Aprendiz

Tema: Caminhos para igualdade salarial no esporte

  • 1

A igualdade de gênero é um dos objetivos das Nações Unidas (ONU). Apesar disso, a desigualdade entre homens e mulheres , em alguns aspectos escancarados, é praticada por vários países membros. No esporte, a diferença salarial é alarmante, com as mulheres ganhando muito menos do que o sexo oposto. Nesse cenário, caminhos para combater tal discrepância devem ser traçados.

Em primeiro lugar, é necessário que o enfrentamento da falácia que existem esportes, os quais são exclusivamente masculinos e femininos. No Brasil, essa acepção já figurou no ordenamento jurídico por decreto emitido no período militar assinado por Getúlio Vargas. Vigorando por mais de 30 anos entre 1940 e 1980. Nesse período, as mulheres eram proibidas de praticar atividades esportivas ditas masculinas. Atualmente, esse pensamento ainda está arraigado na sociedade e suas instituições. Um exemplo disso, é o caso da menina Emanuelle, que ganhou notoriedade e apoio das atletas profissionais, após ter que recorrer ao judiciário para não ser impedida pela escola de competir em campeonato estudantil. A instituição alegava que a menina só poderia jogar se fosse em time feminino e se recusava permitir formação de equipe mista. A despeito de inúmeros pedidos por parte da família da criança.

Ademais, a estratégia de aumento das projeções de competições feminais pela mídia, de forma pioneira, tem grande importância para a paridade salarial no esporte. Uma vez que a capitação de recursos financeiros depende da visibilidade atingida pelos torneiros e consequentemente pelas equipes participantes. Sendo, pois, esse um fator essencial para a quebra do ciclo vicioso – é preciso ter visibilidade para obter patrocínio e é preciso patrocínio para obter visibilidade. Outro efeito dessa ação, será o incentivo de novas gerações de atletas feminais inspiradas pela representatividade gerada, assim como já ocorre no masculino. Além da proximidade e formação de torcida.

Logo, as alternativas para paridade socioeconômica no desperto perfaz o envolvimento da sociedade por meio de exposição promovida por escolas e mídia. Esta promovendo campeonatos mistos é incentivando criação equipes femininas. E, aquela não só proporcionando maior tempo televisivo para apresentação dos times femininos, como também monstrando a trajetórias profissionais das atletas. Desta forma, o Brasil estará mais próximo do compromisso assunto junto à ONU.

Compartilhar

10 Correções

  1. Olá JaneF, peço licença para corrigir sua redação. Estarei analisando na forma de correção do Enem, ok?
    Introdução: Você conseguiu usar sim um repertorio com bastante peso, seu texto se torna atrativo, com isso o corretor se interessa por continuar a leitura, mas em contraposto você não deixou claro suas teses isso tira postos se tratando de modelo ENEM.
    Desenvolvimento: você foi muito bem nessa parte do texto, tanto no d1 e d2, conseguiu manter a linguagem padrão e teve a presença de conectivos no inicio de período. conselho (tente fazer os períodos mais fechadinhos saca ? 3 a 4 períodos no máximo, isso se pensando do modelo dissertativo-argumentativo, dessa forma o corretor identifica com mais facilidade a estrutura do seu texto) .
    Conclusão: você pecou bastante na minha opinião nessa parte, falta conectivos no início de cada período, faltou o AGENTE, MODO, DETALHAMENTO.
    Obrigado pela redação janef, no geral você teve varias ideias, só senti falta de uma maior disciplina nas regras que um texto dissertativo-argumentativo cobra.

    • 1
  2. Ficou ótimo, porém a introdução do texto, precisa ser “um resumo” do que será tratado, e julguei que ficou muito vago o primeiro parágrafo. Poderia usar mais palavras chaves para introduzir melhor o tema, de forma que ficasse mais fácil de entender do que se trata(pois essa é a função da introdução).

    • 1
  3. O texto está muito bom com argumentos bastante plausíveis e também consistentes. “é preciso ter visibilidade para obter patrocínio e é preciso patrocínio para obter visibilidade” esse argumento ficou um pouco fraco porque nem sempre é o patrocínio as vezes isso ai é por conta do público mesmo nem todas as pessoas preferem ver uma seleção feminina em campo, nota-se a diferença entre campeonatos da seleção feminina e da masculina. Em relação ao salário depende muito do esporte ao qual você está se referindo se for o futebol com certeza o masculino vai ser maior como eu falei antes nem é por causa dos patrocinadores e sim da audiência ser maior.

    • 1
  4. O texto está muito bom com argumentos bastante plausíveis e também consistentes. “é preciso ter visibilidade para obter patrocínio e é preciso patrocínio para obter visibilidade” esse argumento ficou um pouco fraco porque nem sempre é o patrocínio as vezes isso ai é por conta do público mesmo nem todas as pessoas preferem ver uma seleção feminina em campo, nota-se a diferença entre campeonatos da seleção feminina e da masculina. Em relação ao salário depende muito do esporte ao qual você está se referindo se for o futebol com certeza o masculino vai ser maior como eu falei antes nem é por causa dos patrocinadores e sim da audiência ser maior.

    • 1
  5. Olá, Sofia!

    Obrigada pela correção!

    Sobre o argumento que eu selecionei, os usei com base nos textos motivadores. Explico:

    Em meios estudos, uma professora me ensinou que os textos motivadores servem de guia para o que a banca corretora deseja ver no texto, meio que eles já vêm com uma “opinião”. A qual devo perceber para decidir como irei me posicionar.

    Nesses textos motivadores, dizia justamente que o fator de público e performance não tão são diferentes, e por vezes, são melhores. Isso levando em conta não só o Brasil.

    Os temas uso desse site: https://www.imaginie.com.br/temas-de-redacao/.

    Se tiver curiosidade, leia os textos motivadores desse tema. Irá perceber melhor o que lhe digo assim.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.