concretas para aquela situação levantada.
    * Mais uma vez nota-se a repetição de palavras.

    Sugiro:
    Em segunda análise, podemos pontuar a falta de conhecimento por parte da população sobre o assunto, tornando intangível o combate a tal crueldade. No Artigo 29 de Crimes Ambientais, é explícito que torna-se crime maltratar, traficar ou apreender animais silvestres. Entretanto, essa informação não é transmitinda com clareza para o povo, que busca pela caça, transformando algumas espécies em produtos que serão comercializados indevidamente. Como Isaac Newton cita nos termos físicos, para toda ação há uma reação, portanto, é mister ações voltadas a população, como a veiculação de campanhas nacionais de conscientização sobre a necessidade de preservação da fauna.

    Quarto parágrafo
    Em suma, são necessárias medidas que viabilizam o combate ao tráfico de animais silvestres. Logo, para tal situação ser revertida, órgãos responsáveis como o Ibama e Ministério do Meio Ambiente, devem aumentar a vigilância, seja através de drones ou câmeras de calor, para assim localizar animais capturados, bem como, utilizar placas em áreas florestais, cartilhasinformativas e campanhas escolares. Ampliando as alternativas de fiscalização e conscientização, a fim de que esta questão seja o mais brevemente resolvida.

    • 1
  4. Olá, bom , eu não sou boa de redação , mas, vou dizer o que eu achei que tava faltando aí, de acordo com o que faço nos meus textos, ok?

    – A contextualização da sua introdução está muito boa, mas senti a falta do tema na redação ( introdução ) , e, além disso, também senti a falta das teses.

    – No seu desenvolvimento 1 , eu senti a falta da sua opinião.
    – No seu desenvolvimento 2, logo de início, faltou conectivo, porém, está muito bom, sua opinião foi clara.

    – Na conclusão , acho que você fez duas prospostas. Na primeira senti a falta do detalhamento. Na segunda, está boa. Porém, recomenda-se somente 1 proposta.

    Bom, espero ter ajudado 😊💕.

    • 1
  5. Boa tarde,

    Na sua introdução você citou o filme Rio mas aconselho que, após usar filmes, séries ou livros, você coloque o autor/diretor da trama. Por exemplo, o Studio que dirigiu a longa metragem foi o Pixar Studios. Também notei a falta da tese, pois, o que você falou ”Tal situação, na animação é contida com ações, e portanto, fora dos cinemas, também deve-se buscar caminhos para combater tal repúdio.” não bate com os seus argumentos.

    Os seus argumentos foram muito bem desenvolvidos, assim como a sua conclusão, que tem agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Apenas senti falta de uma frase para finalizar a redação, fora isso o seu texto está quase perfeito.

    Portanto, C1: 200
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    Total: 880

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.