Tema: caminhos para combater o tabagismo na sociedade brasileira

  • 0

Em filmes antigos como “Juventude transviada” onde contém personagens no estilo “Badboy”, percebe-se que há um grande consumo de tabaco entre os jovens, a fim de se ter status social e charme através do que era na época considerado rebeldia. Trazendo para os dias atuais, o tabagismo ainda está presente sendo uma grande ameaça à saúde pública da população brasileira e no alerta ao aumento do consumo entre os jovens, visto que, igualmente aos filmes tem sido usado para ascensão social.
Primeiramente, levando em consideração o surgimento de doenças respiratórias por exemplo: covid-19, SRAS e Gripe suína nas quais comprometem o sistema respiratório, torna-se um risco para fumantes, com o qual os mesmos já estão com a saúde prejudicada. Apesar de o Brasil ter sido elogiado pela ONU por ser referência em combate ao tabaquismo, está muito longe de aniquila-lo da nação, pois dados mostram que 10% da população (equivalente a 20 milhões) ainda fumam.
Além disso, o vício em tabaco vem crescido entre os juvenis, de acordo com o Ministério da Saúde, houve certa alta entre eles no ano de 2017. Segundo o filósofo Zgymund Bauman, na sociedade atual vive-se uma liberdade ilusória, dado que a juventude tem usado o cigarro para este sentimento, como os “Badboys” dos filmes, no qual usam sem consentimento provocando malefícios não só neles, mas também nas pessoas com quem ocasionando o fumo passivo. Transformando-se, futuramente, em uma população adulta/idosa enferma.
Portanto, é necessário que o Ministério da Saúde conscientize a sociedade por meio de propagandas e publicidades televisivas, por meio de anúncios em jornais, internet para alcançar todas as idades, ademais, juntamente com o Ministério da Educação crie programas escolares para crianças e adolescentes ensinando-os sobre os riscos do tabagismo. Somente assim, conseguir diminuir consideravelmente o uso, erradicando a liberdade ilusória, tão criticada por Bauman.

não tenho muita experiencia, corrigir modo ENEM

Compartilhar

4 Correções

  1. Sua redação esta boa eu sugiro um detalhamento melhor na conclusão, uma vez que ela pode contar muitos pontos e tente melhorar na argumentação e no uso pois a repetição de termos pode marcar pontos e o repertório cultural é de suma importância
    No geral continue melhorando eu diria que você tirou entre 860 até 900

    • 0
  2. Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção. Vou começar pelos comentários.

    Introdução:

    Sua referência é muito boa, porém ficou um pouco vago o modo como você escreveu, preze por ser específica e citar apenas o filme e não filmes antigos. Exemplo:

    O filme “Juventude transviada”, produzido em 1955, retrata uma sociedade cercada por um grande consumo de tabaco entre os jovens, visto que o ato de fumar era sinônimo de maior status social e charme através do que, na época, era considerado rebeldia.

    Foi um pouco irrelevante para a explicação o termo “badboy”, mas fica ao seu critério tirar. Porém, sua introdução nunca pode ser maior que a conclusão. Sugiro que retire aquela parte.

    Usei o conectivo “uma vez que” para ficar mais coeso.

    Ao invés de “trazendo para os dias atuais” use “Analogamente” ou “De maneira análoga, atualmente,”

    Você explicitou muito bem sua tese. No entanto eu consegui identificar apenas um argumento, é interessante colocar os dois na sua introdução, pois demonstra organização textual.

    1° parágrafo:

    Não é tão usual o termo “primeiramente” no início do primeiro parágrafo, alguns corretores podem não gostar. Pode substituir por “Em primeira análise”, se desejar.

    Seu argumento, apesar de não apresentado na tese, diz sobre o risco do cigarro para a saúde das pessoas em relação as doenças respiratórias. Foi muito bom, mas você deve desenvolver mais e convencer o leitor do seu ponto de vista.

    Esse repertório que você colocou (os dados) não é válido, pois você não falou quem pesquisou estes dados. Faltou um agente legitimador (ex: OMS, MEC, FUNAI,ect)

    2° parágrafo:

    Eu trocaria o “Além disso” por Outrossim.

    Reformule a primeira frase, pois ficou um pouco confusa.

    Parabéns pela referência, mas o Bauman não falou sobre cigarro em sua vida. É interessante você colocar dessa forma:

    “Ademais, segundo o filósofo Zygmunt Bauman, a sociedade atual vive-se uma liberdade ilusória. Nesse sentido, a juventude faz uso do tabaco em busca deste sentimento ilusório, …”

    Abuse dos conectivos.

    Se escreve Zygmunt Bauman.

    Muito bom seu argumento, você o identificou na introdução e isso é bom. Poderia ter desenvolvido mais, mas está no caminho certo.

    Conclusão:

    Ao invés do ademais entre vírgulas coloque “Além disso, o Ministério da educação deve criar”

    Agente: correto.

    Ação: correto.

    Modo/meio: correto.

    Detalhamento: INCORRETO. Traga riqueza de detalhes da sua proposta.

    Efeito: Correto.

    VOU TE DAR UMA DICA BÔNUS. Finalize a conclusão com o repertório que usou no início. Tipo:

    Tais medidas com a finalidade de finalmente contornar a realidade do Filme… Os corretores adoram e demonstra organização textual.

    No entanto, foi muito bom usar Bauman, um conceito já explorado no texto.

    NOTA:

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (mais de 2 erros ortográficos, atente-se ao uso da vírgula e regência)

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.)

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (você teve apenas um argumento explorado, o outro ficou muito vago amiga, tente desenvolvê-lo mais, além do que, falta repertório legitimado no primeiro argumento)

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 120 (use mais conectivos e organize melhor as palavras no seu texto)

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (faltam dois tópicos importantes, o meio e o efeito esperado)

    NOTA FINAL: 800

    Você escreve muito bem e está acima da média dos outros estudantes, está no caminho certo pra redação nota 1000. Vou te dar uma dica, leia redações nota mil e decore os repertórios e veja como são organizadas. Além disso, tem um canal no Youtube muito divertido e didático, do Me Salva! Os vídeos tem o título de “CORRETOR SINCERÃO”, assista, vai te ajudar.

    ESPERO TER AJUDADO!

    • 0
  3. Intro: “Juventude transviada”. Não precisa de aspas pois não uma palavra em outro idioma nem situação filosófica. Muito boa sua intro, só faltou a sua tema seu posicionamento sobre o assunto. Aqui vc só deu um exemplo com o filme e depois traz para o contexto brasileiro, mas nao coloca sau tese o que te ajudaria na C2.
    D1: Vc citou 3 dados e nao o da ONU e nao se aprofundou nele depois o Ministério da saúde e tambem nao se aprofundou e ainda o filósofo e denovo nao fala nada so complementa falando que o filme esta de acordo com pensamento. Pesquise sobre marcas de autoria que esta faltando. Tambem senti falta de conectivos sempre que posivel coloca-os para enrique seu texto e conseqüentemente a C4. Ademias tenta fazer dois parágrafos D1 E D2 por que assim vc organiza melhor as ideias e nao fica bagunçando que nem aqui. Nesse sentido, envez de vc so jogar um monte de repertório e nao fala nada, coloca um (que tem haver com o tema) e se aprofunda, porque o corrtor vai avaliar se vc aproveitou o repertório.

    • 0
  4. Sugiro algumas modificações para tornar a leitura mais fluida, irei mencioná-las.
    Na introdução: “Sob um viés cinematográfico, filmes antigos como “Juventude transviada” o qual contém personagens adeptos do estilo “Badboy”…” Senti falta também da sua tese, sua opinião sobre o tabagismo como um problema, além da explicitação do que será abordado para reforçar essa tese durante os dois parágrafos de desenvolvimento. Sugiro também o uso de conectivos como “Nesse contexto”, “Nessa perspectiva”, para articular as frases.
    No primeiro parágrafo de desenvolvimento tente articular pelo menos três fases, a última de conclusão deve ser explicitada por um conectivo de fechamento. Por exemplo: “(…) ocasionando o fumo passivo. Transformando-se, futuramente, em uma população adulta/idosa enferma.” Essa última frase poderia ser ressignificada para: “Dessa maneira, tais fatos podem gerar, futuramente, uma população enferma…”

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.